Antes de fazer um investimento, qualquer pessoa ou empresa se pergunta quanto poderá lucrar, certo? Se a perspectiva é a de que o retorno financeiro será ruim, pode ser melhor procurar alternativas mais rentáveis.

Por isso, é importante avaliar a taxa de retorno de investimento antes de fazer um aporte. Desse modo, você tem mais chances de tomar a melhor decisão ao escolher entre diversos investimentos.

Neste post, será possível compreender o que é taxa de retorno de investimento e como calculá-la. Você verá também quais são as vantagens de avaliar esse indicador e quais cuidados é preciso ter ao analisá-lo.

Continue lendo e entenda!

O que é taxa de retorno de investimento?

A taxa de retorno de investimento é uma maneira simples de calcular o retorno financeiro de um investimento. Ela é conhecida também pela sigla ROI (return on investment, ou retorno sobre o investimento).

Ela pode ser útil tanto para quem deseja investir em títulos de renda fixa quanto em ativos de renda variável. Além disso, o ROI é amplamente usado nos negócios quando o objetivo é medir quanto retorno um determinado gasto trouxe.

Por exemplo, quando as empresas elaboram e executam estratégias de marketing, faz-se uma avaliação do ROI. Assim, é possível compreender quanto lucro cada real gasto está trazendo.

O mesmo ocorre com os investimentos que você faz ou tem a intenção de fazer. Calculando a taxa de retorno de investimento, é possível determinar o quanto ele é interessante.

Mas, na prática, como fazer esse cálculo? Você encontrará a resposta no tópico seguinte!

Como calcular a taxa de retorno de um investimento?

Para calcular o ROI de um investimento, é preciso verificar a relação entre o lucro líquido e o valor investido. Quando as empresas querem medir o retorno que determinado gasto proporcionou, elas usam a seguinte fórmula:

ROI = (receita – investimento) ÷ valor investido

Ou simplesmente:

ROI = lucro líquido ÷ valor investido

Quando se subtrai a receita do investimento, encontra-se o lucro líquido. Com a fórmula, você descobre qual é a proporção entre esse lucro e o investimento feito inicialmente.

Quando se trata de investimentos feitos no mercado financeiro, é preciso ter atenção para não confundir os elementos do cálculo. No caso da receita, considere que ela se refere ao montante composto pelo capital investido e os rendimentos.

Mas é preciso lembrar que taxas e impostos impactam o ganho. Por exemplo, em CDBs (certificados de depósito bancário), é preciso pagar o IOF (imposto sobre operações financeiras) quando o investimento dura menos de 30 dias.

Além disso, esse investimento está sujeito à tabela regressiva do Imposto de Renda. LCIs e LCAs (letras de crédito imobiliário e do agronegócio), por outro lado, são isentos de IR. Isso deve ser descontado do lucro líquido.

Por outro lado, existem investimentos, como ações e fundos imobiliários, que pagam proventos. Tais ganhos devem ser somados ao lucro obtido com ganho de capital para que se faça um cálculo exato do ROI do investimento, por exemplo.

Como você pode ver, a depender do investimento pode haver a ocorrência de taxas ou ganhos específicos. Lembre-se de que o ganho líquido deve considerá-las.

Quais são as vantagens de calcular o ROI de um investimento?

O ROI é um dos melhores indicadores para fazer a avaliação do desempenho de um investimento. Com ele, é possível medir a eficiência da alocação de recursos que você fez ou tem a intenção de fazer.

Desse modo, você tem um direcionamento melhor para tomar suas decisões de investimento. Uma característica interessante do cálculo do ROI é sua simplicidade. Com a fórmula, você pode calcular o retorno de um investimento sem maiores dificuldades.

Contudo, é preciso ter cuidado ao comparar alternativas de investimento. Você entenderá melhor no próximo tópico!

Quais são as limitações do cálculo do ROI de um investimento?

Suponhamos que você queira comparar a rentabilidade de dois investimentos — um deles é um CDB e o outro é a ação de uma empresa. Na prática, não é possível fazer esse tipo de comparação com eficiência. Isso porque a avaliação deve ser mais complexa.

Por exemplo, ao avaliar um CDB nos últimos 12 meses, talvez chegue à conclusão de que o ROI foi de 2%. Analisando a ação, você descobre que ela proporcionou um ROI de 15% no mesmo período. Olhar apenas para a taxa de retorno pode indicar a alternativa mais lucrativa.

No entanto, as ações oferecem um risco muito maior — e esse fator é ignorado no cálculo. Por isso, para analisar o ROI, é preciso considerar investimentos semelhantes, com níveis de risco e liquidez similares.

Ademais, o cálculo do ROI pode não ser o ideal para alguns investimentos de longo prazo. Isso porque o foco do cálculo está na alta rentabilidade. Mas, com o passar do tempo, alguns investimentos de baixa rentabilidade passam por uma maturação.

Assim, eles podem passar a dar um retorno superior, que não é considerado no cálculo do ROI. Portanto, tenha cuidado com esse indicador para evitar prejudicar os seus objetivos financeiros de longo prazo.

Que outros fatores é preciso avaliar antes de investir?

Fica claro que o ROI é um indicador que deve ser analisado em conjunto com outros fatores. Mas que fatores seriam esses? Mesmo que a lucratividade de um investimento seja interessante, é preciso avaliar, por exemplo, se ele está de acordo com o seu perfil de investidor.

Afinal, ao fazer um investimento, é preciso assumir algum nível de risco. Além disso, é necessário considerar os seus objetivos financeiros. O fato de seus objetivos serem de curto, médio ou longo prazo tem um impacto significativo na escolha de investimento.

Deixar de considerar esses pontos pode fazer com que você tome decisões que não combinam com suas preferências no mercado. Por isso, veja o ROI como um entre diversos fatores que podem ser utilizados na análise.

O cálculo da taxa de retorno de investimento é uma boa ferramenta para quem precisa calcular o retorno de um aporte. No entanto, lembre-se de que é preciso analisar o cenário com uma visão mais ampla, considerando também o seu perfil, os seus objetivos e outras características do investimento!

Quer ter um retorno justo com os seus investimentos? Saiba como investir por meio da Tutu Digital!