É muito comum que empreendedores, em algum momento do ciclo de vida dos seus negócios, considerem a opção de fazer um empréstimo empresarial. Entre as razões mais comuns estão tanto a necessidade de alavancar o crescimento da empresa como também a troca de uma dívida mais cara por outra mais barata, com taxa de juros menor.

Porém, para tomar a decisão de captar recursos de terceiros, o dono do negócio precisa ter em mente algumas questões importantes. Dessa forma, com certeza, o empresário fará a melhor escolha para a saúde financeira da corporação que dirige. Conheça, abaixo, três dicas do que avaliar na hora de pegar empréstimo empresarial.

1. Identifique a necessidade da sua empresa

Existem diversos tipos de crédito para empresas disponiveis no mercado. Por isso, é importante que você saiba qual a necessidade do seu negócio ao captar recursos de terceiros. Está precisando desse dinheiro para usar no curto prazo ou pensa em investir ou utilizá-lo para alguma necessidade bastante futura?

Caso você precise sanar a falta de dinheiro no caixa em poucos dias, pode ser que seja melhor optar pela antecipação de recebíveis, desconto de cheques ou mesmo a contratação de uma linha voltada para o seu capital de giro.

Na hipótese de investimento em máquinas, novos equipamentos ou instalação física, que são considerados aplicações de longo prazo, já vale a pena buscar linhas de crédito que ofereçam um período maior para pagamento e taxas de juros mais atrativas.

2. Conheça as linhas de crédito disponíveis

Ao optar por contratar uma linha de crédito, a dica mais importante é pesquisar muito. A questão da taxa de juros, prazo para pagamento, limite do crédito, entre outras exigências, varia muito entre as instituições financeiras que podem disponibilizar os recursos que você precisa.

Vale a pena estar atento às fintechs. Elas são opções que devem ser levadas em consideração, pois normalmente oferecem taxas de juros extremamente competitivas, em geral menores do que as disponibilizadas pelas instituições financeiras tradicionais.

Existem plataformas de empréstimo online que oferece crédito para microempresas através da modalidade Peer-to-Peer Lending (P2P Lending), onde investidores financiam os micronegócios. As vantagens desse tipo de captação de recursos são taxas de juros 3 vezes menores do que as dos bancos e factorings, a facilidade de contratação online e sem burocracia, a rapidez na análise e a transparência do processo.

3. Faça um mapeamento dos seus gastos

Procure avaliar as despesas da sua empresa e analisar onde você pode cortar gastos. Pode ser que mesmo com esse mapeamento de custos, você ainda assim não consiga economizar o suficiente para resolver a sua necessidade de crédito.

Mas, lembre-se que ao optar por um empréstimo, você vai precisar que sobre dinheiro no final do mês para pagar a parcela referente ao dinheiro que pegou emprestado. Portanto, ter um controle financeiro eficiente e organizado é fundamental para que você honre com seus compromissos, evitando contrair mais dívidas.

Para saber mais informações sobre empréstimo empresarial e outras questões que fazem parte da vida de qualquer empreendedor, curta nossa página no Facebook!