Muitos empreendedores encontram dificuldade para ter acesso ao crédito ou conseguem apenas taxas para empréstimos muito altas, o que acaba por encarecer demais a operação.

Por isso, reunimos neste post algumas das principais informações sobre empréstimos para empresas. Com essa leitura, você terá conhecimento de como conseguir taxas menores durante as negociações. Confira!

O que torna um empréstimo mais caro?

Normalmente, quem busca um empréstimo acaba voltando todas as atenções apenas para as taxas de juros. Mas esse não é o único aspecto que influencia no valor final quando buscamos crédito no mercado.

Existem outros fatores que também impactam a quantia final. Um deles é o prazo, afinal, quanto mais parcelas você tiver para quitar, maior será o valor dos juros a pagar.

Esteja atento também às taxas bancárias, como tarifas de abertura e renovação de crédito. A manutenção da sua conta ou transferência de recursos para outro banco são ações que podem deixar sua dívida mais cara.

O Imposto sobre Operação Financeira (IOF) é um tributo obrigatório para qualquer operação. Seu cálculo é feito em cima do valor que você pede emprestado, e essa quantia é incorporada nas suas parcelas.

O que é Custo Efetivo Total?

Quando você for escolher o empréstimo mais vantajoso para o seu negócio, analise todos os custos envolvidos para tomar esse dinheiro. A taxa que corresponde ao preço que você vai pagar pelo seu empréstimo é chamada de Custo Efetivo Total (CET).

Todos esses custos que abordamos acima, como o IOF e taxas bancárias, são embutidos no saldo devedor. Com isso, os juros efetivos ficam maiores que o contratado.

Portanto, o Custo Efetivo Total caracteriza a taxa que você realmente vai desembolsar pelo crédito. Sendo assim, procure fazer a comparação entre os CETs dos empréstimos disponíveis para enxergar claramente a sua melhor escolha.

Por que algumas taxas para empréstimos são mais baixas que outras?

Quanto maior o grau do risco que o banco ou instituição financeira corre ao emprestar dinheiro, mais alta será a taxa de juros cobrada. E o grau de risco é calculado de acordo com as garantias que você vai oferecer em troca do capital que pegará emprestado.

Essa é a razão pela qual o financiamento de carros e imóveis costuma ser mais barato. Porém, a maior parte das operações de crédito conta com a cobertura de seguros que são responsáveis por ressarcir o banco caso o cliente se torne inadimplente. Mas os empréstimos com maior risco não têm esse tipo de seguro, por isso são bem mais caros.

Quais são as opções de empréstimo mais atrativas?

Factoring, ou antecipação de recebíveis, pode ser uma boa opção para empresários que precisam de crédito. Essa modalidade de empréstimo é quando o empreendedor troca o saldo que tem a receber com as vendas parceladas por dinheiro à vista. Porém, a antecipação de recebíveis costuma ter taxas altas de juros, portanto, fique atento.

Outra maneira de conseguir empréstimos com taxas muito mais atrativas está no sistema P2P (Peer-to-peer). O custo do dinheiro é mais barato porque esse tipo de empresa conecta pessoas que desejam investir a empresários que precisam de crédito, tendo como foco os negócios de micro e pequeno porte.

Se você quer saber mais sobre como conseguir taxas para empréstimos justas e de maneira simples, sem burocracia, é muito fácil. Entre em contato com a TuTu Digital para uma análise rápida e efetiva!