O que é o empréstimo P2P?

Empréstimo P2P ou empréstimo peer to peer pode ser traduzido como oferecimento de crédito de “parte a parte”. Assim, são operações realizadas entre duas pessoas — nesse caso, um investidor que se dispõe a emprestar o dinheiro, e alguém (inclusive empresas) que precisa do crédito.

É uma alternativa que tem como objetivo ser um empréstimo de caráter coletivo, permitindo que investidores emprestem dinheiro para quem busca recursos.

Então, diferentemente do que ocorre em bancos e outras instituições financeiras, o processo é mais ágil.

Isso porque, no empréstimo P2P, há menos entraves e burocracias, permitindo que empresas, mesmo as de pequeno porte, tenham facilidade para conseguir um empréstimo.

Elas podem, assim, organizar as finanças ou realizar investimentos de acordo com o seu plano de negócio.

Como funciona essa forma de obtenção de crédito?

Agora que você já viu o que é o empréstimo P2P, precisa entender como funciona essa operação, que faz parte da chamada economia compartilhada. De um lado, há o investidor e, do outro, o empreendedor.

O primeiro empresta capital para financiar um projeto específico do segundo.

Os dois obtêm vantagens importantes, já que o investidor aporta seu dinheiro e pode lucrar com os juros cobrados. A empresa, por sua vez, pode conseguir crédito de uma forma descomplicada.

Afinal, no peer to peer, os contratos de empréstimo costumam ter parcelas mais flexíveis e taxas interessantes.

Tudo é realizado com segurança e de modo integrado, pois as operações ocorrem em uma plataforma digital especializada nesse tipo de crédito. O ambiente possibilita, assim, unir quem está interessado em investir e quem precisa de crédito — acessando condições mais atrativas que em um empréstimo bancário.

Quais as principais características do P2P?

Para entender o empréstimo P2P é importante saber que ele se comporta como uma alternativa de renda fixa. Ou seja, há a mediação entre o investidor e alguém que precisa de crédito, sem a necessidade da intermediação de um banco — como acontece em empréstimos tradicionais.

Basta encontrar uma empresa sólida que ofereça essa solução no mercado — como a Tutu Digital — para identificar as possibilidades de investimento ou empréstimo.

Para o investidor, como você viu, há possibilidade de encontrar taxas de rentabilidade interessantes em diferentes projetos.

De outro lado, o empreendedor que precisa de capital de giro ou de recursos para outras finalidades pode se beneficiar com a simplicidade do processo.

No P2P não é preciso cumprir uma série de burocracias, o que permite a obtenção de dinheiro de uma forma mais rápida. Basta se encaixar em determinados requisitos, definidos pela plataforma de empréstimo P2P.

Quais as vantagens dessa alternativa?

Como você pode notar, o empréstimo P2P é um processo simples, rápido e transparente para que as empresas possam conseguir recursos. É, assim, uma vantagem para negócios que precisam de crédito.

Mas há outros pontos que tornam essa operação interessante para o empreendedor. Veja a seguir:

Menos burocracia

Não é novidade para ninguém as dificuldades que envolvem obter um empréstimo em um banco. Os obstáculos podem ser ainda maiores para pequenas empresas ou para aquelas que estão começando no mercado.

Nesse sentido, o P2P é uma alternativa mais acessível para que o empreendedor — visto que é um empréstimo sem a interferência dos bancos. A contratação feita é online e a análise da solicitação é rápida.

Taxas mais atrativas

Outro fator comum em empréstimos realizados nos bancos são os juros altos. Até por isso uma recomendação é tentar evitar esse tipo de crédito, pois ele se torna muito caro para ser quitado.

As taxas costumam ser mais elevadas devido ao spread bancário, o que não acontece nas plataformas de empréstimo peer to peer. Assim, é possível conseguir crédito a custos menores nesse sistema de economia compartilhada.

Segurança no processo

Devido a ser um processo mais simples e com custos menores, é comum que os empreendedores fiquem com receio quanto à segurança desse tipo de empréstimo.

No entanto, essa é uma operação segura quando realizada em plataformas de referência no mercado — como a Tutu Digital. Ela faz uma avaliação de crédito dos envolvidos, tanto investidores quanto empresas interessadas.

Condições mais flexíveis

Os bancos estipulam condições fixas e, muitas vezes, desvantajosas para o empreendedor na hora de conceder crédito.

Já no empréstimo P2P é possível ter uma operação mais flexível. Existe a possibilidade de negociação e de firmar contratos com prazos melhores, por exemplo.

Benefícios para os investidores

Você já acompanhou as principais vantagens para as empresas. No entanto, o empréstimo P2P traz benefícios também para os investidores. Veja:

  • possibilidade de bons retornos;
  • alternativa para diversificar a carteira de investimentos e balancear os riscos, emprestando para empresas de diferentes setores;
  • transparência na operação, permitindo ao investidor saber em qual projeto seu capital está sendo direcionado;
  • obtenção de uma renda passiva com empréstimos cujas parcelas são pagas mensalmente pelo tomador de crédito.

Esses benefícios fazem com que mais pessoas tenham interesse em fazer o investimento. Assim, se torna mais fácil encontrar condições de empréstimo que atendam às necessidades do seu negócio.

Quando vale a pena fazer o empréstimo P2P?

Para que um negócio possa crescer é preciso ter as finanças em dia. Entretanto, há momentos em que pode haver inadimplência dos clientes, diminuição das vendas, chegada de novos concorrentes ou outros fatores que comprometem o fluxo de caixa.

Esse é um contexto que exige a rápida tomada de decisão do gestor, que precisa honrar seus compromissos e ter capital para continuar suas operações. A

ssim, o empréstimo P2P surge como uma boa alternativa para obter recursos de um modo descomplicado.

Como você pode acompanhar, o empréstimo P2P é uma operação que permite ao empreendedor conseguir dinheiro com agilidade.

Ele possibilita, ainda, que investidores possam diversificar a carteira e obter um bom retorno. Portanto, traz ganhos para ambas as partes envolvidas.

Busca uma plataforma de confiança para realizar o empréstimo peer to peer? Conheça os diferenciais da Tutu Digital nesse mercado!