Conseguir crédito no mercado pode não ser uma tarefa fácil. Isso sem falar dos altos juros praticados no Brasil. Foi justamente esse cenário que contribuiu para o desenvolvimento do empréstimo peer to peer.

Também chamado de empréstimo de pessoa para pessoa, tal modalidade é responsável por conectar virtualmente pessoas físicas que desejam investir e micro ou pequenos empresários.

Neste post, vamos explicar como funciona o p2p lending, de que forma você pode conseguir esse tipo de empréstimo e quais são as suas vantagens. Confira!

Como funciona um empréstimo peer to peer?

O p2p lending tem como benefício básico ser um formato de empréstimo no qual pessoas investem em pessoas. Isso significa que não existe a necessidade de o banco ser o intermediário dessa operação. Como consequência, as taxas de juros são menores do que as aplicadas em empréstimos tradicionais.

Os documentos requeridos para obter esse tipo de empréstimo podem variar, mas costumam ser RG, CPF, comprovante de endereço e declaração de faturamento dos últimos 12 meses da pessoa jurídica.

Como conseguir esse tipo de empréstimo?

Ao escolher a plataforma em que fará o seu pedido de empréstimo, o tomador deve, antes de mais nada, realizar seu cadastro no sistema. Serão requeridos diversos dados para que essa solicitação de crédito seja incluída na plataforma.

Em seguida, é feito um estudo analítico com o objetivo de medir qual é o provável risco de o tomador vir a se tornar inadimplente.

Caso seja aprovado, o pedido de crédito é publicado no sistema, juntamente ao rating (nota) do risco, de modo que os investidores tenham acesso à solicitação da empresa. Dessa forma, os potenciais investidores poderão escolher a melhor opção para aplicarem seu dinheiro, considerando a relação entre o risco e a lucratividade da operação.  

Eles podem escolher realizar o financiamento de apenas uma parte do empréstimo ou de 100% do pedido de crédito. Ao optar pelo financiamento parcial, decidem compartilhar o risco da operação com outros credores.

A partir do momento em que o valor pedido pelo tomador de crédito for totalmente financiado, o empréstimo é efetivado e os recursos são transferidos para a empresa, que deve arcar com o pagamento das parcelas mensais até a quitação total do empréstimo.

Quais são as suas vantagens?

Uma grande vantagem que envolve as linhas de crédito peer to peer é que tudo é feito de forma muito prática e totalmente online. Outro benefício é a baixa burocracia que envolve o processo do pedido, se comparado à tomada de crédito convencional.

A TuTu Digital oferece uma plataforma para concessão de empréstimo peer to peer de forma simples, fácil e justa. Por meio de um sistema eficiente, ela conecta empresas que precisam de crédito com pessoas que querem investir nesses negócios.

A linha de crédito da TuTu Digital é voltada para as micro e pequenas empresas, que devem submeter sua solicitação pelo sistema do site. Caso aprovada, a publicação será feita e os investidores interessados registrarão sua vontade de participar do financiamento.

Por fim, quando o encaixe das duas partes é realizado, a micro ou pequena empresa recebe os recursos. Os investidores, por sua vez, receberão seus repagamentos todos os meses.

Para tirar qualquer outra dúvida sobre empréstimo peer do peer, entre em contato com a TuTu Digital!