Para capitalizar uma empresa e tornar viável a execução de projetos, muitas alternativas podem ser tentadas, desde pedir dinheiro emprestado até adquirir financiamentos em instituições financeiras, como em bancos. Recentemente, tem se popularizado uma modalidade nesse sentido: o crowdlending. Para entender melhor o porquê dessa prática ser tão utilizada, é preciso conhecer as vantagens do crowdlending.

De modo a esclarecer melhor essa questão, preparamos este texto apontando as 6 maiores vantagens do crowdlending para a sua empresa. Por fim, explicaremos como fazê-lo. Confira!

Quais são as 6 maiores vantagens do crowdlending para a sua empresa?

1. Taxas e juros mais baixos

Por não ter uma instituição para fazer o intermédio do dinheiro — como um banco ou qualquer outra instituição financeira —, os juros nesta modalidade são significativamente mais baixos. Pelo mesmo motivo, a rentabilidade é bem mais atrativa que outras formas de empréstimos mais tradicionais.

2. Menos burocracia

Como a operação é realizada sem a intervenção de bancos ou instituições financeiras em geral, ou seja, é direta entre cliente e empresa, a prática conta com bem menos burocracia que os empréstimos tradicionais.

3. Maior visibilidade para o projeto

Além de arrecadar fundos, o crowdlending é uma excelente ferramenta de marketing para a sua empresa. Isso porque ele atinge diretamente o interessado no produto ou serviço ofertado, o que faz com que o seu negócio seja reconhecido de forma muito eficaz e consistente.

4. Feedback mais rápido

Com a exposição da ideia sobre um produto ou serviço por meio do crowdlending, as percepções das pessoas acerca do projeto recebem impressões imediatas, sejam elas positivas ou negativas. Isso auxilia você a tomar medidas para melhorar o conceito ou mantê-lo de acordo com o inicial — o que varia de acordo com cada feedback.

5. Criação de uma comunidade

Outro fator muito positivo sobre o crowdlending é que ele cria uma comunidade para a empresa. Como a participação dos envolvidos é realizada de forma direta, eles buscam maior interação com o produto e/ou serviço, criando assim uma rede de interessados naquele tipo de projeto.

6. Permissão de investimentos a baixos custos

Como o valor para investimentos em crowdlending é muito variável, com cada um doando aquilo que pode, o leque de investidores para a sua empresa aumenta bastante. Caso consiga reunir algumas dezenas ou centenas de interessados no projeto, já dá para levantar um bom capital para viabilizar a produção de serviços e produtos.

Como fazer um crowdlending?

O crowdlending pode ser feito por meio de várias plataformas digitais na atualidade. Elas trabalham com diversos tipos de pagamento e de incentivos.

É sempre recomendado que você forneça algum diferencial para os doadores do crowdlending quando o produto ou serviço estiverem disponíveis — como prioridade na compra ou até mesmo edições especiais —, podendo variar de acordo com a decisão.  

Por conta de suas vantagens, o crowdlending é uma excelente alternativa para o seu negócio. Com essa opção, você consegue garantir capitalização para a execução de projetos e incentivos para o cumprimento deles. Aproveite esta nova ferramenta e coloque a sua empresa para crescer!

Agora que você já sabe sobre as vantagens do crowdlending, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos sobre o assunto.