Atuar como Microempreendedor Individual é muito vantajoso para quem trabalha por contra própria ou possui um pequeno negócio. Porém, muitas vezes o início das atividades apresenta dificuldades financeiras, mas que podem ser amenizadas ou até mesmo resolvidas por um empréstimo para MEI.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema e mostrar como o crédito pode ser uma opção viável para alavancar os negócios e, consequentemente, otimizar os ganhos. Continue a leitura e fique bem informado sobre essa opção que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio!

Linhas de crédito disponíveis para MEI

Microcrédito

O microcrédito tem menos burocracia, sendo oferecido principalmente para pequenos empresários, que não têm acesso ao sistema financeiro comum. Em muitos casos a concessão do empréstimo é feito mediante comprovação das atividades da empresa por um agente de operador. A lista de agentes pode ser conferida no site do BNDES.

O microcrédito encontra-se no contexto de microfinanças, que têm como foco oferecer empréstimo e demais serviços financeiros para pessoas de renda baixa.

Crédito

Vários bancos públicos e privados têm linhas de crédito voltadas para MEI, que oferecem taxas de juros e condições de pagamentos próprias. O empréstimo será concedido a partir de uma análise feita pela instituição, que vai orientar sobre tudo o que for preciso para cada caso e valor solicitado.

O que é preciso para o MEI fazer um empréstimo

O empréstimo é uma solução financeira importante que pode ser aplicada para o crescimento das pequenas empresas, porém é preciso estar atento para conseguir realizar o pagamento pontualmente e ter conhecimento sobre as taxas de juros cobradas.

É indicado adotar algumas ações como:

  • fazer um projeto do que se pretende fazer com o dinheiro (ampliação, investimento em equipamentos etc.);
  • fazer um planejamento das melhorias que o empréstimo deve trazer;
  • separar toda a documentação exigida de acordo com o banco;
  • manter as contas pessoais e da empresa totalmente separadas;
  • fazer uma planilha de fluxo de caixa para garantir o pagamento das parcelas do empréstimo mensalmente;
  • apresentar renda consolidada para garantir à instituição financeira que poderá pagar o valor emprestado.

Vantagens do empréstimo para MEI

Entre as principais vantagens que um empréstimo pode trazer para o MEI, está a taxa de juros, que geralmente é bem menor quando comparada a outras modalidades.

Na prática, isso facilita a administração da empresa e ajuda o pequeno empresário a obter outros componentes do processo de produção, como matéria-prima, fazer melhorias na estrutura e até mesmo gerar novos empregos, uma vez que o MEI pode contratar até um funcionário, movimentando assim a economia local.

No que tange ao microcrédito, por se tratar de uma iniciativa governamental, impulsionada pelo Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), a variação das taxas de juros tendem a ser menores do que as linhas de crédito convencionais.

Em média, o valor para a taxa de juros dos empréstimos para MEI oscila entre 2% e 4%, sendo compatível com o limite do valor disponibilizado, que também não costuma ser tão alto.

Afinal de contas, a intenção é justamente tornar a renda maior, de modo a fomentar a atividade da empresa. Para isso, o empreendedor precisa entrar em contato com as instituições financeiras que trabalham com essa modalidade de empréstimo.

Algumas opções são o Banco do Nordeste do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Santander e o Banco do Brasil.

Os principais cuidados ao fazer um empréstimo para MEI

Fique atento aos cuidados que são necessários ao empreendedor que pretende solicitar um empréstimo para MEI. São questões relativamente simples para a contratação desse tipo de crédito, porém, caso sejam desprezados, podem colocar tudo a perder, resultado na negativa do seu pedido.

Listamos abaixo os principais pontos que devem ser considerados.

Ter um bom projeto

Para contratar uma linha de crédito para MEI, é preciso apresentar alguns documentos, entre eles, algo que justifique a necessidade dos recursos que estão sendo solicitados.

Para tal fim, nossa dica é que o microempreendedor procure elaborar um bom projeto com o detalhamento de todos os pontos nos quais o dinheiro será aplicado e de que forma isso será feito. Outra questão fundamental é a projeção e mensuração dos resultados originados desses recursos.

A falta de um planejamento detalhado impacta no alto risco da sua solicitação de empréstimo ser negada. Afinal, qual é a instituição financeira que irá conceder uma linha de crédito para o microempreendedor que não possui um propósito?

Não ter um bom projeto também é uma ameaça para o dono do negócio. Pois ele pode acabar aceitando o crédito que o banco oferecer sem fazer a devida análise das condições do empréstimo.

Procure considerar se o prazo para pagamento não vai causar um rombo no caixa da empresa, se o valor das parcelas é compatível com seu orçamento e, principalmente, se os juros são os menores que o mercado oferece.

Ter um planejamento financeiro

Esse é um cuidado de extrema importância para o empreendedor levar em consideração. O empréstimo para MEI conta com os benefícios da praticidade, baixa burocracia e taxas de juros atrativas.

Mas, apesar de todas essas facilidades que tornam essa linha de crédito bastante atrativa, ainda é preciso um bom planejamento financeiro antes de adquirir esses recursos.

Portanto, estude bem o seu planejamento financeiro, avaliando de que forma as parcelas do empréstimo impactarão seu fluxo de caixa. Assim, você evita entrar para a lista de inadimplentes, já que procurou contemplar as parcelas no seu plano de finanças.

Entender as diferentes linhas de créditos disponíveis

Existem diferentes linhas de crédito para serem disponibilizadas a cada tipo de perfil, com o objetivo de tornar mais fácil a aquisição do empréstimo para MEI.

A quantia aprovada nessas linhas de crédito, bem como as taxas de juros que são praticadas, mudam entre cada instituição financeira. Por isso, como qualquer outro tipo de empréstimo, esse tipo de crédito deve ser contratado somente depois de muita pesquisa, para você ter a certeza que está fazendo o melhor negócio.

Neste artigo, falamos sobre como um empréstimo para MEI pode ser uma boa alternativa para pequenos empresários que buscam crescimento e que querem investir em seu negócio, mas não possuem grandes recursos, já que é possível contar com as linhas especiais de crédito que oferecem opções mais vantajosas para a categoria.

Se você gostou deste conteúdo, temos outro artigo que pode te interessar: 3 dicas sobre o que avaliar na hora de fazer um empréstimo empresarial.