Investir em renda fixa significa ter tanto o rendimento como a data de pagamento da sua aplicação predefinidos. A renda fixa basicamente funciona assim: quanto mais tempo você deixa seu dinheiro aplicado, maiores costumam ser seus ganhos.

Neste blog post, vamos te contar as principais informações sobre aplicações em renda fixa. Dessa forma, você será capaz de entender de que maneira esses investimentos podem afetar a saúde financeira da sua empresa. Confira os cuidados essenciais para iniciar sua jornada nos títulos de renda fixa:

Escolha o nível de risco

Antes de mais nada, para que possa escolher as melhores alternativas de investimentos em renda fixa, você precisa identificar qual é o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado. Definir em qual categoria de investidor você se encaixa está diretamente ligado ao nível de risco que você está disposto a correr ao aplicar seus recursos.

Portanto, pergunte-se qual é a sua tolerância a perdas. Investimentos em renda fixa são considerados de baixo risco e, por isso, bastante indicados para investidores que querem ter segurança em suas aplicações financeiras, mas, ainda assim, garantir bons ganhos.

Entenda as garantias

Para alguns alguns títulos de renda fixa, o seu dinheiro investido fica garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Ou seja, caso a instituição financeira onde você aplicou seus recursos venha a enfrentar problemas como falência ou uma intervenção pelo Banco Central, você recebe seu dinheiro de volta.

Os investimentos cobertos pelo FGC são:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
  • LC (Letra de Câmbio);
  • LH (Letra Hipotecárias);
  • RDB (Recibo de Depósito Bancário).

Um último aspecto sobre o FGC que você deve ter em mente: essa proteção tem o valor máximo de 250 mil reais por CPF ou CNPJ.

Conheça diferentes instituições

Nem sempre optar por títulos de grandes bancos é a melhor opção para suas aplicações em renda fixa. Isso porque os bancos e instituições financeiras de médio e pequeno porte costumam oferecer uma rentabilidade maior nesse tipo de investimento.

Como dissemos acima, existe a garantia do FGC para essas aplicações. Portanto, vale a pena procurar conhecer diferentes opções no mercado para investir seu dinheiro e otimizar seus lucros.

Pesquise outros bancos e corretoras além de onde você já tem uma conta aberta. Pode valer muito a pena!

Diversifique seu portfólio

Uma estratégia inteligente de investimentos para pessoas jurídicas é diversificar as aplicações para o mesmo projeto definido ao traçar o seu planejamento estratégico. Por isso, procure distribuir seus investimentos entre diferentes títulos.

Essa tática é conhecida no mercado como pulverização de risco, pois formam um cenário onde a possibilidade de perder seu investimento é menor.

Busque colocar parte de seus recursos em aplicações com maior liquidez, caso haja algum contratempo no meio do caminho. Você pode, com a parte restante, investir em títulos de médio e longo prazo para otimizar sua rentabilidade.

Como você pode conferir neste post, investir em renda fixa é uma opção muito interessante para quem busca baixo risco, além de retornos estáveis e recorrentes. Para saber mais sobre como investir com segurança, entre em contato com a TuTu Digital agora mesmo!