Toda empresa precisa cuidar da situação de suas finanças, principalmente no que diz respeito aos compromissos imediatos ou que deverão cumpridos dentro de pouco tempo. E é aqui que entra a necessidade de capital de giro (NCG), um tema que não pode ser descuidado em seu negócio.

Continue com a leitura deste artigo, pois trataremos do assunto da forma mais clara possível, com o objetivo de informar mesmo aqueles que têm pouco ou nenhum conhecimento em contabilidade. Acompanhe e confira!

O que é capital de giro

Trata-se de uma noção bem simples. Ao adquirir móveis, veículos, máquinas etc., a empresa está investindo em bens fixos, para uso da firma, não destinados à venda. Por outro lado, os valores disponíveis em caixa ou bancos, os estoques e seus direitos a receber de clientes constituem recursos que poderão ser utilizados imediatamente ou num curto prazo.

Esses últimos valores são aqueles dos quais você poderá se valer para manter suas operações de rotina: pagar fornecedores, funcionários, tributos, repor seus estoques, adquirir materiais de consumo, combustíveis, enfim, obrigações em geral, exceto aquelas de longo prazo. É isso que se entende por capital de giro (que está girando ou se movimentando, em oposição ao capital fixo ou imobilizado).

A necessidade de capital de giro (NCG)

A questão básica é a seguinte: Sua empresa tem recursos suficientes para pagar suas dívidas nos próximos meses, ou será que ela precisará recorrer a fontes externas, como um financiamento bancário? A resposta você encontrará calculando o NCG.

Existem duas formas de se calcular esse indicador financeiro: por meio do Balanço Patrimonial ou apurando os prazos médios de recebimentos (clientes) e pagamentos (fornecedores). Veja mais detalhes:

Cálculo pelo Balanço Patrimonial (BP)

No BP, você encontrará os dois grupos de contas abaixo, os quais serão utilizados na apuração do NCG:

  • Ativo Circulante: compreende os bens e direitos realizáveis — que já são ou se tornarão dinheiro, disponibilidades — dentro do próximo exercício financeiro (geralmente, dentro do período de um ano). Por exemplo, em um balanço levantado em dezembro de 2016, você considerará como o exercício seguinte aquele que vai de janeiro a dezembro de 2017;
  • Passivo Circulante: são as obrigações (dívidas, contas a pagar) que deverão ser liquidadas também no próximo exercício.

Perceba que a palavra “circulante” dá a ideia de algo em circulação ou em giro num certo espaço de tempo. Então, basta calcular como segue:

  • NCG = Ativo Circulante – Passivo Circulante

Ou, em outras palavras:

  • NCG = Contas a Receber + Estoque – Contas a pagar

O resultado poderá ser positivo (folga financeira), negativo (aperto financeiro) ou mesmo nulo (uma situação rara, mas que pode ocorrer).

Cálculo pelos prazos médios

O prazo médio das contas a receber considera o tempo que vai do momento em que a venda é efetuada até o recebimento do valor devido pelo cliente. Se você vender mercadorias parceladas em quatro meses, o prazo médio será de 25% ao mês (a cada mês, você receberá 1/4 do valor que tem a receber).

O mesmo raciocínio vale para as contas a pagar. Em uma compra a prazo, para pagamento em duas vezes, o prazo médio será de 50% ao mês (a cada mês você deverá pagar metade do que deve). Desse modo, você obterá o seguinte resultado:

  • NCG = Prazos Médios de Recebimento – Prazos Médios de Pagamento

Compare os prazos que você tem para receber seus direitos com aqueles para pagar suas contas. Assim, você saberá se está trabalhando com intervalos razoáveis quanto à entrada e saída de numerários.

A importância dos indicadores

Não basta realizar os cálculos acima, pois eles apenas indicam em que pé se encontra a saúde financeira de seu negócio (como dissemos, se você tem alguma folga para honrar seus compromissos ou, ao contrário, se precisará recorrer a recursos de terceiros). O importante é acompanhar seu fluxo de caixa constantemente, e tomar as medidas necessárias para não comprometer suas operações.

Conseguiu entender o que é a necessidade de capital de giro (NCG)? Não é tão complicado assim, não é verdade? Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o nas redes sociais, pois certamente será proveitoso para muitas outras pessoas. Até o próximo post!