A saúde financeira de uma empresa está associada à correta administração do seu capital de giro. Mas, você já parou para pensar no significado deste conceito?

Neste post, nós vamos mostrar o que é capital de giro, como ele impacta o seu negócio e como deve ser calculado. Você também compreenderá os conceitos de ciclo operacional e financeiro e como eles auxiliarão na gestão do capital de giro do seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é capital de giro

O capital de giro é a parcela dos recursos financeiros de um negócio que é utilizada para garantir a realização da atividade principal, da razão de ser de um negócio. Por exemplo, uma loja de roupas utiliza o capital de giro para garantir que estoques de roupas sejam comprados e estejam disponíveis para os consumidores.

Já uma fábrica utilizará o capital de giro para garantir que o processo fabril ocorra, desde o pedido da matéria-prima, a sua disponibilização para o pessoal produtivo, a estocagem, a distribuição aos clientes até a finalização, com a realização da venda.

Cálculo do capital de giro

Para saber quanto o seu negócio necessita de capital de giro é necessário identificar a atividade do negócio. Empresas com mais máquinas precisarão de mais capital de giro, pois além de matéria-prima, há a necessidade de máquinas para processamento delas.

Empresas prestadoras de serviços necessitam menos de capital de giro, pois quanto mais intelectual for a prestação de serviço, menos recursos financeiros serão demandados para a realização das atividades principais.

Em termos práticos, o capital de giro varia entre 30% para as prestadoras de serviços e 50% a 60% para as empresas comerciais e industriais, sendo este percentual relativo à quantidade total de ativos que uma empresa possua.

Gestão do capital de giro

É importante que uma empresa tenha seus prazos favoráveis para não criar tanta necessidade de capital de giro. Vamos analisar a seguinte situação: imaginemos uma empresa que compre matéria-prima no primeiro dia do mês para pagar em 30 dias.

Ela fabricará o produto em 7 dias e o manterá estocado por mais 7, realizando a venda. Após a venda, ainda demorará um mês para receber pelas vendas realizadas. Analisando o caso, ela demorará um mês e 14 dias para receber a mercadoria e terá de pagar a compra de matéria-prima em um mês.

Isso demanda uma necessidade de capital de giro de 14 dias sem contar com os gastos com mão de obra, outros gastos produtivos e gastos administrativos, ambos normalmente quitados também em 30 dias. Os conceitos de ciclo operacional e financeiro aparecem aqui.

Ciclo operacional e ciclo financeiro

O operacional vai desde a aquisição da matéria-prima até o recebimento da venda realizada, sendo de 44 dias no exemplo. Ele compreende toda a operação da empresa, não considerando ainda o pagamento a fornecedores.

Já o ciclo financeiro corresponde ao ciclo operacional menos o prazo de pagamento aos fornecedores, que no exemplo foi de 14 dias. No exemplo citado, os prazos não estão favoráveis à empresa, evidenciando necessidade de capital de giro.

Neste post, você viu que o capital de giro é importantíssimo para qualquer empresa, sendo o capital necessário para permitir que a atividade principal seja realizada. Ele deve ser calculado de maneira correta para que não se tome empréstimos sem necessidade e nem faltem recursos produtivos para uma entidade.

Os prazos devem sempre ser revistos, buscando-se a melhor alternativa entre os ciclos operacional e financeiro, o que garante perenidade aos negócios.

Se você gostou deste conteúdo, que tal compartilhar nas redes sociais e permitir que seus amigos também adquiram conhecimento?