Sua empresa está buscando crescimento de forma saudável e competitiva? Para isso, não basta apenas possuir um bom produto ou um bom serviço, é importante também cuidar da gestão financeira e utilizar algumas técnicas para manter o equilíbrio e aumentar o poder e a influência dela no mercado.

Lembre-se de que nesse momento é imprescindível ter boas práticas para o amadurecimento de seu negócio. Dessa forma, no post de hoje, você vai entender a importância do fluxo de caixa, como ele funciona e seu valor no processo de tomada de decisão. Vamos nessa!

Conhecendo o fluxo de caixa

Conhecer o fluxo de caixa é o primeiro passo para o sucesso da implementação. Em sua composição, além do dinheiro em espécie da empresa, devem ser levados em consideração os valores de contas bancárias e aplicações de curto prazo ou fácil resgate. Tais valores são conhecidos como equivalentes de caixa.

A importância do fluxo de caixa também está relacionada ao registro das entradas e saídas de recursos. Os ingressos estão relacionados aos recebimentos — ou receitas —, vindas dos serviços oferecidos pela empresa. Já as saídas são os pagamentos para a manutenção da atividade empresarial, como fornecedores, contas diversas, entre outros.

Não se esqueça de que, para que o fluxo de caixa traga os melhores resultados, ele precisa ser consequência de um bom sistema de registro de informações, padronizado e que respeite a tempestividade com relação aos fatos ocorridos. De nada adianta um fluxo de caixa gerado em tempo, mas com informações faltantes ou não validadas.

Interpretando o fluxo de caixa

A interpretação dos dados também demonstra a importância do fluxo de caixa. Da comparação do valor das disponibilidades e dos equivalentes com as entradas e saídas é obtido o movimento do período. Esse valor é o que a empresa possui disponível em um determinado espaço de tempo.

Com esse valor, o gestor pode reinvestir na organização, distribuir aos sócios ou ainda gastar conforme necessário. Caso a empresa tenha dificuldades com esse processo, cabe ao gestor buscar alternativas inteligentes com melhores juros, taxas e condições para suprir essas necessidades.

Compreendendo as vantagens do fluxo de caixa

A importância do fluxo de caixa pode ser vista nas finanças e no gerenciamento da empresa. Do lado financeiro, ajuda no equilíbrio do capital de giro, permitindo saber de onde o dinheiro vem e para onde ele vai, assim como também facilita importantes decisões da organização.

Gerencialmente, o tomador de decisões pode conhecer de forma detalhada os gastos da empresa, entender quais são as maiores despesas e fazer um controle de saídas, evitando desperdícios e maximizando resultados.

Projetando os resultados

Outra grande sacada do fluxo de caixa é a projeção de resultados. Com base em dados históricos, de mercado, inflação e outras informações, é possível projetar a demonstração e conhecer de forma antecipada o futuro da organização.

Uma conclusão que pode ser tirada com a projeção do fluxo de caixa é a necessidade de capital de giro em tempo futuro. Com a visão antecipada por parte dos gestores, atitudes podem ser tomadas com o objetivo de evitar o endividamento, aumentando a eficiência empresarial.

Neste post, você viu a importância do fluxo de caixa. Compreendeu como essa ferramenta funciona, seus elementos e como ela deve ser interpretada dentro da gestão financeira de uma pequena empresa que quer crescer de forma saudável. Também viu as vantagens do fluxo de caixa e o diferencial que ele pode trazer para a sua empresa não só no presente, fazendo parte da gestão financeira, mas no futuro da organização com a projeção de resultados.

Quer saber mais sobre como sua empresa pode crescer financeiramente? Que tal ler outro post e destacar a sua empresa no mercado?