Uma gestão fiscal bem executada está entre os principais pontos a serem observados pelas empresas que desejam alcançar o sucesso. Ainda assim, nem todas as organizações dão atenção à apuração de tributos e cometem vários dos erros mais comuns com impostos, impedindo o cumprimento de metas.

O regime tributário complexo existente no Brasil exige bastante conhecimento adequado sobre os diversos tributos — seja na esfera municipal, estadual ou federal. Para ajudá-lo, neste artigo nós apontaremos 4 dos principais deslizes e alertaremos para o perigo de cometê-los. Continue a leitura!

1. Apropriação imprópria ou perda dos créditos tributários

Com as diversas normas relacionadas aos regimes tributários no Brasil, o gestor pode perder oportunidades de aproveitamento dos créditos — de impostos como PIS, COFINS, ICMS e ISS, por exemplo — ou até mesmo realizar descontos indevidos por achar que tem direito a recebê-los.

Para evitar esses problemas e erros, o ideal é contar com a ajuda de profissionais especialistas do setor tributário para receber as orientações e o suporte necessários.

2. Erro no cálculo das alíquotas

As alíquotas cobradas podem variar de acordo com o regime tributário escolhido e, por isso, é comum que ocorram erros na hora de realizar esse cálculo. O problema é que, mesmo quando retificados rapidamente, esse erros são passíveis de punição e, portanto, podem gerar prejuízos para a empresa. 

O uso de um software pode ajudar a resolver esse problema, uma vez que ele faz automaticamente o cálculo dos impostos — diminuindo, assim, as chances de erros.

3. Escolha equivocada do regime tributário

Escolher o regime tributário errado é muito prejudicial para as empresas. Por isso, é preciso contar com a ajuda de profissionais qualificados, capazes de fazer uma análise criteriosa e definir qual é a melhor opção de acordo com os atributos da empresa.

Existem diferentes regimes tributários, cada um com características e exigências próprias, que podem ser mais ou menos benéficas para a empresa. Na hora de escolher o melhor regime, é indicado observar o perfil da empresa, as perspectivas e as vantagens e desvantagens apresentadas.

4. Conhecimento insuficiente sobre a legislação

A falta de conhecimento da legislação — assim como acerca de suas constantes atualizações — pode resultar na punição da empresa e trazer prejuízos. Como as mudanças acontecem com frequência, os gestores precisam estar atentos e acompanhar essas modificações para garantir que tudo seja feito sempre da maneira correta.

5. Desatenção às obrigações acessórias

Além de calcular da maneira correta os impostos, também é preciso manter toda a documentação relacionada organizada. É indicado fazer o armazenamento de todas as notas fiscais de serviços, como estipula a lei, e é aconselhada a entrega de todas as declarações dentro do prazo e com a formatação certa.

Neste artigo falamos sobre os erros mais comuns com impostos que são cometidos pelas empresas e que podem ser prejudiciais para uma gestão tributária adequada e eficiente. Assim, seguindo as nossas dicas, é possível estabelecer boas práticas e contribuir para o sucesso de toda a empresa.

Curta a nossa página no Facebook para ter acesso a outros conteúdos relevantes e fique por dentro de todas as nossas novidades!