Uma empresa que tem problemas com o fluxo de caixa e não prioriza solucioná-los coloca sua saúde financeira em risco. Afinal, o fluxo de caixa é considerado o pulmão financeiro de um negócio.

Portanto, para a empresa ter fôlego suficiente e alçar voos altos, é importantíssimo fazer um controle eficiente do fluxo de caixa. Todo empreendedor deve ter essa tarefa como uma prioridade entre suas melhores práticas de gestão empresarial.

Escrevemos este blog post para que você saiba como solucionar problemas de fluxo de caixa durante uma crise financeira. Vamos mostrar para você como lidar com esse tipo de dificuldade, dando dicas práticas de como sua empresa pode enfrentar uma crise. Confira!

Mapear os ganhos e gastos

Caso você ainda não tenha o conhecimento exato do valor que sua empresa está devendo, podemos afirmar que o descontrole do seu fluxo de caixa está em uma situação emergencial.

Sendo assim, a primeira dica é parar tudo e contabilizar todas as dívidas da empresa. Você pode fazer isso usando uma planilha em Excel ou então algum gerenciador financeiro on-line. Existem diversas opções gratuitas disponíveis na internet. O importante mesmo é ter a informação correta do tamanho dos seus débitos.

Feito isso, agora você deve focar no mapeamento dos ganhos do seu negócio, para saber os valores das entradas previstas para o seu caixa. O que entra é tão importante quanto o que sai, afinal, as receitas serão responsáveis por quitar suas dívidas.

Prever e reduzir custos

A operação da sua empresa pode ser seriamente prejudicada se você perder o controle do seu caixa. Elaborar estratégias erradas para seus gastos também pode ter um impacto muito grave nos seus resultados financeiros.

Prever os gastos faz com que o empreendedor consiga saber com antecedência qualquer tipo de alteração ou problema que esteja demandando mais tempo ou recursos. Assim, ele pode agir proativamente para minimizar ou eliminar o impacto da situação.

Ao acompanhar os custos de perto, você fará uma gestão mais eficiente, planejará melhor seus custos e a previsibilidade real das despesas, de modo a reduzir o desperdício dos recursos do seu negócio.

Negociar com fornecedores

A negociação com os fornecedores deve ser feitas tanto no campo dos valores como na questão dos prazos de pagamento. Procure estudar o seu fluxo de caixa, de modo a casar suas datas de recebimento das vendas com as datas de pagamento dos seus fornecedores, diminuindo, assim, a necessidade de capital de giro.

Lembre-se que os seus fornecedores são parceiros fundamentais para que o seu negócio continue operando. Portanto, prezar pelo bom relacionamento com eles é muito importante.

Para isso, tenha sempre a transparência como pilar dessa relação de negociação com seus fornecedores. Dessa maneira, sua empresa não correrá o risco de ter sua imagem manchada no seu mercado de atuação, o que poderia dificultar bastante essa tarefa de negociar com os fornecedores.

Neste blog post, mostramos para você algumas dicas práticas de como resolver problemas com fluxo de caixa, como realizar o mapeamento das suas receitas e gastos, fazer a previsão e redução de custos, além de focar na negociação com seus fornecedores.

Além dessas informações sobre problemas com fluxo de caixa, temos outros conteúdos muito relevantes para a rotina diária dos micro e pequenos empreendedores. Assine a nossa newsletter e receba tudo na sua caixa de entrada!