Muitas pessoas investem na poupança, principalmente por conta da segurança e praticidade. No entanto, a caderneta não tem oferecido uma rentabilidade satisfatória. Por isso, tem aumentado a procura por investimentos mais rentáveis.

Nos últimos anos, a poupança não tem sequer conseguido repor as perdas ocasionadas pela inflação. Sendo assim, vale a pena se informar sobre onde investir para fazer o seu dinheiro render mais e melhor.

Neste post, você verá alternativas tão seguras quanto a poupança e opções de maior risco, mas com maior potencial de ganhos. Continue lendo e conheça 9 investimentos mais rentáveis que o investimento mais popular do país!

1. Tesouro Selic

Uma maneira segura de investir o seu dinheiro e obter uma rentabilidade melhor que a da poupança é o Tesouro Selic. Trata-se de um tipo de título público negociado na plataforma Tesouro Direto e cuja rentabilidade é atrelada à taxa Selic.

Se você se preocupa com segurança, saiba que esse investimento é garantido pelo Governo Federal. Por isso, está entre os investimentos mais seguros do Brasil — e apresenta liquidez diária.

2. CDB

A sigla CDB se refere a certificado de depósito bancário, que é um tipo de título privado. Comprá-lo é o mesmo que emprestar dinheiro para um banco, de modo que ele tenha recursos para repassar a quem precisa tomar empréstimo.

A rentabilidade do CDB é atrelada à taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), cujo valor é similar à taxa Selic. Os CDBs são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito, de modo que é possível recuperar o valor investido caso a instituição financeira quebre.

No entanto, é preciso atentar para as regras de cobertura. O limite é de R$250 mil por CPF, por instituição, com um limite global de R$1 milhão, renovável a cada 4 anos.

3. LCI e LCA

As siglas se referem à letra de crédito imobiliário e letra de crédito do agronegócio. Esses investimentos são muito parecidos com o CDB, visto que são de renda fixa e têm a cobertura do FGC.

No entanto, quando uma pessoa investe em LCI ou LCA, seu dinheiro é direcionado para projetos do setor imobiliário ou do agronegócio. Vale destacar outra particularidade desse investimento: ele é isento de Imposto de Renda.

4. Fundo de renda fixa

Em um fundo, os investidores aportam seus recursos e usufruem de uma estrutura que pode ser interessante. Isso porque existe um gestor que faz a alocação de recursos para que os investidores não precisem tomar decisões por conta própria.

Existem os fundos de renda fixa, que investem apenas em ativos de renda fixa. Estes podem ser títulos públicos federais ou títulos emitidos por instituições financeiras. Por geralmente terem ativos diferentes, os fundos são uma maneira de diversificar a carteira sem aumentar muito o risco.

5. Previdência Privada

Você acabou de ver alguns investimentos tão seguros quanto a poupança, porém mais rentáveis. No entanto, existem investimentos que oferecem ganhos ainda melhores, que podem ser interessantes para quem tolera riscos um pouco maiores.

Um deles são os planos de Previdência Privada — a depender do nível de risco assumido. Há dois tipos de planos:

  • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre);
  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Esse investimento geralmente é indicado para objetivos de médio e longo prazo. No geral, os planos envolvem investimentos de renda variável. Nesse caso, não é possível garantir que eles terão boa rentabilidade no futuro.

Quem aceita o risco, porém, pode obter ganhos interessantes na comparação com planos de Previdência mais conservadores.

6. Debêntures

As debêntures são uma maneira de você emprestar dinheiro para uma empresa, a fim de ajudá-la a financiar sua dívida ou projetos. É um investimento de renda fixa, mas isso não significa que esteja livre de riscos maiores.

Um dos riscos de uma debênture reside na possibilidade de a empresa não arcar com o pagamento do que deve a você. Além disso, elas geralmente possuem um prazo longo para resgate. Caso você queira vender seus títulos, pode não ser fácil encontrar alguém interessado.

Vale destacar que existem as debêntures incentivadas. Elas são isentas de Imposto de Renda, o que pode torná-las mais atrativas. De qualquer modo, é importante avaliar se o risco desse investimento está alinhado com o seu perfil de investidor.

7. Ações

Uma ação é uma fração do capital social de uma empresa. Comprar uma ação faz de você um sócio, que tem direito a participar dos resultados. No entanto, visto que se trata de um investimento de renda variável, não é possível saber com antecedência quanto lucro você obterá com uma ação.

Existem duas principais maneiras de ter ganho de capital com ações:

  • pela valorização do papel;
  • pela distribuição de proventos — por exemplo, dividendos e juros sobre o capital próprio.

No entanto, tenha em mente que as ações são consideradas um investimento mais arriscado. Assim, se diferenciam bastante da poupança, mas podem ter bom potencial de ganho para quem aceita maiores riscos.

8. Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários alocam recursos em ativos do mercado imobiliário. Em alguns casos, esses ativos são imóveis físicos, como shopping centers e prédios comerciais. Desse modo, o investidor, conhecido como cotista, se beneficia da distribuição do lucro obtido com os aluguéis.

Assim como nas ações, você pode obter ganho de capital com a valorização da cota ou com a distribuição de proventos. Mas lembre-se que os fundos imobiliários são um investimento de renda variável. Portanto, é preciso avaliar se eles estão de acordo com a sua tolerância ao risco.

9. Investimentos P2P

Quando as empresas precisam financiar suas operações, elas geralmente recorrem aos bancos. Assim, elas conseguem acessar recursos que foram disponibilizados por investidores. No entanto, esse tipo de operação pode apresentar um alto custo decorrente das taxas de juros.

E se fosse possível as empresas obterem crédito diretamente com os investidores? Isso é viável — e é conhecido como P2P lending (empréstimo peer-to-peer, ou empréstimo de pessoa para pessoa). A empresa se beneficia desse tipo de crédito, uma vez que ele apresenta juros mais baixos.

O credor também se beneficia, visto que a rentabilidade pode ser maior que a de investimentos como o Tesouro Selic e os CDBs. Por isso, alocar parte do seu capital em alternativas P2P pode ser bastante interessante.

O risco de conceder esse empréstimo é maior na comparação com a caderneta de poupança. Dessa forma, é importante considerar o seu perfil de investidor e avaliar se ele faz sentido para sua carteira. Se fizer, vale buscar por empresas conceituadas no mercado que oferecem a alternativa.

Como vimos, você não precisa se limitar à poupança para investir o seu dinheiro. Existem investimentos mais rentáveis, com diferentes níveis de risco. Analise-os e verifique se seria interessante incluí-los na sua carteira de investimentos!

Quer saber mais sobre P2P lending? Acesse nosso post sobre empréstimo peer-to-peer!