A dificuldade de administrar o próprio dinheiro é um problema frequente, que leva pessoas e empresas ao endividamento ou as impede de alcançarem seus objetivos. Se esse é o seu caso, a educação financeira pode ser a chave para se livrar das dívidas e ver o dinheiro sobrar.

Nesse sentido, assumir o controle das próprias finanças depende de uma série de hábitos que transformam a relação com o dinheiro. Para isso, nada melhor que aprender os conceitos e as práticas que ajudam a gerir bem os ganhos e os gastos.

Neste artigo, você verá informações sobre o que é a educação financeira e como ela impacta em sua vida, além de dicas para colocá-la em prática.

Boa leitura!

O que é educação financeira?

A educação financeira abrange os conhecimentos necessários para cuidar bem do próprio dinheiro. Isso vale tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Trata-se do processo gradativo de assumir o controle do dinheiro ao invés de ser controlado por ele.

Esse é um tema que vem ganhando mais reconhecimento no Brasil. E já existem até mesmo iniciativas do Ministério da Educação (MEC) para que esse aprendizado esteja também no ensino básico de crianças e adolescentes.

Assim, a educação financeira compreende saberes técnicos, como: investimentos, Previdência Social e planejamento. Mas também abarca hábitos e mudanças de mentalidade, que fazem com que você de fato evolua financeiramente.

Como resultado, as escolhas no que se refere às finanças se tornam mais assertivas e você adquire maior autonomia para encontrar as boas oportunidades.

Qual a importância da educação financeira?

A educação financeira ajuda você a compreender o que realmente importa em sua vida. Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, ela não significa abrir mão de prazeres, e sim aproveitar o dinheiro de forma consciente e sem comprometer o orçamento.

Desse modo, é possível fazer mais com a renda que se tem, usando os recursos com eficiência. Além disso, a educação financeira ajuda a ter uma reserva para garantir a tranquilidade em imprevistos, bem como as provisões para o futuro.

Outra importância desse conceito e prática é que administrar melhor as finanças permite evitar um problema que costuma afetar o bem-estar das pessoas: o endividamento. Acumular dívidas faz com que se perca dinheiro, pois é necessário arcar com juros, multas e taxas extras.

Para quem a educação financeira é destinada?

Ao entender o conceito de educação financeira e adotar as práticas em sua rotina, você perceberá diversas mudanças. Um ponto central é entender que uma relação saudável com o dinheiro não depende necessariamente do quanto se ganha, mas da maneira como esse valor é empregado.

Nesse sentido, é possível que pessoas com salários mais altos estejam com o orçamento mais comprometido do que aquelas que ganham menos, mas usam o dinheiro conscientemente. Logo, a educação financeira é destinada a todas as pessoas que desejam uma vida mais equilibrada.

Para as empresas ela também é essencial. Afinal, se a gestão de recursos não for bem feita, o negócio pode ter prejuízos em vez de ganhos. É conveniente reforçar que a educação financeira é um processo progressivo. Então a persistência é fundamental.

Como começar a colocá-la em prática?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da educação financeira, é primordial observar como colocar esses conhecimentos em prática.

Confira nas próximas linhas alguns caminhos para desenvolvê-la!

Conheça sua situação financeira

O primeiro passo para assumir o controle da sua vida financeira é conhecer a sua situação atual. Esse é o momento de acompanhar todos os gastos e os ganhos. Assim, você visualiza quais são suas principais despesas, o que pode ser eliminado ou reduzido e quanto sobra ao final do mês.

Para isso, anote tudo o que gasta — desde os valores maiores até os pequenos gastos ao longo do dia. E se você é um empreendedor e quer organizar as contas da empresa, tenha em mente também que é preciso separar o dinheiro pessoal e do negócio.

Defina seus objetivos

Sabendo como seu dinheiro está sendo usado, você pode definir as suas metas. Pense em quais são os seus sonhos para curto, médio e longo prazo e o quanto precisará arrecadar para alcançá-los.

Além disso, é importante considerar a necessidade de construir uma reserva de emergência. Esse é um dinheiro que cobre pelo menos seis meses do seu custo de vida, voltado para imprevistos. A aposentadoria é outro tema que merece atenção.

Faça um planejamento

Após identificar a situação em que você está e onde pretende chegar, é o momento de planejar como fará isso. Nessa etapa, é preciso definir o destino do dinheiro, pensando sempre em como alcançar as metas.

Os objetivos também ajudam na motivação. Pode ficar mais fácil controlar os gastos com itens que não são importantes para você, estão fora da sua organização financeira ou aumentam a distância do que realmente é o seu desejo.

Invista sempre em aprendizado

A educação financeira nunca está finalizada, pois sempre existem informações a serem descobertas. Por isso, investir em aprender mais sobre como economizar dinheiro e usar seus ganhos com eficiência ajudará a reforçar seus conhecimentos.

E investir não se refere exclusivamente a pagar por aprendizado, mas dedicar o seu tempo a entender mais sobre mercado financeiro, planejamento, cuidados e oportunidades. Para esse processo contínuo, você pode acompanhar canais que tratam do assunto.

Considere fazer investimentos

Nesse processo de poupar dinheiro para os seus objetivos, existe uma estratégia que ajuda bastante a acelerar os resultados: os investimentos. Isso porque eles fazem seu dinheiro trabalhar para você. Consequentemente, ajudam a aumentar o patrimônio.

Ademais, é uma forma de mantê-lo corrigido da inflação, sem reduzir o poder de compra. No Brasil, é muito frequente que as pessoas optem pela poupança, mas existem alternativas com melhor desempenho que vale a pena conhecer.

O mercado financeiro é repleto de possibilidades para todos os perfis de investidor — e é importante conhecer o seu para identificar as melhores oportunidades. O empréstimo P2P, por exemplo, pode trazer oportunidades.

Como vimos, a educação financeira é um recurso para tornar a sua relação com o dinheiro mais equilibrada ou melhorar os resultados da sua empresa. Observe as dicas deste artigo e adote hábitos mais conscientes no cotidiano para ver a diferença acontecer!

Ficou interessado em saber mais sobre o P2P? Ele pode beneficiar tanto pessoas físicas quanto empresas. Entre em contato com a Tutu Digital e tire suas dúvidas!