Ao realizar o planejamento financeiro da sua empresa, você conta com recebimentos futuros. Contudo, um desafio em qualquer setor do mercado é a inadimplência, concorda? Mas é possível adotar uma estratégia para lidar com a questão: a utilização de uma régua de cobrança.

Esse é um recurso importante, pois auxilia o setor financeiro na comunicação com os clientes que não realizaram o pagamento. Assim, é possível aumentar a quantidade de valores recuperados e manter o caixa da empresa positivo.

Quer descobrir o que é, como funciona e a importância de adotar a régua de cobrança? Acompanhe as informações a seguir e veja que é possível reduzir a inadimplência no seu negócio!

O que é uma régua de cobrança?

A régua de cobrança é uma ferramenta que permite a cobrança sistemática dos clientes que não honraram o pagamento ou estão em atraso com as faturas.

Com ela, o setor financeiro tem uma fotografia da situação da inadimplência. Logo, pode implementar estratégias para realizar as cobranças de um modo eficiente, considerando o perfil dos devedores.

Isso porque é preciso diferenciar aquele cliente que está com alguns dias de atraso do pagamento daqueles em que a fatura venceu há mais de um mês, por exemplo. Assim, eles são divididos em grupos, para que a empresa adote critérios de acordo com as particularidades de cada cobrança.

Como cobrar uma pessoa inadimplente é delicado, o recurso ajuda a estabelecer uma linha do tempo para abordar um cliente. Com isso, determina datas para as notificações e permite implementar medidas mais leves antes de punições, como a negativação.

Qual é o objetivo da ferramenta?

Agora que você já sabe o que é uma régua de cobrança, precisa entender que o objetivo dela é equilibrar o fluxo de caixa da empresa. Afinal, o negócio depende dos recebimentos dos clientes para que possa se manter sustentável.

Em um negócio de porte menor, é mais simples monitorar a situação de cada cliente e estabelecer um relacionamento mais próximo com o devedor. No entanto, para empresas médias e grandes, ter esse controle é mais desafiador.

Com a régua, o setor de finanças pode notificar de forma automática cada cliente sobre os pagamentos que já venceram e aqueles que estão para vencer. Essa abordagem pode ser realizada por telefone, e-mail ou comunicação via redes sociais — e aumenta as chances de reverter a inadimplência.

Como funciona a régua de cobrança?

Como você viu, a adoção dessa ferramenta é importante para equilibrar as finanças da sua empresa. A régua de cobrança funciona por meio de um software especializado. Nesse sistema, o setor financeiro cria grupos de perfis de clientes e determina os processos para realizar as notificações.

Assim, é possível fazer as comunicações em dias e horários definidos e até implementar medidas para os clientes que permanecem em débito com a sua empresa. Se necessário, o sistema pode enviar boletos para que o cliente realize o pagamento.

Já para aqueles que continuam inadimplentes após repetidas notificações, é possível estipular o número de avisos para que determinado serviço seja cancelado ou o nome do consumidor seja negativado.

Além disso, com a régua de cobrança, você sistematiza os meios de notificação com os clientes. Por exemplo: após 5 dias de atraso da fatura, é enviado um e-mail avisando da falta do pagamento. Porém, depois de 10 dias de atraso, a comunicação é realizada via telefone.

Para saber quais os intervalos e meios de notificação são mais eficientes para realizar as cobranças, é importante que o setor financeiro acompanhe os resultados das ações. A dica é utilizar mais de uma régua de cobrança para fazer comparações e avaliar a efetividade de cada uma delas.

Qual sua importância para o departamento financeiro de uma empresa?

Depois de entender como é o funcionamento da régua de cobrança, é preciso saber por que adotar essa estratégia na sua empresa. Como você viu, para negócios menores pode ser mais simples ter um controle sobre a situação de cada inadimplente, realizando a cobrança de forma manual.

Todavia, o cenário é diferente para organizações maiores. O número de vendas é alto. Assim, a taxa de clientes em atraso com os pagamentos também. Diante disso, é fundamental ter um mecanismo para mapear essa situação e tomar medidas eficientes.

E isso é possível com a adoção da régua de cobrança. Com esse sistema, as notificações começam de forma mais branda, possibilitando reverter a inadimplência. Ao estabelecer uma comunicação de proximidade com o cliente, portanto, é possível reduzir os prejuízos.

O que fazer quando a taxa de inadimplência é alta?

Você viu que, com a régua de cobrança, sua empresa mantém a sustentabilidade financeira. No entanto, mesmo com a tecnologia para monitorar e cobrar os clientes não pagantes, a inadimplência pode acontecer.

Nesse sentido, é essencial que o empreendedor busque formas de ter capital de giro para que possa honrar seus compromissos e dar continuidade às atividades. Contar com empréstimo bancário não é a melhor opção, pois há burocracia, taxas elevadas e condições desfavoráveis envolvidas.

Se você passa por essa situação, precisa conhecer uma solução que permita ganhar fôlego financeiro para o seu negócio: o P2P lending ou empréstimo peer to peer. Trata-se de um modelo de empréstimo sem a intermediação de um banco.

Assim, por meio de uma plataforma especializada, como a Tutu Digital, os recursos são disponibilizados por investidores para empresas que precisam de crédito. É um processo rápido, realizado online e, normalmente, com a oferta de taxas de juros mais atrativas.

A partir dessa alternativa, você organiza as contas da sua empresa de maneira ágil e muito mais efetiva. Ainda, mantém seu negócio solidificado e em destaque no mercado — aumentando as chances de superar, inclusive, períodos nos quais a taxa de inadimplência dos clientes é mais elevada.

Como você pôde acompanhar, a régua de cobrança é um recurso eficiente para monitorar e realizar as notificações junto aos clientes em débito. Essa tecnologia possibilita reverter com mais facilidade as situações de não pagamento, mantendo seu fluxo de caixa muito mais saudável.

Precisa de crédito para organizar o seu negócio? Então considere o empréstimo peer to peer. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe!