Definir metas financeiras é o primeiro passo para fazer com que sua empresa cresça de maneira sustentável. Os empreendedores que deixam de lado isso veem seu negócio desaparecer aos poucos, perdendo espaço para a concorrência. Isso acontece porque não existe um foco e um objetivo principal, fazendo com que o empresário “atire para todos os lados” sem atingir nenhum alvo.

Por isso, é de suma importância que seu negócio tenha metas bem definidas. Mas, como fazer isso? Neste artigo, vamos ensinar a você como definir metas financeiras para sua empresa, para que ela alcance o sucesso tão esperado. Continue a leitura e confira!

Faça uma análise da situação atual da empresa

Antes de definir metas financeiras, é preciso conhecer a atual situação da sua empresa. Analise qual é a quantidade do seu estoque, qual é o valor das dívidas, quais são os montantes que a empresa tem a receber de seus clientes etc.

Com essa análise será possível definir metas que realmente vão solucionar os problemas do seu negócio. Assim, serão criadas estratégias específicas para melhorar a produtividade e os resultados.

Defina metas reais

Para que não ocorram frustrações, é importante que as metas definidas sejam reais, ou seja, possíveis de ser alcançadas. Como você já analisou a real situação financeira da empresa, está ciente do que é possível fazer com os recursos existentes.

Dessa forma, você definirá suas metas de acordo com a realidade do seu negócio. Do contrário, você desmotivará seus colaboradores, fazendo-os trabalhar em um ambiente cansativo e estressante, e isso não trará nenhum resultado positivo para sua empresa.

Escolha as métricas

As métricas são as maneiras que você utiliza para avaliar e mensurar seus resultados. É por meio delas que você vai conseguir acompanhar e controlar suas metas, verificando se elas foram atingidas ou não.

As principais métricas de gestão financeira que você deve acompanhar são:

  • fluxo de caixa — a fim de verificar, exatamente, quais são as saídas e entradas das suas receitas;

  • controle de despesas — que visa averiguar para onde o dinheiro está sendo direcionado;

  • controle de cobranças — para controlar todas as vendas do negócio que ainda não se transformaram em receitas, tanto os pagamentos em atraso quanto os que ainda não venceram;

  • retorno sobre o ativo (ROA) — que se destina a saber qual é o lucro líquido anual da empresa, após dedução de despesas operacionais, impostos, despesas gerais etc.;

  • custo por cliente — tendo em vista verificar tudo o que foi gasto com marketing e publicidade para alcançar novos consumidores.

Use o padrão SMART de metas

A sigla SMART, traduzida para o português, significa: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Essa abreviação é utilizada para orientar, de maneira simples e eficiente, a definição de metas. A seguir, explicamos brevemente como deve funcionar cada um desses atributos. Acompanhe!

Específico

Especificar bem qual é sua meta evita interpretações equivocadas ou ambíguas sobre o resultado que precisa ser alcançado, fazendo com que você e sua equipe não tenham dificuldades para entender o que realmente precisa ser feito.

Mensurável

Para ter uma boa administração de suas finanças, é indispensável mensurar seus resultados. Assim, será possível identificar erros que podem estar impedindo o alcance das suas metas.

Atingível

Os números precisam ser atingíveis, de acordo com a real situação da empresa.

Relevante

A meta precisa trazer resultados relevantes para seu negócio, como aumento do faturamento, diminuição de custos, atração de novos clientes, aumento do ticket médio, entre outros.

Temporal

Para que você consiga alcançar sua meta é essencial que seja definido um prazo para atingi-la, caso contrário ela jamais será conquistada.

Para que sua empresa alcance o sucesso, é preciso que você saiba definir metas financeiras. Sem elas, você “andará em círculos” e verá, com o passar do tempo, seu negócio falir. Por isso, é bastante relevante que você siga todos esses passos para sua empresa obter resultados positivos, os quais farão ela crescer e destacar-se de seus concorrentes.

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