Instabilidades nos índices de inflação podem ter reflexos significativos no desempenho de todo o mercado. No caso das pequenas e médias empresas (PMEs), o impacto pode ser ainda maior, por isso é preciso que o gestor esteja sempre atento e preparado para lidar com os desafios que surgirem, principalmente em períodos de crise.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é inflação e como seus índices podem influenciar a gestão de uma empresa, tanto positiva quanto negativamente. Continue a leitura e acompanhe!

O que é inflação?

A tão comentada inflação acontece quando há aumento no nível dos preços. Ela é calculada com base na expansão monetária que aconteceu no mercado durante o período analisado. Dessa forma, é criada uma média de custos de serviços e bens de consumo prevendo a porcentagem de aumento desses itens.

Quando esses preços caem ocorre a deflação, que também tem impacto sobre as previsões de gastos exercidos.

Como a inflação é calculada?

O cálculo da inflação é feito por órgão oficiais, que realizam pesquisas de amostragem em domicílios, avaliam os itens da cesta básica e aplicam alguns questionários e cronogramas. Através desse material é possível perceber uma variação entre os custos, que podem apontar tanto aumento quanto diminuição dos preços.

Existem importantes índices que influenciam diretamente sobre a inflação. Entre eles estão o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que serve para verificar o nível de preços em sua totalidade, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), composto pelos preços ao consumidor, índice da construção civil em nível nacional e pelos índices de preços no atacado.

Tem ainda o índice que avalia variações dos custos de vida de famílias com rendimento máximo de 5 salários mínimos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e o IPC-S, que analisa os preços de 388 itens a cada 10 dias.

No caso das empresas, o IGP-M também deve ser levado em consideração, pois mede o índice geral de preços no mercado, tendo influência direta sobre as expectativas de consumo.

Como os índices de inflação afetam o desempenho de uma PME?

Contas básicas

Água, luz, telefonia e gás estão entre as primeiras contas a sofrerem impacto direto ocasionado pela inflação. Como essas despesas costumar ter um peso significativo em uma empresa, é preciso monitorar constantemente as modificações dos preços a fim de controlar os gastos mensais.

Aluguel

Quem tem a sede da empresa alugada precisa acompanhar de perto a inflação, pois as mudanças no IGP-M podem fazer com que as despesas aumentem mais que o esperado, resultando em endividamento.

Empréstimo empresarial

Épocas que apresentem alta inflação não são apropriadas para as empresas realizarem empréstimos devido às taxas de juros elevadas. Por isso, é fundamental fazer o acompanhamento e buscar sempre os melhores momentos para solicitar um empréstimo.

Caso ele seja indispensável, o recomendado é pesquisar as melhores taxas de juros, de acordo com a situação financeira do negócio.

Despesas com pessoal

As oscilações da inflação têm reflexo no aumento ou diminuição de salários, que precisam ser reajustados para que não haja perda de ganhos. Sendo assim, é importante que a empresa também esteja de acordo com os índices oficiais.

Neste artigo falamos sobre a influência dos índices de inflação na administração das pequenas e médias empresas, assim como a importância de o gestor estar preparado para lidar com as inconstâncias, principalmente em período de incertezas econômicas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o papel da inflação para os negócios, assine nossa newsletter e receba novidades do setor e da nossa empresa!