Desenvolver um novo produto ou serviço ou modificar processos visando ao aumento da sua produtividade e competitividade são exemplos de inovação empresarial. Ter em mente essa ideia pode fazer sua empresa crescer e se destacar.

Assim, é necessário sair do lugar comum e trabalhar de forma diferente dos seus concorrentes. Ou seja, atender uma necessidade do consumidor que nenhum outro negócio tenha conseguido.

Se você busca entender o conceito de inovação empresarial, precisa conferir este post. Continue a leitura e conheça os principais pontos em que você pode inovar no seu negócio!

O que é inovação empresarial?

A inovação empresarial é uma estratégia que o gestor deve adotar para sobreviver e crescer no mercado. Isso porque os setores são dinâmicos e competitivos — sendo preciso acompanhar ou se antecipar às tendências da sua área.

Outro ponto é levar em consideração a nova postura do consumidor, que está cada vez mais exigente. Dessa forma, ele procura por produtos e serviços que possam facilitar seu dia a dia ou trazer soluções para os seus problemas.

Logo, identificar novas demandas dos clientes ou oportunidades no seu setor fará sua empresa sair na frente. A partir dessa conduta, o gestor pode pensar na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços, bem como na modificação de processos.

Por fim, vale ressaltar que a inovação, apesar de estar bastante ligada à tecnologia, não precisa necessariamente estar associada a processos digitais. Inovar é implementar novas ideias que trarão benefícios para sua empresa — e elas podem ou não ter relação com recursos tecnológicos.

Qual a importância dessa estratégia?

Agora que você já sabe qual é o conceito de inovação empresarial, precisa entender por que essa estratégia é importante para sua companhia.  Muitas vezes, o gestor tem medo de modificar algum processo no cotidiano da empresa.

Mas inovar permite sair da zona de conforto e ampliar a visão para buscar novas ideias e, assim, alcançar ainda mais sucesso. Uma das principais vantagens é a possibilidade de rentabilizar melhor seu negócio.

A inovação ajuda a perceber oportunidades no mercado e agregar mais valor aos seus produtos ou serviços. Outra questão que pode aumentar seu faturamento é organizar e automatizar processos — o que pode simplificar suas atividades e, consequentemente, elevar sua produtividade.

Além disso, ao inovar você motiva a sua equipe, pois mostra que a sua empresa está disposta a crescer. Já para o público externo a inovação demonstra que a companhia está atualizada e investe no desenvolvimento e na melhor qualidade. Assim, outra vantagem é fortalecer a sua marca.

Como implementar a inovação empresarial?

Depois de entender algumas das vantagens da inovação empresarial, uma dúvida que pode surgir é: afinal, por onde começar para inovar no meu negócio? Antes de pensar na implementação de qualquer tecnologia, o primeiro passo é conhecer a fundo o seu mercado.

Entender o que o seu público busca e o que a concorrência ainda não oferece é o primeiro passo. No entanto, somente um olhar externo não basta. É necessário se voltar também para os processos internos. Com isso, você descobre quais são as falhas e o que pode ser melhorado.

Ao identificar o que precisa ser modificado nos seus processos, você pode procurar talentos, implementar uma nova cultura com a sua equipe atual e pesquisar por tecnologias para sua área. Com isso, é possível dar os primeiros passos rumo à inovação empresarial.

Quais aspectos da inovação empresarial vale a pena conhecer?

Você acredita que vale a pena implementar a inovação empresarial no seu negócio? Então descubra alguns fatores importantes a se atentar ao adotar essa estratégia e melhorar seu posicionamento no mercado!

Automatização de processos

Para ter sucesso na implementação da inovação digital é necessário estar atualizado com as tecnologias da sua área. Por exemplo, por meio de softwares que ajudam a automatizar processos.

É fundamental reduzir, ao máximo, as atividades manuais para que você ganhe eficiência no seu fluxo de trabalho. Assim, os sistemas permitem trabalhar de qualquer lugar e integrar as atividades dos seus colaboradores.

Desse modo, você pode manter os projetos alinhados e aumentar a produtividade geral. Ao parar de despender tempo com atividades simples, a equipe pode se tornar mais estratégica e inovadora.

Utilização de ferramentas de recrutamento

Como você viu, ao identificar as demandas dos consumidores e quais soluções é preciso implementar em seus processos internos, torna-se necessário contar com profissionais qualificados.

Porém, os processos de recrutamento podem não encontrar o colaborador que você procura. Então inove na sua empresa utilizando as ferramentas tecnológicas de recrutamento. Assim, além de reduzir o tempo para a seleção, há mais chances de encontrar o perfil que busca.

Abertura para a equipe expor suas ideias

Quanto à equipe, um fator essencial para que você adote a inovação empresarial é ter uma abertura para que seus colaboradores possam expor suas ideias.

Realizar reuniões periódicas traz mais transparência sobre a gestão e planejamento estratégico do negócio. Isso pode ajudar os profissionais a apresentar diferentes pontos de vista, o que estimula o surgimento de propostas interessantes para sua empresa.

Inovação no atendimento ao cliente

Um ponto importante para o gestor é inovar mantendo foco no atendimento ao cliente. A dica é ampliar os canais de atendimento e se valer de chatbots para agilizar esse processo. Ele ajuda a tirar dúvidas e resolver os problemas do público mais rapidamente.

Formas ágeis de obter crédito

Por fim, você pode inovar ao procurar por linhas de crédito para sua empresa crescer. Existem plataformas que oferecem o empréstimo peer to peer (P2P). Eles unem dois interessados: o investidor interessado em disponibilizar seus recursos e o gestor que precisa de crédito para o negócio.

A vantagem é realizar o empréstimo com agilidade e menos burocracia, pois não há a intermediação de uma instituição bancária. Além disso, você pode conseguir crédito para sua empresa com taxas muito mais atrativas e justas.

Neste post você viu como é urgente a necessidade da inovação empresarial para empresas que buscam participação maior no mercado. Esse é um processo amplo, que envolve mudança de mentalidade e atenção às oportunidades do mercado. Contudo, para se destacar, vale dar o primeiro passo!

A Tutu Digital é uma plataforma especializada em empréstimo peer to peer. Entenda melhor como funciona essa forma de crédito e ajude sua empresa a crescer!