Existem diversos motivos que podem levar um negócio a solicitar crédito. Entre eles, estão a necessidade de ter capital de giro, fazer investimentos ou quitar um compromisso financeiro. Mas nem sempre o empreendedor sabe como conseguir empréstimo para sua empresa.

Nesses casos, é fundamental buscar por crédito mais acessível e vantajoso para evitar endividamentos. Afinal, existem oportunidades que não comprometem as finanças da empresa e que podem ser, de fato, um bom negócio para a companhia.

Quer saber como conseguir o melhor empréstimo para sua empresa? Continue a leitura e confira as 4 dicas que preparamos para você!

Como conseguir empréstimo para empresa?

Antes de buscar o empréstimo, é importante analisar alguns fatores que podem influenciar a sua decisão. Lembre-se de que essa será uma dívida contraída pela empresa e o processo deve ser bem pensado. Caso contrário, pode resultar em prejuízos no médio e longo prazo.

Confira nossas dicas para fazer a melhor escolha na busca por crédito:

1. Avalie as necessidades da empresa

O primeiro passo antes de pedir um empréstimo é identificar as reais necessidades do negócio. Por exemplo, o objetivo é investir em novos projetos ou pagar contas que estão atrasadas? Você deve avaliar essas questões com cuidado para tomar a decisão mais acertada.

Conhecer a finalidade do empréstimo também é necessário para definir corretamente o valor que precisará ser contratado. Assim, você não corre o risco de solicitar um montante excessivo ou insuficiente, que afetará o orçamento empresarial.

2. Faça um planejamento

O planejamento envolve definir a destinação exata do dinheiro e a forma como será feito o pagamento do empréstimo. Para isso, pode ser preciso fazer alguns reajustes no orçamento — para que a dívida seja quitada com tranquilidade e no prazo definido.

3. Pesquise as alternativas disponíveis no mercado

Cada instituição financeira e tipo de empréstimo apresenta características específicas. Entre elas, estão os fatores de restrição, exigências, taxas, prazos, custos e os limites de pagamento. Todas as questões podem variar consideravelmente entre cada alternativa.

É possível buscar por linhas de crédito destinadas especificamente ao objetivo desejado, como comprar equipamentos, obter capital de giro ou ampliar o espaço físico. Em outros casos, pode ser necessário apresentar algum tipo de garantia.

Essas questões afetam as condições ofertadas, os custos e as opções da empresa. Desse modo, para saber qual é a alternativa mais adequada para as suas necessidades, é essencial conhecer o que o mercado oferece.

4. Verifique o custo total dos empréstimos

Outra dica essencial na busca por crédito é verificar qual será o custo efetivo total do empréstimo. Afinal, os juros cobrados sobre o valor emprestado pelas instituições financeiras não é o único custo envolvido no processo. Também podem ser cobradas taxas administrativas e outras despesas.

Nesse caso, vale a pena comparar as linhas de crédito, a fim de identificar a possibilidade mais interessante para o seu negócio. Por fim, não deixe de incluir todos os custos — e a projeção do pagamento mensal da dívida — no plano de negócios. Assim, se torna mais fácil se comprometer com o pagamento — evitando a inadimplência

Quais são as principais alternativas para obter empréstimo?

Como você viu, é importante conhecer as alternativas do mercado no momento de pedir um empréstimo. Afinal, nem sempre as opções mais comuns são as mais adequadas para as suas necessidades.

Se você ainda tem dúvidas sobre como conseguir o melhor empréstimo para o seu negócio, confira algumas alternativas disponíveis no mercado:

Linhas de crédito para empresas

Existem diversas linhas de crédito disponíveis no mercado específicas para empresas. Elas também podem ser ofertadas em conjunto com ações do Governo, visando incentivar a economia.

A alternativa se diferencia por ter características únicas acerca da forma de pagamento e taxas de juros. Além disso, é comum que as linhas de crédito tenham uma finalidade específica, cabendo à empresa justificá-la ao receber o empréstimo.

Empréstimo bancário

O empréstimo bancário é obtido por meio de uma instituição financeira, devidamente autorizada pelo Banco Central. Nesse caso, banco ou financeira empresta uma quantia financeira que deve ser devolvida em um prazo determinado, acrescida de juros.

As condições de pagamento e as taxas cobradas são definidas antes da concessão do empréstimo. Por isso, é importante avaliá-las antes da contratação.

Essa é uma modalidade de empréstimo que pode ser interessante para quem precisa de dinheiro sem a necessidade de comprovar o destino do dinheiro. Contudo, os custos podem ser muito maiores para o empreendedor.

Recursos via sócios

Ter sócios pode ser uma alternativa para obter recursos financeiros para a empresa. Entretanto, vale ressaltar que o sócio deve estar ciente de suas responsabilidades e direitos desde o início da sociedade, ainda na assinatura do contrato social.

É importante também manter uma total transparência financeira — a fim de evitar problemas com o novo sócio. Lembre-se de que, mesmo contribuindo apenas com o dinheiro, o sócio tem o direito de participar do negócio e das tomadas de decisão.

Empréstimo peer to peer

Por fim, se você deseja saber como conseguir empréstimo mais fácil, barato e acessível para sua empresa, precisa conhecer as possibilidades que vão além das grandes instituições financeiras. É o caso do empréstimo peer to peer (P2P).

Nessa modalidade, um investidor concede crédito para empreendedores executarem seus projetos. O processo acontece por intermédio de uma plataforma especializada, que oferece suporte a ambas as partes.

Para os investidores, a modalidade funciona como um investimento de renda fixa. Como retorno, você receberá o dinheiro aplicado acrescido dos juros do período. O pagamento é mensal e, para reduzir os riscos da aplicação, é possível investir em mais de uma empresa.

No caso das companhias, uma das principais vantagens está no fato de que não há burocracias envolvidas no processo de concessão de crédito — diferente das instituições tradicionais. Além disso, taxas de juros também são menores quando comparadas às praticadas por bancos e factorings.

O processo também é desenvolvido para se tornar mais fácil e acessível para qualquer negócio — inclusive para pequenos empreendedores. A contratação é online e segura, sem necessidade de garantia real. Além disso, a análise da solicitação é rápida e efetiva, proporcionando transparência na contratação.

Como todo o processo é digital, é possível fazer uma simulação de quanto você precisa e em quantas parcelas pretende pagar. Assim, você pode conferir, de maneira simples, quais são as melhores condições nessa modalidade.

Agora você sabe como conseguir empréstimo para empresa e usufruir de alternativas mais vantajosas disponíveis no mercado. Então avalie as possibilidades e escolha a opção mais alinhada às necessidades do seu negócio.

Quer descobrir como a modalidade de empréstimo peer to peer lending pode ajudar o seu negócio? Faça uma simulação e confira os benefícios de optar pelo P2P para impulsionar a sua empresa!