A cultura organizacional reúne os valores, crenças e hábitos corporativos. Dentre eles, está a preocupação com o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Esse processo envolve a criação de uma gestão de benefícios eficiente e que possa contribuir para o aumento produtivo de uma empresa.

Os salários já não são mais os principais diferenciais de um negócio na hora de atrair novos talentos. As pessoas, atualmente, buscam qualidade de vida e, no setor empresarial, isso está associado ao conjunto de vantagens oferecido pelas companhias. Dessa forma, uma boa gestão de benefícios torna o RH estratégico.

Afinal, o departamento trabalha tanto com a atração de novos talentos e profissionais de capacidade reconhecida quanto com a retenção desses colaboradores. Para isso, é necessário contar com um conjunto de benefícios — como vale-transporte, plano de saúde e crédito consignado — que promovam satisfação pessoal e estimule o trabalho.

Agora que você já sabe o que é a gestão de benefícios e sua importância para a cultura organizacional, que tal entender como ela pode ajudar a aumentar a produtividade? É só acompanhar os próximos parágrafos!

Políticas claras

Não adianta oferecer vantagens para seus colaboradores e não deixar claro para eles como funciona a concessão desses benefícios. Ao invés de aumentar a satisfação desses profissionais, você criará um ambiente de desconfiança e falta de motivação. Isso trará impactos negativos para o negócio.

Porém, com políticas claras, seus funcionários entendem corretamente sobre tudo o que têm para receber: se há coparticipação ou não, quais porcentagens precisam pagar, se têm direito ao vale-transporte e vale-refeição, como funciona o crédito consignado, o direito ao plano de saúde e como é feita a concessão dos benefícios. Assim, têm uma compreensão maior de como esse processo impacta suas vidas — melhorando o ambiente de trabalho.

Menos rotatividade

Se uma empresa tem uma política de benefícios consistentes e, consequentemente, colaboradores mais satisfeitos, a taxa de rotatividade de profissionais irá reduzir. Dessa forma, não precisa investir em tantos processos seletivos e o negócio passa a trabalhar com mais uniformidade e eficiência.

Isso acontece porque a sua equipe não fica desfalcada por causa de postos de trabalhos vagos e nem há necessidade de aguardar que novos colaboradores passem por treinamento e se adequem às respectivas funções.

Ambiente de trabalho positivo

Quando se tem funcionários satisfeitos com o trabalho, há menos chances de que aconteçam atritos na empresa. Em um lugar em que todos se sentem reconhecidos, as pessoas terão mais disposição para exercer suas funções e haverá menos abertura para crises de ciúmes ou intrigas entre os colaboradores.

Esse ambiente positivo é favorável para o maior rendimento desses profissionais, o que impacta positivamente a rotina empresarial, trazendo melhores resultados e rendimentos.

Melhora financeira

Se não bastasse um ambiente de trabalho mais saudável, maior dedicação profissional e satisfação com o trabalho, uma boa gestão de benefícios acaba por impactar a rotina produtiva, que tem relação direta com os resultados financeiros do negócio.

Quando há aumento de qualidade da mão de obra e crescimento da produção, a empresa tende a vender mais e, consequentemente, consegue fazer crescer os seus lucros.

As empresas só têm a ganhar com um time de colaboradores satisfeitos e motivados. Assim, uma gestão de benefícios eficiente é essencial para a construção de um ambiente de trabalho saudável, o que repercutirá no desempenho do seu negócio.

Gostou deste artigo sobre a importância da gestão de benefícios para o aumento da produtividade na empresa? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes!