A tomada de decisão para montar uma carteira de investimentos pode incluir estratégias diversas — entre elas, a diversificação. Ela representa um cuidado central, por permitir manejo de risco e alcance de mais potencial de rendimento.

No entanto, é preciso saber como diversificar corretamente, considerando as aplicações e ativos com características e objetivos diferentes. Depois de aprender essa lição, você terá a chance de aproveitar benefícios para o seu patrimônio.

A seguir, saiba por que vale a pena recorrer à diversificação de investimentos e confira o que ela pode oferecer a você!

O que significa diversificar os investimentos?

A diversificação de investimento é uma estratégia que busca dividir o dinheiro disponível em alternativas variadas do mercado financeiro. Com isso, é possível expor seu patrimônio a riscos diferentes.

Esse é um conceito que pode ser colocado em prática por investidores de diferentes perfis, níveis de experiência e capacidade financeira. Você entenderá mais sobre ela adiante.

Como a estratégia funciona?

Para que a diversificação seja verdadeira, o portfólio de investimentos fica exposto a riscos de diferentes tipos. O objetivo é fazer com que os recursos se comportem de maneiras variadas, quando são expostos a certas condições.

Um investimento pós-fixado de renda fixa, por exemplo, tende a acompanhar o desempenho de um indicador— como a Selic, que é a taxa básica de juros da economia. Se todos os investimentos na carteira se comportarem do mesmo jeito sobre a taxa, maiores são os riscos de os resultados serem afetados.

Por outro lado, imagine que o dinheiro esteja dividido tanto entre investimentos que se apoiam na Selic quanto aqueles que não rendem de acordo com ela. Assim, mesmo se ela sofrer uma redução, será possível não sentir tanto o impacto da movimentação em todo o seu portfólio.

Esse é apenas um exemplo para mostrar que o foco da diversificação é fazer com que a alocação de ativos busque alternativas descorrelacionadas. Assim, é possível evitar a concentração de recursos em poucas variáveis.

Por que diversificar investimentos?

A decisão de implementar a diversificação de investimentos pode trazer muitos benefícios, desde que seja feita corretamente. A seguir, veja quais são os principais motivos para diversificar!

Diluição de riscos

Ao recorrer à diversificação você consegue reduzir os riscos atrelados aos investimentos. Porém, não significa que, por exemplo, um produto da renda variável terá um retorno previsível como na renda fixa.

Na verdade, o que muda é a configuração da carteira no geral. Se um investidor aporta só em ações de uma mesma empresa, por exemplo, está muito vulnerável a ela. De igual modo, ter somente investimentos de renda variável aumentaria muito o risco.

Ao diversificar também dentro da renda fixa você garante maior tranquilidade, pois parte do seu patrimônio está em maior segurança. Considerando os investimentos variados, há menos riscos de sua carteira ser impactada totalmente diante de um evento negativo.

Como há a escolha de produtos e ativos que não estão correlacionados, o mesmo cenário pode gerar ganhos e perdas simultâneas. Como consequência, as altas de um investimento podem compensar as perdas de outro.

Além disso, em um patrimônio menos concentrado é possível encontrar mais equilíbrio e fica mais fácil controlar possíveis resultados negativos. Até mesmo em cenários de crise você pode não ser tão afetado.

Aumento do potencial de retorno

Além de a diversificação de investimentos ser especialmente importante para a proteção, ela pode ajudar em relação ao retorno. Com investimentos diversificados, você aproveita condições distintas e, com isso, contempla mais possibilidades no mercado.

Afinal, ter apenas aplicações seguras pode diminuir o seu risco, mas limita sua rentabilidade. Se você diversifica seus títulos de renda fixa também com ativos de maior risco, uma parcela do portfólio pode render mais ao longo do tempo.

Mas atenção: não significa que os ganhos serão garantidos ou sempre acima da média de mercado. Tudo depende da sua estratégia geral. Contudo, adotar a diversificação permite buscar lucros mais altos do que se concentrasse apenas em maior segurança.

Variedade nos prazos

Não são apenas as condições de retorno que variam em uma carteira diversificada. Também é possível compor um portfólio que tem prazos distintos e que atendem a diversas necessidades do investidor.

Os investimentos de curto prazo podem atender à necessidade de compor e rentabilizar a reserva de emergência, por exemplo. Já os investimentos de longo prazo podem ser um pouco mais arrojados, já que a volatilidade e os seus impactos se diluem com o passar do tempo.

Criar uma carteira diversificada nesse sentido, portanto, é um meio de aproveitar as possibilidades que os investimentos oferecem quanto ao tempo de retorno. Assim, há mais chances de contemplar suas diferentes expectativas e necessidades.

Como diversificar sua carteira?

Para colocar em prática a diversificação de investimentos convém começar com um planejamento financeiro. A ideia é entender o quanto você pode investir inicialmente e de modo recorrente. Você também deve pensar nos seus objetivos, o que deseja alcançar.

Nesse momento de planejamento, não deixe de considerar o seu perfil de investidor. Ao reconhecer se você se posiciona como conservador, moderado ou arrojado será possível entender o nível de risco desejado.

Na hora de diversificar, a ideia é buscar produtos e ativos financeiros com condições variadas e que sejam descorrelacionados. É por isso que costuma valer a pena dividir o dinheiro entre aplicações financeiras mais seguras e alternativas de maior risco, mas com melhor potencial de retorno.

Contudo, é preciso atenção: focar apenas em possibilidades diferentes de uma mesma classe de investimentos pode não ser adequado. Isso pode caracterizar a pulverização, e não a diversificação verdadeira. Por isso, pode ser interessante buscar investimentos alternativos para compor seu portfólio.

Além das modalidades tradicionais — como títulos de renda fixa, ações e fundos de investimento da renda variável, é possível diversificar seus aportes no empréstimo peer to peer. Essa é uma chance de emprestar recursos para empresas e receber o pagamento com juros.

As instituições passam por uma análise de crédito e você pode ter uma possibilidade interessante para alocar seus recursos. Inclusive, com rentabilidades mais atrativas.

Como visto, a diversificação de investimentos permite ao investidor compor uma carteira com exposição a diferentes riscos. Além de aumentar a segurança, pode ampliar o potencial de retorno — o que favorece o alcance dos seus objetivos!

Para que o empréstimo para empresas na modalidade peer to peer possa estar entre as suas alternativas, conheça as oportunidades da Tutu Digital!