Os bancos são instituições bastante tradicionais no Brasil. Tanto que, até pouco tempo, eram as únicas opções para as pessoas movimentarem seu dinheiro, receberem salários ou realizarem outras transações.

No entanto, os bancos de varejo também estão começando a perder espaço entre os consumidores. É o processo chamado de desbancarização, que já é uma realidade em nosso país. Em especial, com o surgimento das fintechs.

Quer compreender melhor o que é desbancarização? Então acompanhe este post e descubra como o processo funciona. Nessa leitura, você entenderá, ainda, por que é importante para os investidores conhecerem esse conceito!

Vamos lá?

O que é a desbancarização?

A desbancarização, como a própria denominação indica, é o fato de o consumidor não depender mais do banco para manter seu dinheiro, fazer investimentos ou utilizar outros serviços financeiros.

No Brasil, os bancos são instituições consolidadas. No entanto é comum a cobrança de taxas altas e também a queixa de um atendimento ruim. Por essa razão, cada vez mais pessoas levam seus recursos para outras instituições, como fintechs ou corretoras de valores.

É um movimento que começou a se tornar realidade nos Estados Unidos com a quebra do grande banco Lehman Brothers e a crise financeira de 2008. Somado a esse fato, há ainda a transformação digital, que trouxe mudanças para as operações financeiras.

Logo, houve o nascimento das fintechs, muitas delas startups. Elas trouxeram mais tecnologia e simplicidade para a realização das transações financeiras.

Como funciona o processo da desbancarização no Brasil?

No Brasil, a insatisfação com os serviços bancários é alta. Como você viu, existem taxas elevadas para as operações e muita burocracia para abertura e fechamento de contas, por exemplo. Além disso, há obstáculos para a contratação de serviços.

Outra questão que também começou a desvincular muitos consumidores dos grandes bancos foi a possibilidade de escolher a instituição de preferência para receber seu salário. Desse modo, as pessoas passaram a ter mais autonomia para contratar ou não o pacote de serviços de um banco.

Todo esse cenário foi favorável para a desbancarização. Assim, junto ao desenvolvimento de novas tecnologias, houve surgimento das fintechs no país.  Essas empresas se tornaram populares, pois passaram a oferecer serviços sem taxas.

O Nubank, que começou a funcionar em 2013, é um exemplo dessa proposta. Assim, com as novas alternativas, as pessoas passaram a abrir a conta online de forma ágil e com menos burocracia. Além disso, podem fazer transações variadas sem nenhuma cobrança, tudo pelo aplicativo.

Outro ponto de destaque é que as fintechs interessam a muitos consumidores pela qualidade no atendimento prestado. Devido a esses motivos, a desbancarização ganhou força no país, trazendo vantagens para os consumidores, como você confere no próximo tópico.

Quais os benefícios para o consumidor?

Agora que você já viu como está acontecendo a desbancarização no Brasil, precisa conhecer as vantagens desse movimento para o consumidor.

Confira!

Fácil acesso aos serviços

Como vimos, nas fintechs todos os serviços e comunicação são realizados online, por meio do aplicativo. Desse modo, elas oferecem mais facilidade para o cliente contratar um produto, tirar dúvida ou resolver qualquer problema.

Aliás, essa facilidade fez com que muitos bancos tradicionais passassem a oferecer cada vez mais serviços por meio das suas plataformas digitais. Ou seja, a desbancarização contribui para que os próprios bancos repensem seu formato de atendimento.

Atendimento de qualidade superior

Muitos brasileiros se acostumaram a ter que esperar um longo período no telefone ou enfrentar filas em agências para ter atendimento nos bancos. Com as fintechs, esse aspecto mudou: as empresas têm o foco na satisfação dos seus clientes. Assim, priorizam um atendimento rápido e respeitoso.

Economia para movimentar o dinheiro

Outra mudança que a desbancarização promoveu foi a redução ou exclusão de taxas para ter conta ou cartão de crédito. As fintechs trouxeram essa vantagem, permitindo que as pessoas possam economizar para realizar as transações financeiras.

Produtos e serviços com melhores condições

Para não perder os clientes, a desbancarização fez com que muitos bancos passassem a oferecer produtos e serviços com condições mais atrativas. Assim, as fintechs aumentaram a concorrência, promovendo esse benefício ao consumidor.

Investimentos mais atrativos

Com as fintechs, os clientes tiveram também mais opções para aportar seus recursos em investimentos. Afinal, nos bancos tradicionais você fica limitado a investir nos títulos de renda fixa da própria instituição ou nos fundos que ela mesma gerencia.

Elas costumam ser alternativas em que a rentabilidade é mais baixa, reduzindo suas possibilidades de ganhos. Para ampliar as oportunidades, existem fintechs que oferecem investimentos alternativos, como a Tutu Digital.

Nossa plataforma é focada em empréstimo peer to peer. Trata-se de um modelo em que a concessão do crédito ocorre sem a intermediação de um banco. Funciona assim: investidores interessados aportam seus recursos para empresas que buscam empréstimos, e lucram com os juros da transação.

Desse modo, é possível diversificar seus investimentos com uma alternativa que pode trazer ganhos maiores que os investimentos tradicionais. Bastante interessante, não é mesmo?

Por que o investidor precisa conhecer o conceito de desbancarização?

Como você viu, os consumidores não precisam ficar mais dependentes dos bancos. É possível manter seu dinheiro, fazer movimentações financeiras ou investir por meio de outras instituições.

Assim, ao conhecer o processo de desbancarização, se torna mais fácil pesquisar por produtos e serviços que mais atendem às suas necessidades. Para os investidores, entender esse movimento que vem ocorrendo no Brasil permite ampliar o potencial da carteira.

Isso porque há uma variedade maior de alternativas para investir seu dinheiro. Existem plataformas seguras, como o ambiente online da Tutu Digital, que permite buscar ganhos com investimentos diversos. Portanto, a dica é ampliar o olhar para as novas possibilidades que o mercado financeiro oferece.

Como você viu, por muito tempo, a única opção era a instituição bancária tradicional. Porém, a transformação digital vem modificando esse cenário e tornou viável ter novas alternativas.

Gostou de acompanhar as informações deste post? Então considere a desbancarização para conseguir produtos e serviços relacionados a seu dinheiro com custos menores e condições mais atrativas!

Que tal ser um investidor do empréstimo peer to peer? Entre em contato com a nossa equipe e entenda como esse investimento funciona!