Nenhum negócio sobrevive por muito tempo se não adotar medidas eficientes para controlar gastos. E isso é ainda mais verdadeiro para as micro e pequenas empresas que, em geral, não contam com setores especializados em finanças e contabilidade.

Além disso, é de grande importância perceber a necessidade do desenvolvimento de uma atitude, ou seja, de uma disposição constante em administrar seu patrimônio como um todo.

Se esse é o seu caso, prossiga com a leitura deste artigo, pois aqui falaremos sobre as melhores maneiras de controlar os gastos na empresa para que você consiga cuidar da saúde financeira da sua. Confira!

Controle seu fluxo de caixa

Você precisa ter o maior controle possível das entradas e saídas de numerário (dinheiro em caixa ou em contas bancárias), o que pagou ou precisará pagar, o que recebeu ou receberá em breve. O controle rigoroso das disponibilidades permitirá que você saiba quanto dispõe de recursos para honrar seus compromissos de curto prazo.

Tome cuidado com desembolsos desnecessários (juros em razão de atraso no pagamento de contas, por exemplo) e fique atento às despesas supérfluas (aquelas que podem ser cortadas). Além disso, não perca as oportunidades de obter vantajosos descontos ao liquidar antecipadamente suas dívidas.

Elabore um planejamento financeiro eficiente

Aqui entra em jogo — além do controle de suas contas a pagar e a receber — a previsão de gastos, custos, receitas, compras e investimentos num determinado período (nos próximos seis ou doze meses). Assim, você poderá acompanhar, mês a mês, o resultado de suas operações.

Compare o que foi previsto com o que realmente ocorreu, identificando as causas que expliquem as eventuais diferenças entre um e outro (orçado x real), como despesas imprevistas, volume de vendas abaixo do esperado, aumento nos preços de mercadorias etc.

Mantenha uma contabilidade organizada

Não descuide dos registros contábeis do seu negócio! Um sistema contábil organizado e eficiente fornece relatórios muito úteis, como a situação de seu patrimônio num certo momento e os lucros ou prejuízos obtidos em determinados períodos.

Contrate um contador competente. Ele não só se responsabilizará pela escrituração, mas também poderá prestar assessoria fiscal (pagar o menor valor de tributos que a legislação permitir), administrativa (onde cortar custos e aumentar receitas) e trabalhista (cuidar das obrigações e encargos legais relacionados a seus funcionários, evitando multas e outras penalidades).

Invista em automatização de processos

Existem diversas planilhas, tanto gratuitas como pagas, fáceis de usar e que permitem um rápido controle de suas operações. Você pode optar por ferramentas isoladas para controlar as finanças, vendas, compras, estoques, materiais de consumo, bens de ativo fixo (móveis, veículos, equipamentos etc.).

No entanto, se possível, escolha um sistema de softwares integrados, isto é, que realizem todas essas funções numa única plataforma, de modo a emitir relatórios que forneçam uma visão geral do conjunto das operações realizadas na empresa.

Perceba que esse monitoramento permitirá que você administre todas as transações praticadas em seu empreendimento, proporcionando um panorama preciso que mostre onde se pode aumentar ganhos ou diminuir perdas.

Então, agora você já sabe como agir da melhor maneira para controlar gastos em seu estabelecimento. Aproveite, deixe seu comentário abaixo e participe ativamente das discussões envolvendo o tema em questão!