Não importa qual o ramo de atuação da sua empresa, você só consegue manter as portas do seu negócio abertas se vender. Faturar o suficiente para cobrir suas despesas, e claro, garantir o seu lucro é fundamental para o sucesso da sua carreira.

O faturamento é a somatória dos recursos arrecadados por uma empresa para realização da atividade comercial prestada. Por isso, para elaborar um planejamento financeiro eficiente e poder tomar as melhores decisões para o seu negócio, é preciso saber como calcular a previsão de faturamento de sua empresa.

Para ter mais informações sobre o assunto, é fácil: basta ler este post até o final!

Por que a previsão de faturamento deve ser feita?

Projetar o faturamento da sua empresa é uma das estimativas mais importantes para uma gestão financeira competente, pois é a partir dessa previsão que o empreendedor poderá saber se conseguirá pagar todos os custos fixos que mantém sua operação e o quanto sobrará de lucro.

Além disso, a previsão de faturamento também é solicitada por instituições financeiras no caso de você precisar pedir um empréstimo ou então abrir uma conta corrente em nome da sua pessoa jurídica.

Como fazer uma previsão de faturamento?

Para você conseguir realizar a projeção de como serão as vendas e o faturamento do seu negócio nos próximos meses, vamos citar abaixo algumas dicas importantes a serem seguidas. Veja:

Não seja otimista demais

Procure criar diversos cenários para a previsão de receitas da sua empresa. Faça projeções em um contexto pessimista, moderado e otimista. Isso porque tanto a situação econômica do país como os hábitos de consumo da população podem sofrer mudanças que terão impacto direto em suas vendas.

Portanto, não deixe de considerar fatores externos ao calcular sua projeção de vendas futuras. Lembre-se que quando a economia não vai bem, o poder de compra das pessoas diminui e as empresas lucram menos. Da mesma maneira que em tempos de crescimento econômico, seus clientes gastarão mais com sua empresa.

Analise o custo dos produtos

Você precisa definir por quanto serão vendidos cada produto ou serviço que você oferece na sua empresa. Para calcular o preço de venda, é necessário saber qual é o custo de produção ou de compra de cada item comercializado.

Dessa forma, você garantirá que seus produtos ou serviços serão comercializados com uma margem de lucro positiva.

Mantenha as informações do fluxo de caixa em dia

Com as informações de entrada e saída dos recursos financeiros da sua empresa devidamente organizadas, atualizadas e documentadas, você poderá utilizar esses dados reais para obter um resultado mais preciso da sua previsão de faturamento.

Estude a movimentação do caixa e procure entender qual foi a oscilação média que sua empresa registrou nos últimos meses. Veja como foram as vendas nos últimos anos e analise se existe algum período que apresenta pico de crescimento.

Seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá elaborar uma previsão de faturamento eficiente para sua empresa e, caso esteja interessado em aprender técnicas para aumentar seu faturamento, não deixe de ler o post: Descubra agora como aumentar o faturamento de uma empresa.