Como investir para aposentadoria? Confira 5 dicas para o sucesso!

Quem busca manter o padrão de vida quando sair do trabalho precisa pensar em investir para aposentadoria. Afinal, depender apenas da Previdência Social do INSS, mesmo que suas contribuições sejam altas, não garante uma boa renda.

É provável que seu benefício tenha valor menor do que o seu salário atual. Nesse cenário, é importante se planejar financeiramente, buscando alternativas para investir desde já com o intuito de viver mais tranquilo no futuro.

Se você busca saber como começar a investir para aposentadoria, precisa acompanhar este post. Na sequência, confira 5 dicas para se aposentar com uma renda que atenda seus objetivos!

1. Tenha um bom controle financeiro

A primeira atitude para investir com foco na aposentadoria é organizar suas contas pessoais. É preciso ter em mente que você deve ter recursos em seu orçamento que serão direcionados para os aportes nos investimentos.

Assim, entenda a realidade das suas finanças — ou seja, quais são suas receitas e despesas. Com isso, é possível começar um controle financeiro de modo a gastar menos do que você ganha e fazer uma reserva para investir.

Caso tenha dívidas, é importante quitar as pendências e evitar novos parcelamentos e compras por impulso. Com o tempo, você pode adotar um novo comportamento em relação às suas contas e consegue se programar para se aposentar.

2. Componha uma reserva de emergência

Depois de realizar seu controle financeiro, a segunda conduta é compor a sua reserva de emergência. Ela é um montante de dinheiro que visa deixar você amparado no caso de precisar de um dinheiro imediato.

A quantia é voltada para imprevistos e deve cobrir, pelo menos, 6 meses dos seus gastos mensais. Com isso, você evita comprometer seu orçamento e não precisa contrair dívidas. Além disso, pode continuar alocando o capital destinado para os investimentos da aposentadoria.

3. Identifique o seu perfil de investidor

Com um controle das suas contas e uma reserva de emergência, chega o momento de pensar em efetivamente investir para aposentadoria. Porém, antes de fazer os aportes, um ponto essencial é conhecer seu perfil de investidor.

É necessário saber se você é um investidor conservador, por exemplo. Esse perfil prioriza a segurança ao investir, mesmo que os rendimentos sejam menores. Logo, fica mais confortável com as alternativas da renda fixa, que apresentam uma previsibilidade maior de ganhos.

Mas pode ser que você se encaixe no perfil de investidor arrojado, que tem uma tolerância alta aos riscos em busca de potencial de rendimentos maiores. Aqui é a pessoa que fica mais à vontade com as alternativas da renda variável, inclusive as mais voláteis.

Há ainda o investidor moderado, que é um perfil intermediário entre o conservador e o arrojado. Assim, ele pode se expor um pouco mais aos riscos, dependendo do retorno que pode ser obtido.

4. Conheça as alternativas de investimento para aposentadoria

Ao conhecer seu perfil de investidor fica mais fácil decidir quais investimentos fazem sentido para sua carteira. A seguir, há algumas possibilidades para quem planeja se aposentar.

Acompanhe!

Previdência Privada

A principal finalidade da Previdência Privada é, justamente, auxiliar quem quer ter uma aposentadoria mais tranquila. Esse é um investimento para complementar a renda na terceira idade, sendo que você encontra planos com diferentes condições em bancos e seguradoras.

Na hora de contratar, é preciso escolher entre os tipos de plano existentes no mercado, que apresentam benefícios tributários diferenciados. São eles:

  • Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) — você usa os aportes realizados no plano para abater até 12% da base de cálculo do Imposto de Renda (IR). Devido a essa particularidade, pode ser interessante para quem faz a declaração completa. Porém, na hora do resgate, o IR incide sobre o valor total;
  • Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) — aqui não existe o benefício de dedução na base de cálculo. No entanto, a incidência do IR é somente sobre o resgate dos rendimentos. Ele pode ser mais interessante para quem faz a declaração simplificada.

Tesouro IPCA+

Quem busca mais segurança ao investir para aposentadoria pode pesquisar sobre os títulos do Governo Federal negociados na plataforma Tesouro Direto. Um deles é o Tesouro IPCA+, cujos rendimentos seguem a taxa de variação da inflação IPCA.

Além da inflação, há sempre uma taxa fixa. Assim, o título renda acima da perda do poder de compra. A plataforma oferece opções com diferentes prazos e aportes mínimos. Existem ainda títulos que têm a particularidade de pagar cupons a cada semestre.

Ações

Quem busca os ganhos da renda variável tem como alternativa as ações, que são negociadas na bolsa de valores. Nesse caso, você adquire uma fração do capital de uma companhia, tornando-se sócio da empresa.

O retorno pode vir a partir da valorização das ações ou do recebimento de dividendos. Eles são parte dos lucros que as empresas distribuem aos acionistas. Contudo, é preciso ter em mente que as ações têm um risco maior e, desse modo, costumam ser mais adequadas para o investidor moderado e arrojado.

Peer to Peer

Por fim, é preciso considerar os ganhos que você pode ter ao alocar recursos em plataformas que fazem o empréstimo peer to peer. Trata-se de um investimento alternativo, em que você disponibiliza seus recursos diretamente para empresas que precisam de crédito.

A operação é feita online, com agilidade e segurança, e você pode obter ganhos mensais a partir dos juros pagos pelo tomador de crédito. Por ser um investimento alternativo, é possível encontrar potenciais de ganhos interessantes — ampliando a rentabilidade da sua carteira.

5. Leve em conta os prazos dos investimentos

Nossa última dica é verificar os prazos para os resgates dos investimentos escolhidos. Ao investir visando a aposentadoria você deve considerar em quanto tempo pretende se aposentar para que as alternativas façam sentido para o seu objetivo.

Assim, você se torna um investidor mais assertivo — e aumenta as chances de garantir um futur mais tranquilo.

Depois de acompanhar as 5 dicas de como investir para aposentadoria, você pode começar a planejar seu futuro. Faça uma organização das suas finanças e escolha investimentos que atendam às suas preferências para viver bem quando se aposentar!

Ficou interessado em investir nas operações de empréstimo peer to peer? Conheça a Tutu Digital, plataforma especializada nessas operações!