Quase todo pequeno empresário, em algum momento da trajetória de sua empresa, passa por uma mesma situação: a falta de dinheiro para investir e ampliar o seu negócio. O principal empecilho para isso é a burocracia imposta para pequenas empresas. Como, afinal, realizar um empréstimo sem garantia?

Neste post, vamos falar sobre esse assunto que aflige boa parte dos pequenos empresários, que pode acabar com as oportunidades de lucro de um negócio, e como buscar por uma alternativa. Confira!

Entenda o problema

Ser um pequeno empreendedor é um desafio enorme. Em nosso país existe um excesso de burocracia e ela pode ser muito bem notada quando o empresário necessita de um empréstimo junto a alguma instituição financeira.

Caso você não conte com alguma garantia de retorno para quem concede crédito é praticamente impossível conseguir algum retorno. Isso acaba por prejudicar os pequenos empresários, que ficam sem ter como investir mais em seu negócio para aumentar a sua receita.

Saiba como se preparar para buscar um empréstimo

Atualmente, já existem algumas alternativas no mercado que podem ajudar o empreendedor a alcançar seu intento, contudo é preciso estar preparado na hora de buscar por um empréstimo. Então, antes de apresentar a solução, vamos falar sobre a preparação. Acompanhe!

Planeje-se corretamente

O primeiro passo é, com certeza, se planejar para a obtenção do empréstimo. Para isso, responda a essas perguntas: ele será realmente necessário? Sua empresa não pode conseguir esse valor de outra forma — cortando custos, por exemplo?

Além disso, o empresário precisa realizar um levantamento exato do orçamento para garantir que o negócio terá dinheiro para arcar com as prestações.

Cuide das finanças pessoais

Um problema comum nas micro e pequenas empresas é a dificuldade em separar as finanças pessoais das empresariais. Esse tipo de situação pode prejudicar o pagamento posterior da dívida e se tornar um grande problema. Para evitá-la, faça essa separação o mais rápido possível!

Calcule bem os custos

Ao buscar por um empréstimo para capital de giro ou investimento em qualquer outro projeto, é preciso ter calculado muito bem todos os custos envolvidos. Isso porque sua empresa pode ter acesso a um determinado valor e, no fim, não cobrir todo o investimento — assim, o empreendedor faz uma dívida e não obtém o retorno esperado.

Crie um plano de negócios

Na hora de buscar por um financiamento junto a qualquer instituição financeira sem possuir nenhuma garantia, é preciso convencê-la de que a empresa poderá arcar com as parcelas, certo? Isso pode ser demonstrado por meio de um plano de negócio bem escrito!

Descubra a solução

As instituições tradicionais exigem, na maioria dos casos, uma série de burocracias para a concessão de um empréstimo e, entre elas, está uma garantia que quase sempre uma pequena empresa não possui.

Com as transformações digitais que estão ocorrendo e atingindo todos os setores da economia, também estão surgindo empresas, como a Tutu Digital — uma plataforma de empréstimos 100% online.

Nela é possível o empresário ter acesso a capital de giro por meio de um financiamento peer-to-peer voltado para micro e pequenas empresas de valores que vão de R$ 5 mil a R$ 100 mil sem burocracia.

Como você pôde ver, é possível sim que os pequenos empresários tenham acesso à empréstimo sem garantia, podendo, dessa forma, manter a sua competitividade no mercado e inovar. Ficou curioso? Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo e vamos conversar!