Você faz a gestão financeira do seu negócio, mas se perde em meio aos números? Já começou a acumular algumas dívidas e gostaria de estar em uma posição melhor, mas ainda não tem certeza do que pode ser feito para mudar esse cenário?

Tudo depende do conhecimento sobre os princípios básicos da administração financeira. O objetivo dessa prática é controlar e administrar todo o dinheiro que passa pelo caixa da sua empresa de acordo com as suas demandas e prioridades.

A partir dessa prática, consegue-se monitorar todos os detalhes, que abrangem vendas a prazo, possibilidades de investimento, e controle dos recursos e do estoque.

O resultado é o desenvolvimento da sua empresa, já que fica mais claro o caminho que deve ser seguido, quais gastos podem ser reduzidos e a melhor maneira de empregar o seu dinheiro.

Neste post, vamos apresentar 5 princípios básicos da gestão financeira. Eles podem ajudar o dia a dia e os resultados do seu negócio. Confira!

1. Controle de estoque

Esse é um item fundamental para a administração financeira, porque itens parados representam custos. Ou seja, quanto mais tempo o produto fica no estoque, mais isso custa.

O ideal é gerenciar esses itens para evitar gastos desnecessários. Ao mesmo tempo, é preciso garantir o atendimento dos pedidos dos clientes.

Um método que pode ser usado para o controle de estoque é a Curva ABC, que lista os produtos mais ou menos relevantes considerando o faturamento e o volume de vendas de cada item. Com isso, você pode traçar estratégias e definir quais itens devem ser comprados em maior quantidade.

Os dados também possibilitam programar compras e vendas para evitar desperdícios e trabalhar com o estoque mínimo — método que garante apenas o necessário para cobrir possíveis atrasos dos fornecedores. O resultado dessa prática é um fluxo de caixa mais dinâmico, com entrada e saída de dinheiro o tempo todo.

2. Fluxo de caixa

Essa ferramenta ajuda a controlar toda a movimentação financeira e projetar investimentos, contas a pagar e a receber, necessidade de empréstimos e por aí vai. Quando o fluxo de caixa é mal gerenciado, a consequência é prejuízos de tempo, dinheiro e esforços.

O ideal é que o controle seja feito diariamente. Com esses dados, você pode prever o que acontecerá pelo prazo de até 1 ano. Para ajudar nessa empreitada, conte com a ajuda de sistemas de gestão, que facilitam os cálculos, e evitam erros e retrabalho.

Acredite: dessa forma, você consegue quitar as dívidas e evita entrar no vermelho.

3. Definição de custos e preços

Esses itens devem ser embasados pela administração financeira. Isso evita a supervalorização dos preços e a precificação errada. Ou seja, o valor cobrado é justo para a sua empresa e para o cliente. Caso contrário, mesmo com um bom volume de vendas o seu negócio pode apresentar prejuízos.

Da mesma forma, o preço muito alto poderá diminuir as vendas e fazer seu negócio perder espaço no mercado. Para evitar essa situação, você deve trabalhar com uma planilha de custos, que considere os fixos e os variáveis acrescidos da margem de lucro. Desse modo, atinge-se um preço justo para todos.

4. Planejamento 

Essa questão permite ao empreendedor saber onde quer chegar e o que é preciso fazer. O primeiro passo é elaborar o planejamento estratégico, que define as missões (razões de existência da empresa) e objetivos estratégicos (desafios que devem ser superados).

A partir disso, sabe-se qual caminho seguir, além dos objetivos, responsabilidades e prazos de cada ação. Essa parte ainda deve ser aliada ao plano tático anual, ou seja, o orçamento. Esse documento consiste no detalhamento de receitas e despesas, além de aspectos contábeis que ajudarão a conduzir o seu negócio.

5. Controle sobre o lucro

O objetivo, aqui, é adequar o planejamento financeiro ao lucro obtido. Essa situação só é necessária quando o seu objetivo não é alcançado. Assim, é preciso rever investimentos, despesas, custos ou portfólio de produtos, por exemplo. Caso contrário, basta aumentar seu negócio e repetir o lucro. 

Agora que você conheceu os 5 princípios básicos da gestão financeira, que tal colocá-los em prática? Deixe seu comentário e conte para a gente o que já faz e o que ainda precisa melhorar!