A confusão entre o dinheiro do negócio com o dinheiro da sua casa é uma das principais ações que contribuem para a imprecisão das suas atividades. Sem a percepção de como está indo a empresa, de quanto você está ganhando exercendo essa atividade, mais longe de saber qual é o lucro de seu empreendimento e o qual o potencial você está deixando de aproveitar do seu negócio.

Uma das ações mais comuns que observamos é o filho pedir uma pipoca e você precisar fazer uma compra com o dinheiro do caixa da empresa, ou você pensar em realizar um investimento para o seu negócio e pagar com o dinheiro da sua casa ao invés de buscar pagar determinado bem com o lucro do próprio negócio.

Elegemos 3 hábitos que vão ajudar a separar o dinheiro pessoal do profissional e com certeza terá mais controle sobre as finanças e poder nas decisões sobre o negócio.

1) Defina seu salário

A maioria dos empreendedores acreditam que por serem os donos do negócio não precisam de um salário fixo, e por isso, vão retirando quanto querem por mês. Esse é o grande X da questão.

Para te ajudar a controlar suas finanças, é necessário que você defina o “salário” que a sua empresa vai pagar para você mesmo. Isso é importante que você irá planejar os seus gastos pessoais de acordo com o que você ganha no mês.

2) Use conta corrente separada

Outra ação fundamental para contribuir com o controle das despesas é possuir contas separadas, uma para o empreendimento, outra para as questões pessoais. Esse hábito irá te dar mais percepção de quanto o seu negócio está faturando ou de quanto precisa faturar.

É importante que você saiba se a sua retirada mensal é equivalente com as suas contas, se o seu negócio está produzindo o quanto você quer ou quanto precisa faturar para realizar investimentos necessários para o negócio, essa divisão irá te ajudar no controle.

3) Não misture as despesas

Para ter uma gestão eficaz sobre as finanças pessoais e profissionais, não se deve misturar os gastos, investimentos de cada área. É importante que tenhamos sempre em mente que é preciso separar como se fossem duas vidas diferentes, até porque são.

Apesar de ser você o motor da sua vida e do seu negócio, os hábitos de controle pessoal e profissional precisam andar juntas, somente com a compreensão que são setores independentes e precisam de vidas separadas para que ambas se mantenham saudáveis.

Agora você já sabe o que precisa ser feito para obter controle e êxito no controle de suas finanças pessoais e do negócio.