Nos últimos anos, cresceu muito o número de pessoas que investiram no sonho de ter o próprio negócio. Seja por uma necessidade financeira, vinda por meio de uma demissão, ou para a realização pessoal, o número de empreendedores brasileiros está em alta. 

Certamente ainda existem muitas pessoas que desejam abrir sua própria empresa e outras que já o fizeram, mas estão passando por sérias dificuldades. Obviamente, se tornar empreendedor representa muito mais do que ser seu próprio chefe. É preciso determinação, foco, planejamento, controle financeiro, conhecimento de mercado e tantas outras habilidades e conhecimentos. 

Na parte financeira, por exemplo, muitos empreendedores estão recorrendo ao Peer-to-Peer Lending, para obterem os recursos financeiros necessários para ampliar seu negócio, para capital de giro, renegociação de dívidas mais caras, entre outras opções. 

Se interessou sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja tudo que você precisa saber sobre o Peer-to-Peer Lending!

Afinal, o que é o Peer-to-Peer Lending?

Não ficou muito claro o que é o P2P, não é mesmo? Você já percebeu a importância dessa sigla para o seu dia a dia, mas ainda não sabe o que é e, muito menos, compreendeu o seu funcionamento, certo? Então, vamos lá!

O Peer-to-Peer Lending nada mais é do que uma nova modalidade de empréstimo, que está movimentando o mercado financeiro, por atuar diretamente com os principais conceitos e práticas da economia compartilhada.

Essa nova modalidade é considerada compartilhada devido ao fato de que várias pessoas podem oferecer determinadas quantias que, somadas, representam o valor monetário necessário para que um certo negócio atinja seus objetivos.

Portanto, para o empreendedor, o P2P é um empréstimo. Para as pessoas que estão oferecendo o dinheiro, é uma forma de investimento, diferente daquelas que já conhecemos. 

Como funciona o Peer-to-Peer Lending?

Talvez esteja passando pela sua cabeça a seguinte pergunta: “por que alguém investiria em uma empresa que pouco conhece, se existem opções de investimento mais seguras nos bancos?”.

A resposta é simples: por conta da taxa de juros. Em um empréstimo normal, o investidor deposita seu dinheiro no banco, que paga uma taxa de juros mensal como forma de compensação. Já o empreendedor solicita um empréstimo para suprir suas necessidades e, obviamente, paga uma taxa de juros por utilizar um dinheiro que não é seu. 

Dessa maneira, podemos dizer que o banco nada mais é do que um intermediador entre as duas pontas. E, como já deve saber, as taxas para os investidores apresentam valores pouco vantajosos, enquanto aquelas para os empreendedores são consideradas elevadas.

A opção fornecida pelo P2P dá a possibilidade de eliminar o intermediador, ou seja, os bancos. Assim, o investidor consegue um retorno mais alto para seu dinheiro, enquanto o empreendedor tem acesso a um empréstimo com taxa de juros mais baixas. 

É importante ressaltar que a diferença entre as taxas de juros do investimento e do empréstimo (cobrada pelos bancos) é conhecida como spread bancário. Nos dias atuais, o Brasil se localiza no topo do ranking dos países que possuem os maiores spreads bancários do mundo. Portanto, o P2P se torna uma excelente opção!

Quais são as principais vantagens?

Além de garantir que o empresário consiga um empréstimo que possua taxas de juros dentro de sua realidade, o Peer-to-Peer Lending tem outras vantagens. A burocracia para a aprovação de um empréstimo é consideravelmente menor, bem como a rapidez para a liberação da quantia financeira. 

Deve-se considerar ainda a facilidade de se acessar as empresas especializadas em P2P. Por não necessitarem de estruturas grandiosas, essas instituições são mais enxutas e ágeis. Nesse sentido, para encontrá-las, basta se conectar à internet e pesquisar pelas melhores empresas desse setor. 

Para obter capital de giro, basta que o empreendedor convença os investidores que estão apostando em sua empresa. Portanto, invista na apresentação do seu modelo de negócio, evidenciando:

  • um plano bem estruturado;
  • os passos exatos que a companhia pretende dar;
  • os principais objetivos e metas a serem alcançados.

Assim, é muito mais fácil conseguir a quantia financeira necessária para iniciar o seu negócio ou expandir suas ações!

Qual é o futuro do P2P?

A cada dia que se passa, novas tecnologias vão surgindo e mudam a forma como vivemos, nos relacionamos e, principalmente, como fazemos negócios. Porém, como já ressaltado, o P2P é uma modalidade de empréstimo extremamente vantajosa e tem tudo para perdurar. 

Fora do Brasil, o Peer-to-Peer Lending já não é novidade. Essa modalidade contém um mercado bilionário em vários países como Austrália, China, Estados Unidos e Inglaterra. 

Mais de 1 milhão de pessoas já recorreram a essa alternativa, e a Zopa (plataforma que fundou o P2P) já emprestou mais de R$5 bilhões, desde 2005. No mercado americano, as duas principais empresas (Lending Club e Prosper) já emprestaram, juntas, cerca de R$60 bilhões. 

No Brasil, já existem empresas especializadas nessa modalidade de empréstimo, 100% on-line. Em outras palavras, se o grande empecilho para investir em sua empresa era o recurso financeiro, a solução está em suas mãos. 

O Peer-to-Peer Lending é uma modalidade que vai ajudar milhões de pessoas a realizarem o seu sonho do próprio negócio. Não deixe essa oportunidade passar e busque já o seu empréstimo!

Caso tenha ficado alguma dúvida, ou você queira mais informações, entre em contato conosco que teremos todo prazer em lhe ajudar!