Recorrer a um empréstimo para pessoa jurídica pode representar uma operação de maior ou menor dificuldade, conforme a situação patrimonial e financeira da empresa e o grau de exigência da instituição fornecedora dos recursos.

Um dos elementos que devem ser negociados nesse caso é a taxa de juros, principal fator que encarece esse tipo de transação. Continue a leitura deste post e confira três dicas para diminuir essa despesa. Vamos em frente!

Como negociar um empréstimo para pessoa jurídica

As instituições de crédito costumam ser rigorosas ao avaliar a concessão (ou não) de capital a uma empresa, sobretudo para as de pequeno porte. Isso porque é necessário obter um mínimo de informações que demonstrem a capacidade da companhia de cumprir a obrigação que pretende assumir.

Assim, para recorrer a uma transação dessa natureza, o primeiro passo é manter bem organizados seus registros e os documentos contábeis e financeiros — como balanço patrimonial, balancetes analíticos, demonstrativos de lucros e perdas, fluxos de caixa e outros. São eles que serão seu cartão de visitas.

Além das exigências e das burocracias que envolvem a operação, outro obstáculo são as elevadas taxas de juros praticadas no mercado financeiro.

Ofereça garantias

Uma forma de negociar condições mais favoráveis é oferecer alguma garantia, como títulos de cobrança, duplicatas a receber de clientes, notas promissórias, imóveis e outros.

Lembre-se de que juros nada mais são do que o preço a pagar pela utilização de dinheiro de terceiros — e um dos elementos levados em consideração em seu cálculo é o risco da operação. Desse modo, a garantia reduz a incerteza, o que resulta em menores taxas.

Mantenha suas obrigações financeiras em dia

Outro aspecto importante a ser avaliado é seu grau de adimplência — isto é, até que ponto você paga suas obrigações financeiras em dia, como fornecedores, tributos, contas diversas e afins.

O julgamento é simples: se a empresa não se mostra inadimplente, maiores são as chances de ela efetuar o pagamento das parcelas em dia. E isso tem um efeito considerável no momento de negociar juros menores na transação.

Efetuar pesquisa no mercado

Procure verificar as taxas praticadas pelas principais instituições bancárias, uma vez que podem surgir grandes diferenças entre elas. E fique atento: não se limite a constatar a taxa de juros. Preste atenção também a outro indicador, o custo efetivo total (CET).

O CET é um percentual anual (por exemplo, 20% ao ano) que reúne todos os encargos que serão assumidos ao assinar o contrato. Ele envolve os juros, os seguros, os tributos, as taxas administrativas e similares.

Procure conhecer as modalidades alternativas, como as plataformas on-line. Elas, em geral, oferecem melhores condições, por terem menores custos administrativos e operacionais — elas fazem a intermediação entre o investidor e aqueles que precisam de capital para investir.

Percebeu como informação é fundamental no momento de contratar um empréstimo para pessoa jurídica? Tanto quem deseja o crédito como quem o fornece devem dispor de dados que garantam certa segurança. E isso conta bastante ao negociar as menores taxas de juros possíveis.

Se este post foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais. Assim, ele pode ajudar muitas outras pessoas. Até breve!