Logo que se inicia o processo de abertura de uma empresa, uma das preocupações centrais do empreendedor ou dos sócios deve ser o capital social. Ele é o valor investido para a criação do negócio, ou seja, para que as atividades possam ser iniciadas, de acordo com um planejamento.

O capital social deve ser suficiente para todos os custos da empresa nos primeiros meses. E é preciso considerar que, nesse período, dificilmente há lucro para sustentar o fluxo de caixa. Ou seja, contratação de funcionários, compra de matérias-primas, aluguel e outros custos fixos e variáveis vão depender do dinheiro do capital social.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Explicamos o conceito e a importância do capital social para a empresa a seguir. Confira!

O que é capital social?

Imagine que você fez um curso de confeitaria e agora tem o conhecimento necessário para ter seu próprio negócio. Mesmo que seja uma pequena empresa, é necessário investir em sua estrutura e na compra de equipamentos. Podem-se considerar, então, os seguintes investimentos iniciais:

  • contratação de equipe de trabalho;
  • aluguel ou compra de espaço;
  • compra de equipamentos (dos utensílios domésticos ao fogão industrial);
  • compra de matéria-prima e embalagens;
  • despesas de marketing;
  • capital de giro.

Quando se considera tudo isso, chega-se ao valor necessário para iniciar as operações. Esse montante é o capital social. Uma ou mais pessoas podem fazer esse investimento: tudo depende do modelo da empresa e se tem ou não sócios. O capital social deve constar no contrato social, o documento que é considerado a certidão de nascimento da empresa.

Qual é sua função?

De maneira geral, o capital social serve para garantir que a empresa tenha os recursos necessários que garantam seu crescimento nos primeiros meses. Outro ponto importante relacionado ao investimento é o caráter de responsabilidade limitada que confere aos acionistas, de acordo com o que cada um deles investiu.

O capital é parte da estratégia de gestão de todas as empresas, independentemente do porte. Afinal, qualquer negócio precisa garantir que suas operações vão funcionar plenamente para atender a seus clientes.

Como definir o valor?

Toda empresa deve organizar e planejar seus gastos iniciais e, justamente por isso, cada uma necessita de valores específicos para colocar o plano de ação em prática. A dica dos especialistas para saber qual o investimento ideal é criar um plano de negócio.

Esse planejamento oferece a orientação necessária para que sejam identificados os custos e os gastos da empresa. Outra boa dica é começar com uma estrutura pequena e, quando possível, pensar em expandi-la.

Qual é a importância?

Quando o investimento inicial é bem planejado e administrado corretamente, o uso dos recursos financeiros é muito mais eficiente. O resultado é uma empresa que consegue planejar ações para médio e longo prazos de forma a garantir seu funcionamento e seu desenvolvimento.

O capital social não serve apenas para mostrar ao mercado o valor da empresa ou limitar as responsabilidades dos sócios: ele é peça fundamental na abertura. Então, planeje-se para isso!

Gostou deste conteúdo sobre capital social? Então, aproveite para deixar seu comentário com sugestões para os próximos posts!