Neste post, vamos apresentar para o empreendedor quais são os principais tipos de empréstimos para empresas. Ainda existem muitos mitos que envolvem a captação de recursos de terceiros para investimento em um negócio, mas existem situações em que o empréstimo pode ser muito vantajoso.

Muitos empresários buscam crédito no mercado em tempos de crise, quando essa é a única alternativa de manter as portas da sua empresa abertas. Porém, procurar recursos para expandir e inovar suas operações e produtos pode trazer grande vantagem competitiva para seu negócio crescer de forma saudável e estruturada.

Por isso, listaremos abaixo 3 tipos de empréstimos empresariais mais comuns entre as instituições financeiras. Afinal, conhecimento é o primeiro passo para contratação de crédito consciente, que ajudará sua empresa em vez de prejudicá-la. Confira!

Cheque especial

O cheque especial é o tipo de empréstimo mais popular, apesar de ser o menos indicado, por ter taxas de juros consideradas altíssimas. O motivo pelo qual, mesmo sendo um dinheiro caro, as pessoas acabam caindo no descontrole do cheque especial é a facilidade com que ele é disponibilizado na conta corrente. E isso vale tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas.

Caso sua empresa tenha uma conta corrente aberta em qualquer banco, certamente ela já possui algum limite pré-aprovado acessível somado ao seu saldo para ser utilizado automaticamente caso o valor em conta não cubra os pagamentos a qualquer momento.

Nossa dica é que o empresário só utilize esse tipo de empréstimo em casos realmente emergenciais. Mas o ideal é que ele se planeje para buscar outras formas de captação de recursos, que possuam taxas de juros mais baixas.

Conta garantida

A conta garantida é parecida com o cheque especial, porém costuma ter taxas de juros mais atrativas. Os dois tipos de empréstimos funcionam da mesma forma, como um crédito rotativo pré-aprovado.

A diferença está, como o próprio nome diz, na garantia que o banco recebe. Essa garantia pode ser em forma de recebíveis ou de garantias reais, como automóveis ou imóveis. Dessa forma, a instituição bancária pode aplicar taxas de juros menores ao empréstimo.

Mas vale a pena ressaltar que optar por qualquer tipo de capital pré-aprovado não costuma ser o melhor negócio para o empreendedor, por isso, procure não fazer deles a sua primeira opção. Dessa forma, você estará protegendo a saúde financeira da sua empresa.

Empréstimo coletivo

Esse tipo de empréstimo não conta com a participação de instituições bancárias. Por esse motivo, uma de suas vantagens é ter um processo menos burocrático para contratação. Aqui, a relação é entre empreendedores e investidores.

Também conhecido como peer-to-peer landing, o empréstimo coletivo une pessoas que buscam ter rendimentos satisfatórios com seus recursos e empresários que precisam de capital com taxas de juros que caibam no seu bolso.

Essa pode ser uma forma de captar dinheiro bem interessante para manter seu fluxo de caixa em dia e sua empresa operando.

Agora que você já conheceu os principais tipos de empréstimos para empresas, leia este texto sobre empréstimo sem garantia para pequenas empresas!