Falar em investir sem citar a carteira de investimento é praticamente impossível. Afinal, o conceito é importante por representar suas escolhas — que têm grande influência em seus resultados, como você verá adiante.

Sendo assim, é indispensável saber como montar sua carteira. Somente dessa forma há como contemplar suas necessidades e seus objetivos para fazer seu dinheiro render.

Isso permite tomar decisões mais inteligentes, o que favorece o alcance de resultados.

Pensando nessas questões, veja o que é a carteira de investimento e aprenda como montar a sua de modo personalizado!

O que é uma carteira de investimento?

Ao decidir investir seu dinheiro, o esperado é que você selecione diferentes oportunidades disponíveis no mercado.

Com isso, é possível aproveitar condições distintas e aumentar as chances de alcançar os resultados.

Nesse sentido, a carteira de investimento serve para reunir todas as suas escolhas. Cada investidor tem o próprio portfólio, que conta com uma quantidade específica de recursos e suas proporções.

Portanto, ela deve ser personalizada para se adequar às suas características.

Para que serve a carteira de investimento?

A carteira é um dos elementos mais importantes para qualquer investidor. Afinal, ela reúne cada decisão de investimento que você faz ao longo do tempo para alocar seu dinheiro.

Logo, o resultado do portfólio representa o desempenho médio de todos os seus investimentos.

Mais que unir as aplicações escolhidas, a carteira serve para colocar sua estratégia de investimento em prática.

Se o seu objetivo for obter ganhos maiores e fazer seu dinheiro render, por exemplo, o portfólio deverá ser composto, em sua maioria, por ativos que ofereçam esses resultados.

Nesse sentido, a estratégia deve atender a certos critérios, sendo o perfil de investidor e os objetivos financeiros os mais relevantes.

Portanto, compor a carteira significa fazer escolhas de investimentos que atendam às suas demandas e preferências.

O que influencia na carteira de investimentos?

Como você viu, decidir onde investir demanda considerar elementos relevantes. Por isso, confira os principais aspectos que influenciam na montagem da carteira!

Perfil de investidor

A carteira de investimentos deve ser montada com decisões que contemplem o seu perfil de investidor, então conhecer tal conceito também é essencial.

Na prática, o perfil é uma classificação que indica qual é o seu nível de tolerância ao risco.

Dependendo do tipo de investidor que você for, sua carteira poderá apresentar uma volatilidade maior ou menor, por exemplo.

Como isso interfere diretamente nos ativos selecionados e em sua proporção, vale a pena conhecer os três perfis existentes.

Veja só:

  • conservador: representa o investidor que tem baixa ou nenhuma tolerância ao risco, a perdas e a oscilações. Indica que o investidor prioriza a segurança e a liquidez, mesmo que isso comprometa a capacidade de retorno;
  • moderado: é o perfil do investidor que tem uma tolerância intermediária a correr riscos. O moderado está disposto a abrir mão de parte da segurança ao investir se, em troca, puder aumentar as chances de obter um retorno maior;
  • arrojado: indica o investidor que tem o maior apetite ao risco e maior tolerância a variações e possíveis perdas. O arrojado corre riscos controlados e conscientes, mas consegue suportar melhor cenários instáveis, por exemplo. O objetivo é buscar aumentar as chances de rendimento.

A identificação do seu perfil depende do chamado teste de suitability.

Com a resposta a questões que identificam suas preferências, sabe-se qual é a abordagem que está mais próxima das suas características.

Prazos de investimentos

Além de selecionar investimentos que estejam de acordo com a sua tolerância ao risco, é interessante que eles sejam adequados aos seus objetivos financeiros.

Para tanto, vale a pena observar o prazo dos investimentos.

Entre as alternativas disponíveis no mercado, é possível encontrar opções de curto, médio e longo prazo. Assim, você precisa considerar o tempo em que pretende manter o dinheiro investido.

Para o curto prazo, por exemplo, costuma ser importante buscar escolhas mais seguras e líquidas.

Já para investimentos de médio e longo prazo você pode se interessar por opções um pouco mais arrojadas, principalmente considerando que os riscos se diluem no tempo.

Assim, há como alcançar seus objetivos e concretizar sua estratégia, organizando as metas e prazos.

Como montar uma carteira de investimentos?

Para aproveitar as oportunidades do mercado financeiro é necessário saber como montar um portfólio alinhado às suas necessidades.

Tudo começa com um bom planejamento das suas finanças pessoais, que serve para garantir a disponibilidade de recursos que serão aplicados nos ativos selecionados.

Na sequência, você deve identificar seu perfil de investidor e traçar seus objetivos financeiros.

Como vimos, isso é fundamental para reconhecer quais são as alternativas que fazem sentido para atender a tais características.

A ideia é traçar uma estratégia de investimento que servirá para orientar suas decisões.

Então, além de escolher investimentos com prazos diferentes, é possível optar por riscos distintos — conhecendo as oportunidades na renda fixa e na renda variável.

Na hora de selecionar a composição da carteira, também é interessante focar na diversificação. Ela consiste em fazer escolhas variadas, de modo que você pode diversificar riscos e até melhorar o desempenho do portfólio.

Para obter uma diversificação verdadeira, é necessário escolher investimentos com comportamentos distintos. Além dos investimentos tradicionais, vale a pena conhecer os chamados investimentos alternativos —como o empréstimo P2P.

Como incluir o empréstimo P2P na carteira?

Sigla para “peer to peer” ou “ponto a ponto”, o empréstimo P2P permite que investidores forneçam recursos para quem os solicita — como empresas. Em troca, eles recebem o pagamento de uma taxa de juros sobre o montante aplicado.

Assim, essa é uma alternativa de renda fixa, mas que pode ser mais rentável do que outros investimentos mais conhecidos.

Além disso, é possível encontrar diferentes oportunidades, as quais você pode avaliar para definir o que é melhor para a sua realidade.

O empréstimo P2P pode ajudar na diversificação de carteira de diferentes tipos de investidor. Portanto, é interessante avaliar essa possibilidade para saber se ela está adequada à sua realidade.

Se a resposta for positiva, busque uma empresa sólida e confiável, que faça a aproximação entre investidores e interessados em captar recursos de maneira qualificada. É o caso da Tutu Digital.

Depois de conferir essas informações, você sabe como montar uma carteira de investimento que faça sentido para seu caso. Para fazer a diversificação, uma das alternativas é o empréstimo P2P, que pode ser adequado a diferentes perfis.

Se quiser aproveitar uma nova modalidade de investir, entre em contato conosco da Tutu Digital e conheça nossas soluções!