O investimento peer to peer é uma aplicação ainda pouco conhecida por muitos investidores, mas que está ganhando cada vez mais popularidade. Isso porque ele pode oferecer juros mais baixos para empresas que buscam crédito, enquanto traz oportunidade de retorno significativo para investidores.

Mas, será que essa é a oportunidade ideal para você? É importante saber que o peer to peer apresenta algumas diferenças em relação a investimentos tradicionais do mercado.

Logo, vale a pena entender seus detalhes para avaliar a opção.

Então continue a leitura para saber mais sobre o tema e conhecer 4 cuidados que você deve ter antes de investir nessa alternativa!

O que é peer to peer?

O P2P (peer to peer) é uma forma de empréstimo coletivo, em que pessoas investem em projetos sem a mediação e a burocracia de uma instituição financeira tradicional.

Por isso, ele costuma envolver taxas menores e parcelas flexíveis para aqueles que buscam o crédito.

Essa modalidade é destinada para pequenos negócios. No P2P, diferentemente do empréstimo em bancos, o empreendedor está negociando diretamente com o investidor.

Um lado solicita o crédito necessário para realizar os seus projetos e o outro investe uma quantia em troca de juros.

As transações são realizadas em uma plataforma — que tem critérios para selecionar quem pode solicitar um empréstimo. Com isso, é possível encontrar taxas de rentabilidade interessantes, sem abrir mão da segurança. E você pode investir em mais de uma empresa, diluindo riscos.

Qual a importância de escolher um investimento com cautela?

No mercado financeiro é possível encontrar diversos investimentos. Para decidir entre eles e montar sua carteira de investimentos, você deve considerar pontos centrais, como os riscos de cada um. Desse modo, existem cuidados indispensáveis para ter mais segurança na tomada de decisão.

No caso dos empréstimos P2P, por exemplo, existem riscos relacionados ao fato de empreendedores não pagarem as parcelas. Esse tipo de dificuldade pode ser minimizado com alguns cuidados importantes — como você verá a seguir.

4 Cuidados que você deve ter antes de investir!

Depois de entender o conceito de peer to peer, vale a pena conhecer os principais cuidados que devem ser ponderados antes de realizar o investimento.

Confira a seguir 4 pontos de atenção!

  1. Identificar seu perfil de investidor

Em primeiro lugar, é preciso conhecer o seu perfil de investidor. Ele funciona como um guia para você traçar o seu percurso, avaliando quais investimentos são compatíveis com os seus objetivos e propensão ao risco.

Considerando esses aspectos, existem três perfis de investidor: o conservador, o moderado e o arrojado. O investidor conservador é aquele que não deseja correr muitos riscos durante suas aplicações, mesmo que isso signifique ter uma rentabilidade mais baixa.

O investidor moderado ainda foca a maior parte de seus recursos em investimentos mais seguros. Mas, eventualmente, ele aceita correr mais riscos em busca de um retorno maior para a carteira.

Por outro lado, o arrojado é o investidor que busca maior potencial de ganhos — aceitando riscos mais elevados.

Nesse contexto, a modalidade peer to peer pode fazer parte da carteira desses três perfis. Isso porque ela é considerada uma opção de renda fixa, mas pode trazer maior potencial de ganhos — equilibrando os riscos da carteira.

Assim, investidores conservadores podem se interessar na previsibilidade dos juros. Enquanto isso, investidores moderados e arrojados podem ser atraídos pela rentabilidade maior na renda fixa, vendo o P2P como uma maneira de diversificar a parcela mais segura da carteira.

  1. Entender seus objetivos pessoais e prazos dos investimentos

Depois do perfil, você deve pensar nos seus objetivos. Ao entender onde deseja chegar e o percurso necessário até lá, há melhores chances de tomar melhores decisões de investimentos. Nesse contexto, é preciso pensar em prazos e metas para sua carteira.

A partir disso, ficará mais fácil definir os investimentos de acordo com a data de vencimento.

Confira os principais prazos para investimentos:

  • curto prazo: em geral, objetivos de até 1 ano;
  • médio prazo: metas para realização em até 5 anos;
  • longo prazo: planos para além de 5 anos.
  1. Verificar a regulamentação da plataforma P2P

Toda organização, independentemente do seu tamanho, deve ter um CNPJ regularizado para atuar formalmente. Além das empresas tradicionais, essa norma também é válida para fintechs, fundos de investimentos e plataformas P2P.

Dessa maneira, você pode consultar o CNPJ das instituições financeiras que representam as plataformas e verificar se elas estão autorizadas a funcionar e desempenhar aquela função.

Além disso, é indicado analisar outros aspectos relacionados à empresa. Por exemplo, como a plataforma examina os negócios tomadores de crédito, como formaliza suas operações e a segurança oferecida aos envolvidos.

  1. Diversificar o portfólio

Como você viu, a diversificação é um cuidado relevante. No mercado financeiro, há o conselho de “não colocar todos os ovos em uma mesma cesta”. Ou seja, não focar seu capital em apenas um investimento.

Se isso acontece, os riscos tendem a ser mais altos.

Então, na hora de compor o seu portfólio de investimentos, vale a pena diversificar as opções. Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais o investimento peer to peer está ganhando popularidade — ele oferece mais uma possibilidade de diversificação além dos investimentos tradicionais.

Assim, se o seu capital estiver distribuído em diferentes investimentos, você pode estar mais seguro. É possível, inclusive, diversificar dentro da proposta P2P.

Afinal, é possível escolher participar de projetos variados — reduzindo o impacto dos riscos de uma única empresa.

Entender o que é o investimento peer to peer permite ao investidor aproveitar novas possibilidades no mercado. Contudo, não deixe de aplicar os 4 cuidados que acompanhou neste post para ter mais segurança em suas escolhas!

Quer entender mais sobre as oportunidades do peer to peer? Então conheça as alternativas que a Tutu Digital tem a oferecer para quem deseja ter investimentos P2P na carteira!