Se as finanças de uma empresa não andam bem, em constante e descontrolado processo de endividamento, é fundamental que seus responsáveis aprendam como quitar as dívidas e reorganizar suas contas. Para isso, eles podem começar pelo desenvolvimento de uma atitude de zelo com todo seu patrimônio.

Você se identifica com a situação? Então, prossiga com a leitura deste artigo. Nele, apresentamos informações essenciais sobre o tema com o objetivo de ajudar você a solucionar seus problemas financeiros, criar uma educação financeira e garantir que seu empreendimento prospere. Continue com a gente e vamos em frente!

Por que é importante ter controle financeiro?

Um negócio pode ser promissor, ter tudo para obter sucesso e, ao mesmo tempo, andar lado a lado com o fantasma da falência. Tudo isso por uma única razão: o descontrole das suas finanças. Sabendo disso, não deixe seu negócio naufragar. Confira a seguir alguns pontos importantes para sair do vermelho ou, melhor ainda, nem entrar nessa situação desagradável.

Como quitar as dívidas?

Se a empresa está com muitas obrigações e com seu orçamento comprometido, então não há como fugir: deve-se adotar medidas urgentes para liquidar seus compromissos atuais (ou, ao menos, reduzi-los ao máximo). Trata-se, como se diz, de colocar as contas em dia. Vejamos algumas ações que estão ao seu alcance:

  • verifique suas disponibilidades (dinheiro em caixa e em contas bancárias) e as mantenha em rigoroso e diário controle;

  • confira sua liquidez (capacidade de pagamento), comparando seus recursos disponíveis com o total das contas a pagar no curto prazo (seis a doze meses, mais ou menos);

  • corte despesas e gastos desnecessários ou que não comprometam o bom andamento de suas operações;

  • concentre-se no faturamento (aumentar as vendas e conquistar novos clientes);

  • cuide dos estoques de mercadorias para venda (ou utilizadas na prestação de serviços), de modo a não deixar seu capital parado com produtos que demoram muito para serem comercializados;

  • renegocie dívidas, solicitando maior prazo para pagamento e redução de juros e mostrando confiança aos credores quanto à sua capacidade de honrar os compromissos assumidos.

Qual é a necessidade de uma educação financeira?

A regra básica é não gastar mais do que se tem (ou do que se possa contar em breve). Indiscutivelmente, ser empresário é correr riscos. No entanto, os desafios precisam ser calculados, pois, do contrário, seria como agir no escuro.

Assim, desenvolva o hábito de acompanhar suas finanças diariamente e com detalhes — se necessário, contrate um profissional para assessorá-lo nessa missão. A título de exemplo, destacamos dois pontos cruciais:

Fluxo de caixa

Não perca de vista os números: saiba quanto a organização tem de recursos no momento e quanto terá em breve (valores que receberá e vendas estimadas), e confronte-os com o montante devido a terceiros no mesmo período considerado. Tenha na palma das mãos a direção das contas a pagar e a receber.

O fluxo de caixa permitirá observar se a empresa está trabalhando com folga, ou se está continuamente necessitando de verbas externas para quitar o que deve. Busque soluções para os problemas detectados, evitando adiá-las para quando as coisas melhorarem — a melhora de amanhã depende das ações de hoje!

Vendas, estoques e materiais de consumo

Faça projeções realistas de vendas, baseadas em seus históricos recentes. Com isso, você terá uma noção de quanto e quando investir em mercadorias, a fim de não sobrar produtos (capital empatado) nem faltar (perder receitas por não ter como atender aos pedidos).

Quanto aos materiais de consumo (para manutenção de móveis, imóveis ou veículos, higiene pessoal, artigos para escritório etc.), não deixe que faltem, mas, principalmente, não desperdice. Muitas vezes, esses pequenos e diversificados itens representam verdadeiras fontes de gastos em excesso e não percebidos.

Agora que você aprendeu como quitar as dívidas e manter o controle financeiro da sua empresa, siga as nossas sociais para mais conteúdos como este! Estamos no Facebook, LinkedIn, Youtube e Instagram!