Ao longo do desenvolvimento de uma empresa, o investimento de recursos em estratégias planejadas é essencial para a manutenção das atividades.

No entanto, às vezes é preciso contar com ajuda externa para conseguir o dinheiro necessário para expandir o negócio e, nesse sentido, os intermediários de crédito podem ser uma solução.

Os intermediários funcionam como instituições financeiras que disponibilizam serviços de crédito e empréstimos. Bancos, cooperativas e sociedades de crédito são alguns exemplos desse tipo de empresa. Na prática, funcionam como importantes aliados para empresas que não têm todo o recurso necessário para colocar uma estratégia em prática.

Abaixo, explicamos melhor a função dos intermediários de crédito e como essa solução pode ajudar o seu negócio. Confira!

O que são intermediários de crédito?

Os intermediários são agentes autorizados que trabalham no mercado financeiro oferecendo concessão de crédito. Para isso, utilizam-se contratos que atribuem as responsabilidades de cada parte, tanto do credor quanto do solicitante de crédito.

Todo esse processo de empréstimo deve ser feito de forma segura e transparente, estipulando previamente o prazo para o pagamento do crédito, possíveis taxas e juros. Hoje, essas empresas atuam até mesmo no mercado online, sendo possível solicitar um empréstimo pelo computador.  

Esse tipo de serviço está disponível tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No que diz respeito às empresas, essa solução financeira normalmente ajuda o negócio a se manter competitivo no mercado. Afinal, o recurso pode ser usado para diferentes finalidades.  

Como funciona para empresas?

As empresas que precisam captar recursos podem recorrer a instituições tradicionais, como bancos e financeiras, cooperativas ou mesmo plataformas online. De acordo com as necessidades e valor do empréstimo, podem ser oferecidas opções de parcelamento, prazos mais flexíveis para o pagamento, entre outras vantagens.

O ideal é que antes de entrar em contato com o possível credor, o gestor já tenha uma ideia clara sobre o valor de que precisará, o quanto poderá pagar mensalmente e qual será o uso do dinheiro.

Quais são as vantagens?

Qualquer tipo de empresa, independentemente do porte ou segmento, em determinados momentos precisa investir recursos para aumentar seus resultados. Diante dessa situação, uma boa alternativa para captar o valor necessário é a solicitação de um crédito no mercado.

Entre as estratégias que podem ser implementadas com o dinheiro, podemos destacar:

  • investimento no capital de giro;
  • ampliação do alcance da empresa/marca;
  • pagamento de dívidas com juros altos.

Investir no capital de giro da empresa significa a possibilidade de aumentar a quantidade de produtos do estoque ou mesmo antecipar o recebimento das vendas. Já para a expansão da marca e/ou negócio, há diferentes estratégias que podem ser planejadas, desde o aumento do mix de produtos/serviços oferecidos até a abertura de uma filial.

Há situações também em que a empresa pode estar pagando juros e multas muito altos por conta de dívidas antigas. Nesse caso, pode ser interessante solicitar um crédito para quitar o que está em atraso e pagar menos encargos para devolver o dinheiro do empréstimo.

Claro que além desses exemplos, outros planos da empresa também poderão ser beneficiados com o acesso a recursos financeiros. A dica é sempre planejar e fazer projeções antes de tomar qualquer decisão.

Se você gostou deste conteúdo sobre intermediários de crédito, aproveite para nos seguir no FacebookInstagram e YouTube e continue acompanhando as novidades!