Abrir e manter uma empresa não é nada fácil. Para que haja solidez na atuação no mercado, é preciso estar sempre atento aos mínimos detalhes de cada componente, desde a estrutura, os colaboradores e fornecedores até a relação com os clientes e concorrentes.

De fato, o avanço das ferramentas tecnológicas ao longo do tempo permitiu que micro e pequenos negócios se desenvolvessem profissionalmente e pudessem competir com grandes marcas. Porém, para tirar proveito de todas as vantagens que a tecnologia pode oferecer, é preciso ter capital para investir.

Então, quando não possui o montante necessário, a empresa deve buscar por recursos.

Nesse momento, quase todos pensam em correr para os bancos e contratar um empréstimo para poder aplicar em seu negócio. Acontece que, atualmente, há opções muito mais vantajosas no mercado, como o empréstimo coletivo.

Interessado no assunto? Então continue a leitura deste post e descubra como funciona esse moderno tipo de empréstimo e quais são as suas vantagens em relação aos bancos tradicionais!

O que é empréstimo coletivo?

Também conhecido como peer-to-peer lending (P2P), trata-se de um sistema moderno de empréstimos. Por meio de uma fintech (empresa de produtos financeiros que trabalha por meio de soluções tecnológicas), os investidores têm várias opções de negócios disponíveis para aplicar seus recursos em troca de juros.

Quais são as suas principais vantagens?

O empréstimo coletivo proporciona vantagens para ambas as partes. Os investidores têm uma boa rentabilidade sobre os valores aplicados — estando, em muitos casos, acima das principais aplicações financeiras, como poupança, CDBs, letras de crédito etc. Já as empresas obtêm crédito por taxas de juros menores que as praticadas pelos bancos.

Além disso, há um outro grande benefício: a redução da burocracia. Como praticamente todo o processo é feito por sites ou aplicativos — o que o torna muito mais rápido —, também não há a necessidade de ir pessoalmente a algum banco ou instituição financeira.

Outro ponto relevante é que a divulgação do projeto da sua empresa também pode dar visibilidade ao negócio, funcionando também como uma estratégia de marketing.

Como contratar um empréstimo coletivo para a empresa?

Antes de tudo, é preciso fazer um planejamento financeiro e avaliar se o empréstimo é realmente necessário. Afinal, mesmo que as condições desse modelo sejam mais acessíveis, assumir uma dívida sempre pressupõe algum risco.

Após essa verificação, é preciso escolher uma mediadora confiável para não cair em golpes. Por isso, antes de assinar qualquer contrato, avalie muito bem as ofertas e sempre pesquise sobre a situação das empresas junto à Receita Federal e no site Reclame Aqui. E desconfie se pedirem pagamentos antecipados, principalmente em contas de pessoas físicas.

Então, com a fintech já escolhida, basta enviar a documentação necessária e especificar todos os dados referentes ao projeto, como o valor pretendido, prazo para pagamento e a finalidade. Depois de aprovada, a proposta fica disponível para receber investimentos e, assim que for atingido 100% da quantia desejada, o valor é liberado.

Fica claro, enfim, que o empréstimo coletivo é uma das melhores opções de captação de recursos, devido às taxas mais baixas e à agilidade dos processos (além de ser um ótimo investimento para quem quer aplicar).

Agora, precisa de um empréstimo para alavancar o seu negócio? Então entre em contato conosco para que possamos ajudar a solucionar o seu problema da melhor forma possível!