Administrar uma empresa exige disciplina, planejamento e até mesmo paciência para alcançar os objetivos definidos. Ao longo desse processo, é comum que o gestor comece a pensar na seguinte pergunta: como expandir meu negócio sem abrir mão da qualidade dos produtos e/ou serviços prestados?

Primeiramente, é importante compreender que as expansões são importantes para sustentar o negócio, pois fazem com que a empresa cresça e aumente a lucratividade.

Porém, para ter sucesso ao dar esse passo, o gestor precisa conhecer bem os pontos fortes do negócio para conseguir identificar qual será o caminho mais promissor na conquista de novos mercados.

Se você ficou interessado no assunto, acompanhe este post. Preparamos 4 dicas que podem ajudar você que busca expandir seu negócio. Boa leitura!

1. Aumente o mix de produtos e serviços

Uma boa estratégia para começar a expandir o negócio é investir na diversificação do mix de produtos e serviços. Para isso crie possibilidades que possam complementar o que já é comercializado.

Por exemplo, se o seu negócio for um salão de beleza, a dica é começar a vender produtos que os clientes possam usar em casa. Iniciativas como essa ajudam a aumentar o ticket médio e, consequentemente, impactam positivamente no lucro.

Além do mais, não será preciso um grande investimento financeiro para colocar esse tipo de estratégia em prática. Basta avaliar as necessidades do seu cliente para oferecer aquilo que ele realmente pode ter interesse.

2. Diversifique os canais de vendas

Com o suporte da tecnologia, a expansão de uma empresa se tornou até mais fácil. Hoje, não é preciso apenas pensar em crescimento com lojas físicas, pelo contrário, as facilidades oferecidas pelos e-commerces são inúmeras e cada vez mais os consumidores se identificam com essa modalidade de compra.

Mas, para ter sucesso com uma loja online, é essencial também investir em marketing digital. Ou seja, é preciso marcar presença nas redes sociais e investir em anúncios.

Primeiro faça uma pesquisa sobre o perfil dos seus consumidores para saber quais são suas plataformas digitais preferidas. Dessa forma você pode investir em um canal de venda que será acessado pelos seus clientes.

3. Aposte no modelo de franquias

Antes de pensar em como vender a sua empresa como franquia para outros empreendedores, é preciso organizar muito bem todos os processos internos. Os franqueados comprarão um modelo de negócios que estiver bem definido, onde será preciso apenas um trabalho de gestão.

As franquias são mais indicadas quando se tem uma marca já reconhecida no mercado. Nesse modelo, o franqueado será o responsável pelo treinamento e todo o suporte necessário, enquanto que o franqueado pagará taxas pré-definidas para usar a estrutura desenvolvida pela empresa.

4. Crie parcerias de negócios

Para as empresas pequenas ou de médio porte, uma alternativa sustentável para buscar crescimento é se unir a outros negócios. Parcerias com diferentes marcas ajudam a atrair visibilidade e novos clientes.

Lembre-se de que ao unir sua marca a outra, o ideal é que os consumidores tenham uma identificação positiva com a parceria. Por isso, escolha empresas que ofereçam bons produtos e serviços, que tenham boa reputação no mercado.

Seja qual for a estratégia escolhida para expandir o negócio, o mais importante é se organizar e planejar todas as ações para que não haja desperdício de tempo e recursos. Nem sempre o retorno será imediato, então, planeje-se para obter resultados a médio e longo prazo também.

Muitos empresários pensam que responder a questão: “como expandir meu negócio” se trata de algo difícil e complexo, não é mesmo? Você acha que essas dicas ajudaram a perceber que é possível investir e expandir sem perder qualidade? Então não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais e ajude inspirar seus contatos!