Atualmente, o mercado financeiro tem disponibilizado diversas opções de crédito para pequenas empresas. Esse recurso pode ser obtido em instituições de financiamento, bancos e, até mesmo, online. O empresário precisa somente estar atento quanto às necessidades do seu negócio e o tipo de contrato que pode ser feito.

Um crédito pode ajudar a empresa em diversas situações, inclusive, em períodos em que ela não esteja passando por uma crise. Aumentar o capital de giro, ampliar o alcance do negócio e investir em tecnologia são algumas das estratégias que podem ser traçadas quando há a possibilidade de contar com um recurso extra.

Abaixo, listamos as principais dicas que você deve seguir para conseguir rapidamente o crédito adequado para a sua empresa. Confira!

Pesquise os tipos de crédito disponíveis

A primeira dica é pesquisar quais são os tipos de crédito que a sua empresa tem à disposição. Como são muitas opções, o ideal é conhecer as principais e, a partir disso, se decidir sobre o que é melhor para a realidade do negócio.

Uma das instituições mais famosas que disponibiliza crédito é o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), inclusive, há linhas voltadas para pequenas empresas. Outra opção é o crédito peer to peer, que pode ser solicitado online e, normalmente, tem taxas menores do que os bancos convencionais.

Além disso, não podemos nos esquecer também dos créditos oferecidos pelos bancos privados. No entanto, essa não é a opção mais recomendada para quem tem a preocupação de não pagar altas taxas e juros.

Identifique a necessidade da empresa

Após pesquisar no mercado as opções de crédito, chega o momento de identificar quais são as reais necessidades da empresa e por que ela precisa desse recurso extra. Leve em consideração o objetivo que se pretende atingir e qual será o valor necessário para cumprir a meta.

É muito importante ter clareza quanto ao valor necessário antes mesmo de procurar a instituição financeira. Assim, todo o esforço será focado em um objetivo real e, caso não seja possível atingi-lo, é preciso estar preparado para mudar o plano e as estratégias.

Crie um plano de negócios

Não se esqueça também de criar um planejamento que poderá ser apresentado à instituição credora, caso necessário. Em algumas situações, o banco precisa aprovar a viabilidade do projeto antes de autorizar ou não a liberação do empréstimo

Nesse planejamento, deixe bem claro as mudanças positivas que serão conquistadas graças ao investimento. Use informações relevantes do mercado, trabalhe com números reais da empresa e faça projeções do que realmente poderá ser atingido.

Avalie possíveis riscos

Um dos principais riscos que podem atrapalhar a obtenção de crédito é a existência de algum tipo de restrição. Então, certifique-se de que a empresa esteja em dia com sua documentação, além de conferir previamente o que a instituição escolhida para solicitar o empréstimo exige como garantia ou comprovação, por exemplo.

Outro risco é o valor de taxas e juros que a empresa deverá pagar para quitar o empréstimo. Avalie se tudo isso está dentro do orçamento e se não causará futuros desequilíbrios financeiros.

Seguindo essas dicas, será muito mais fácil conseguir o empréstimo para seu negócio crescer ainda mais. Com planejamento e uma avaliação exata das necessidades da empresa, os riscos serão os menores possíveis.

E se você tem interesse em saber mais sobre crédito para pequenas empresas, não deixe de entrar em contato conosco e consultar as opções que nós oferecemos!