Os empréstimos são uma ferramenta importante para empresas financiarem projetos e expandirem seus negócios. No entanto, o processo pode ser burocrático e dispendioso, tornando-se um entrave para muitas companhias — especialmente para pequenos empreendedores. Nesse sentido, o peer to peer lending surge como uma solução.

O empréstimo peer to peer — também chamado de P2P — avançou no mercado em meio à forte expansão das fintechs (startups financeiras) nos últimos anos. Contudo, além de suprir as demandas de empresas e empreendedores, a modalidade também trouxe benefícios a investidores.

Para entender o que P2P tem a oferecer a você continue a leitura. Neste artigo, você descobrirá o que é o peer to peer, como funciona e quais as vantagens para investidores e empresas.

Boa leitura!

O que é peer to peer?

Peer to peer é uma expressão que pode ser traduzida para “parte a parte”. Na prática, operações P2P são aquelas que conectam pessoas que têm algo a oferecer — como dinheiro —a alguém que precisa desse recurso.

O peer to peer lending, portanto, funciona como um empréstimo coletivo, no qual pessoas investem em projetos específicos. No P2P, não existem burocracias envolvidas na concessão de crédito —que costuma existir em instituições financeiras. Isso permite a oferta de contratos com parcelas mais flexíveis e taxas mais atrativas.

Nessa modalidade de empréstimo, em uma das pontas temos o empreendedor (que tomará o empréstimo). Do outro lado, está um investidor disposto a investir seu capital no projeto da empresa que solicitou o crédito.

Portanto, a modalidade está inserida em um contexto de economia compartilhada, enquanto todo o processo é intermediado por uma plataforma digital. Assim, é possível encontrar alternativas mais atrativas em relação ao sistema tradicional de empréstimos — ampliando possibilidades e reduzindo custos.

Como funciona o empréstimo P2P?

Como você viu, essa modalidade de empréstimo funciona de modo semelhante a um investimento de renda fixa. Assim como em empréstimos tradicionais, existem duas partes envolvidas: o tomador de crédito e o investidor.

Enquanto o investidor busca rentabilizar seu dinheiro, o tomador pessoa jurídica procura alternativas de crédito para o seu negócio. Contudo, nesse caso não há intermediação de bancos — tornando o processo muito mais simples, transparente e interessante para ambas as partes.

Cada plataforma define critérios para a seleção de quem pode solicitar o empréstimo. Quanto mais parâmetros forem definidos, menor poderá ser a taxa de juros e o retorno do investimento. Afinal, existe uma relação direta entre o risco e o retorno da alternativa.

Assim, o custo total do empréstimo dependerá da análise feita sobre o perfil de crédito do tomador. Em contrapartida, para o investidor, quanto maior o potencial de lucro com o investimento, maior o risco.

Vale destacar que é possível para o investidor pessoa física emprestar dinheiro a mais de um negócio. Dessa forma, é possível diluir os riscos envolvidos no investimento – inclusive o risco de inadimplência.

Quais as principais vantagens para as empresas?

Agora que você sabe como funciona o empréstimo peer to peer, vale conhecer as vantagens dessa modalidade para as empresas que solicitam o crédito. Confira as principais:

Juros mais baixos

Um dos principais benefícios do P2P são os custos. Eles costumam ser muito mais baixos que as taxas cobradas pelos bancos. Isso é possível porque as plataformas que fornecem esse tipo de empréstimo não utilizam o spread bancário.

O conceito trata da diferença entre as taxas que o banco paga aos investidores que adquirem seus títulos e os juros que eles cobram nos empréstimos ou financiamentos. Sem o spread, a plataforma pode oferecer custos melhores, tornando o P2P uma alternativa mais vantajosa para qualquer negócio.

Menor burocracia sem renunciar à segurança

Como você viu, no peer to peer os envolvidos são posicionados no centro do processo, que visa facilitar a aquisição de crédito. Como não há a intermediação das instituições bancárias, é possível tornar esse procedimento muito menos burocrático.

Contudo, isso não significa que ele não é seguro. Tanto os investidores quanto os empreendedores que interagem com a plataforma que conecta os envolvidos passam por uma rígida avaliação de crédito.

Assim, você pode ter acesso a alternativas de crédito ou investimento sem precisar, na prática, renunciar totalmente à segurança dos processos.

Mais flexibilidade e poder de negociação

Flexibilidade e oportunidade de negociação são outros benefícios que o empréstimo P2P oferece. Muitas vezes, os bancos exigem que o empreendedor concorde com condições abusivas para conseguir o empréstimo.

O peer to peer, por sua vez, oferece muito mais facilidade e poder de negociação. Afinal, existe uma maior flexibilidade da negociação, com prazos e condições facilitadas.

E para os investidores?

Quem decide investir nessa modalidade também pode aproveitar os benefícios que o peer to peer pode oferecer. Entre eles, estão:

Melhor relação entre risco e retorno

O empréstimo P2P pode oferecer bons retornos para o investidor, com taxas de retorno mais interessantes em relação àquelas ofertadas nos títulos emitidos pelos bancos. Além disso, a plataforma seleciona empresas que passam por um rigoroso processo de seleção. Isso ajuda a mitigar os riscos do investimento.

Essa modalidade também permite ao investidor ter acesso a rendimentos mensais — gerando renda passiva. Afinal, o pagamento do empréstimo pelo tomador é realizado mensalmente, e você pode se organizar para recebê-lo frequentemente.

Total domínio sobre o investimento

A plataforma de peer to peer — como a Tutu Digital — oferece todas as informações necessárias para que investidores saibam exatamente onde estão alocando dinheiro. Você se cadastra, avalia e seleciona a empresa de seu interesse, e pode acompanhar seu investimento diariamente.

Assim, você terá condições de monitorar seu portfólio com facilidade e tranquilidade.

Possibilidade de diversificar a carteira

A estratégia de diversificar os investimentos é importante para o manejo de risco da carteira dos investidores. Ela permite que você monte um portfólio com características específicas, de acordo com o seu perfil de investidor e seus objetivos.

O processo consiste em alocar o capital em investimentos de diferentes tipos, níveis de risco e setores. Dessa maneira, é possível evitar que a carteira passe por perdas muito acentuadas devido à exposição mais direta a um ou poucos ativos.

Nesse sentido, o investimento peer to peer permite otimizar a diversificação da sua carteira. Ele possibilita investir em empresas de diferentes setores da economia, garantindo uma menor exposição às oscilações do mercado.

Como você viu, o empréstimo peer to peer é uma alternativa disponibilizada por plataformas de crédito especializadas. Ele gera oportunidades para micro e pequenas empresas que precisam de recursos de forma simples, segura e justa. Ainda, traz novas alternativas para investidores que desejam montar um portfólio diversificado.

Então, que tal aproveitar as vantagens que o P2P pode oferecer a você? Entre em contato conosco e inicie o processo!