Estar atento a todas as questões que envolvem o passivo trabalhista é muito importante para a prevenção de vários problemas e prejuízos. Nesse contexto é preciso cumprir as obrigações existentes por parte do empregador e garantir que todas as exigências da lei sejam cumpridas pelos trabalhadores no cotidiano de trabalho.

Uma gestão de RH eficiente é capaz de resolver todas essas questões garantindo, assim, que não haverá nenhum tipo de negligência — passível de punição futura de acordo com a lei. Neste artigo vamos falar sobre o tema e mostrar a importância de seu completo entendimento para a perenidade dos negócios. Continue a leitura e acompanhe.

Entenda o que é passivo trabalhista

A legislação trabalhista exige que sejam cumpridas uma série de normas trabalhistas e de encargos sociais que precisam ser respeitados e recolhidos de acordo com os contratos legais. Quando a empresa deixa de cumprir algum desses pontos, são gerados os passivos trabalhistas.

Entre os descumprimentos mais comuns praticados pelas empresas estão o trabalho sem registro na carteira de trabalho, a falta de recolhimento de encargos sociais referentes a valores variáveis do salário, como comissões e o não pagamento de horas extras, entre outros.

Importância da gestão do passivo trabalhista

Diante de todos os prejuízos que o passivo trabalhista pode gerar para empresas, é preciso desenvolver uma gestão capaz de realizar diagnósticos dos riscos trabalhistas da empresa, com integração de várias áreas, como o departamento jurídico, medicina e segurança do trabalho, financeiro e direção, além é claro dos recursos humanos.

Caso a empresa não adote uma estratégia correta em relação ao problema do passivo trabalhista, a consequência pode ser a obrigatoriedade do pagamento de indenizações trabalhistas — que podem comprometer os resultados e diminuir a capacidade de investimentos e expansão.

3 práticas de gestão para diminuir o passivo trabalhista

1. Ter controle eficiente do ponto

Investir em um bom método de controle de ponto pode evitar inúmeras reclamações, uma vez que a divergência no pagamento de horas extras estão entre os principais geradores de passivo trabalhista. O controle correto permite o controle confiável de dados, que vai garantir o pagamento correto de todas as horas trabalhadas.

2. Realizar auditorias internas

É indicado a organização de uma comissão interna com profissionais de várias áreas que vão periodicamente analisar o funcionamento de questões como contratos, sistemas de controle de horário, arquivos, cumprimento da legislação, etc.

3. Manter uma equipe jurídica e de RH capacitadas

Uma equipe profissional capacitada é fundamental para garantir que toda a legislação seja rigorosamente cumprida. Também é relevante escolher bons escritórios para prestar serviços, em casos de empresas que terceirizam essas áreas como assessoria jurídica, contabilidade, etc.

Neste artigo falamos sobre a importância de uma gestão eficaz capaz de prevenir ações que podem gerar algum passivo trabalhista futuramente. É fundamental estar atento a esse ponto para evitar prejuízos, como o comprometimento do capital de giro e a queda nos resultados positivos.

Queremos saber sua opinião. Deixe seu comentário e nos diga o que achou do artigo ou escreva sua sugestão ou dúvida. Até a próxima!