Isso acontece com a maioria de nós em algum momento ou outro: você está em um coquetel, e “o fanfarrão” aparece do seu jeito se gabando de seu último movimento no mercado de ações. Desta vez, ele assumiu uma posição longa no Widgets Plus.com, o mais recente e maior comerciante online de aparelhos domésticos. Você descobre que ele não sabe nada sobre a empresa, está completamente apaixonado por ela e investiu 25% de seu portfólio esperando que ele possa dobrar seu dinheiro rapidamente.

Você, por outro lado, começa a se sentir um pouco presunçoso sabendo que ele cometeu pelo menos quatro erros comuns de investimento. Aqui estão os quatro erros que o fanfarrão residente cometeu, além de mais quatro para uma boa medida.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

  • Erros são comuns ao investir, mas alguns podem ser facilmente evitados se você os reconhecer.
  • Os piores erros são não montar um plano de longo prazo, deixar que a emoção e o medo influenciem suas decisões, e não diversificar um portfólio.
  • Outros erros incluem se apaixonar por uma ação pelos motivos errados e tentar cronometrar o mercado.

1. Não Compreendendo o Investimento

Um dos investidores mais bem-sucedidos do mundo, Warren Buffett , adverte contra investir em empresas cujos modelos de negócios você não entende. 1 A melhor maneira de evitar isso é construir um portfólio diversificado de fundos negociados em bolsa (ETFs) ou fundos mútuos . Se você investir em ações individuais, certifique-se de entender completamente cada empresa que essas ações representam antes de investir.

2. Apaixonar-se por uma empresa

Muitas vezes, quando vemos uma empresa em que investimos se sair bem, é fácil se apaixonar por ela e esquecer que compramos as ações como investimento. Lembre-se sempre, você comprou essa ação para ganhar dinheiro. Se algum dos fundamentos que o levaram a comprar a empresa mudar, considere vender as ações.

3. Falta de paciência

Uma abordagem lenta e constante para o crescimento do portfólio trará maiores retornos no longo prazo. Esperar que um portfólio faça algo diferente do que foi projetado para fazer é uma receita para o desastre. Isso significa que você precisa manter suas expectativas realistas em relação ao cronograma de crescimento e retornos do portfólio.

4. Muito Volume de Negócios de Investimento

Turnover , ou entrar e sair de posições, é outro assassino de retorno. A menos que você seja um investidor institucional com o benefício de baixas taxas de comissão, os custos de transação podem comê-lo vivo – sem mencionar as taxas de imposto de curto prazo e o custo de oportunidade de perder os ganhos de longo prazo de outros investimentos sensatos.

5. Tentando cronometrar o mercado

Tentar cronometrar o mercado também mata os retornos. Cronometrar com sucesso o mercado é extremamente difícil. Mesmo os investidores institucionais muitas vezes não conseguem fazê-lo com sucesso. Um estudo bem conhecido, “Determinants Of Portfolio Performance” ( Financial Analysts Journal, 1986), conduzido por Gary P. Brinson, L. Randolph Hood e Gilbert L. Beebower cobriu os retornos dos fundos de pensão americanos. Este estudo mostrou que, em média, cerca de 94% da variação dos retornos ao longo do tempo foi explicada pela decisão da política de investimento. 2  Em termos leigos, isso significa que a maior parte do retorno de um portfólio pode ser explicada pelas decisões de alocação de ativos que você toma, não pelo tempo ou mesmo pela seleção de títulos.

6. Esperando para se vingar

Empatar é apenas outra maneira de garantir que você perca qualquer lucro que possa ter acumulado. Isso significa que você está esperando para vender um perdedor até que ele volte à sua base de custo original. As finanças comportamentais chamam isso de “erro cognitivo”. Ao não perceber uma perda, os investidores estão, na verdade, perdendo de duas maneiras. Primeiro, eles evitam vender um perdedor, que pode continuar a escorregar até perder o valor. Em segundo lugar, há o custo de oportunidade do melhor uso desses dólares de investimento.

7. Falha na diversificação

Embora os investidores profissionais possam gerar alfa (ou excesso de retorno sobre um benchmark ) investindo em algumas posições concentradas, os investidores comuns não devem tentar isso. É mais sensato manter o princípio da diversificação . Ao construir um fundo negociado em bolsa (ETF) ou carteira de fundos mútuos, é importante alocar exposição a todos os principais espaços. Ao construir uma carteira de ações individual, inclua todos os principais setores. Como regra geral, não aloque mais de 5% a 10% para qualquer investimento.

8. Deixando suas emoções governarem

Talvez o assassino número 1 do retorno do investimento seja a emoção. O axioma de que o medo e a ganância governam o mercado é verdadeiro. Os investidores não devem deixar que o medo ou a ganância controlem suas decisões. Em vez disso, eles devem se concentrar no quadro geral. Os retornos do mercado de ações podem se desviar muito em um período de tempo mais curto, mas, a longo prazo, os retornos históricos de ações de grande capitalização podem chegar a 10%.

Em um horizonte de longo prazo, os retornos de uma carteira não devem se desviar muito dessas médias. De fato, investidores pacientes podem se beneficiar das decisões irracionais de outros investidores.

Como evitar esses erros

Abaixo estão algumas outras maneiras de evitar esses erros comuns e manter um portfólio no caminho certo.

Desenvolva um plano de ação

Determine proativamente onde você está no ciclo de vida do investimento, quais são seus objetivos e quanto você precisa investir para chegar lá. Se você não se sente qualificado para fazer isso, procure um planejador financeiro de boa reputação .

Além disso, lembre-se de por que você está investindo seu dinheiro e ficará inspirado a economizar mais e poderá achar mais fácil determinar a alocação certa para seu portfólio. Tempere suas expectativas para retornos históricos do mercado. Não espere que seu portfólio o torne rico da noite para o dia. Uma estratégia de investimento consistente e de longo prazo ao longo do tempo é o que construirá riqueza.

Coloque seu plano no automático

À medida que sua renda cresce, você pode querer adicionar mais. Monitore seus investimentos. Ao final de cada ano, revise seus investimentos e seu desempenho. Determine se o seu índice de patrimônio líquido para renda fixa deve permanecer o mesmo ou mudar com base em onde você está na vida.

Aloque algum dinheiro “divertido”

Todos nós somos tentados pela necessidade de gastar dinheiro às vezes. É a natureza da condição humana. Então, em vez de tentar lutar contra isso, vá em frente. Separe “dinheiro de investimento divertido”. Você deve limitar esse valor a não mais que 5% de sua carteira de investimentos, e deve ser dinheiro que você possa perder.

Não use o dinheiro da aposentadoria. Sempre procure investimentos de uma empresa financeira respeitável. Como esse processo é semelhante ao jogo, siga as mesmas regras que você faria nesse empreendimento.

  1. Limite suas perdas ao seu principal (não venda opções de ações que você não possui, por exemplo).
  2. Esteja preparado para perder 100% do seu investimento.
  3. Escolha e atenha-se a um limite pré-determinado para determinar quando você irá embora.

A linha inferior

Erros fazem parte do processo de investimento. Saber quais são, quando você os está cometendo e como evitá-los o ajudará a ter sucesso como investidor. Para evitar cometer os erros acima, desenvolva um plano ponderado e sistemático e cumpra-o. Se você deve fazer algo arriscado, reserve algum dinheiro divertido que você está totalmente preparado para perder. Siga essas diretrizes e você estará no caminho certo para construir um portfólio que fornecerá muitos retornos felizes a longo prazo.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre  investimentos? Confira este artigo QUER COMEÇAR A INVESTIR? CONFIRA 5 DICAS PARA TER SUCESSO NESSA JORNADA!  entre em contato conosco!

 

Fonte: investopedia