Em muitas empresas é normal surgir a necessidade de solicitar um empréstimo —de preferência, rápido e fácil — para manter o bom funcionamento do negócio. Entretanto, é importante pesquisar e analisar as propostas das instituições financeiras, a fim de escolher a opção ideal.

Isso porque, na forma tradicional, os bancos repassam o crédito depois de uma análise burocrática e demorada. Além disso, são cobradas taxas significativas pela intermediação. Por outro lado, existem alternativas mais eficientes. 

Por exemplo, o empréstimo P2P (peer to peer) tem ganhado visibilidade no mercado financeiro por ser considerada uma forma de conseguir empréstimo rápido e fácil. Logo, pode ser uma opção interessante, principalmente para negócios de pequeno e médio porte.

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda o empréstimo peer to peer para pessoa jurídica!

O que é o P2P?

P2P (peer-to-peer), também conhecido como empréstimo coletivo, é uma forma de transferência de crédito diretamente entre pessoas e pequenas empresas.

Existem dois elementos principais que fazem com que esse tipo de empréstimo funcione: o empreendedor e o investidor. O primeiro entra com pedido de capital externo, enquanto o segundo aplica seu dinheiro.

Assim, o empreendedor pode ter o recurso necessário, pagando juros ao investidor. Um ponto atrativo dessa modalidade é que o procedimento ocorre sem a burocracia comum do método tradicional. Por isso, pode envolver taxas menores, rentabilidade maior e parcelas mais flexíveis.

Mas, como se trata de uma transferência direta, o negócio passar pela análise inicial não significa que receberá o crédito. Afinal, é necessário que um investidor tenha interesse na negociação e disponibilize o valor para que o empréstimo seja possível.

Como ele funciona?

O empréstimo peer-to-peer pode ser solicitado tanto por pessoa jurídica quanto por pessoa física. Ele acontece por meio de plataformas específicas — e cada uma tem suas regras e critérios. 

Para solicitar o empréstimo, você deve descrever a finalidade com cuidado, pois o montante somente poderá ser utilizado para o que foi indicado na solicitação. Após realizar o cadastro, a plataforma analisa os seus dados e faz um levantamento de crédito.

Quanto mais alta for a sua avaliação, melhores podem ser as ofertas. Então a empresa terá um perfil na plataforma em que constará suas informações para os investidores. Por exemplo, valor do empréstimo, fluxo de caixa e dados empresariais.

Incluir suas informações de forma detalhada é fundamental. Por meio desse perfil é que os investidores conhecerão o seu trabalho e avaliarão seus objetivos para o empréstimo. Com isso, eles examinarão se vale a pena aplicar no seu empreendimento.

O investidor também deve avaliar os possíveis riscos da operação. Depois que houver um interessado que disponibilize o crédito, há a aprovação do investimento e a quantia é transferida rapidamente para a sua conta bancária.

Quais as vantagens do P2P para as pequenas empresas?

Como você viu, um dos principais diferenciais do empréstimo peer-to-peer está no fato de que ele não é feito por meio dos bancos tradicionais. Isso traz a vantagem de amenizar as dificuldades dos pequenos empresários ao solicitar linhas de crédito.

Assim, a análise de crédito pode ser mais rápida. Além disso, as plataformas de empréstimos P2P são totalmente digitais, gerando praticidade e agilidade no processo. E o processo todo tem menos burocracias, sendo possível conseguir empréstimo rápido e fácil.

O dinheiro obtido pode ser utilizado para variados fins que levam a sua marca a crescer. É o caso de ter capital de giro, tirar um projeto do papel, expandir o empreendimento, adquirir produtos e bens etc.

Mais uma vantagem é o pagamento facilitado. Geralmente, as parcelas podem ser menores e com menos juros. Por isso, simule valores e analise se vale a pena para o seu negócio adquirir esse modelo de empréstimo, pensando nas suas metas.

O que levar em consideração antes de escolher?

Agora que você entende o que é P2P, chegou o momento de avaliar se realmente é uma boa oportunidade para o seu empreendimento. Antes de tomar sua decisão, é essencial conferir todas as possibilidades e as taxas de transações.

Para quem está em busca de linha de crédito, as empresas P2P oferecem taxas reduzidas e empréstimo mais rápido e fácil na comparação com as instituições financeiras tradicionais.

Entretanto, avaliar entre as instituições P2P qual se encaixa melhor com os objetivos da sua marca é um passo importante. As plataformas podem ter características e custos diversos, então a escolha merece atenção.

Passo a passo para conseguir empréstimo com a Tutu Digital!

Se você considera que o empréstimo P2P é o ideal para a sua empresa, vale a pena conhecer os serviços da Tutu Digital! A Tutu é uma plataforma online de empréstimos focada em pequenas empresas no formato P2P Lending.

Assim, ela conecta investidores com negócios que buscam uma oportunidade. Confira o que fazer!

Entender a plataforma

O primeiro passo é entender o funcionamento da plataforma e conhecer os valores mínimos disponíveis para crédito. Eles são:

  • para quem investe: o valor mínimo do aporte é R$ 500.
  • para quem toma emprestado: até R$ 100 mil, a depender do faturamento e tempo ativo da empresa.

Os principais critérios para conseguir uma linha de crédito na Tutu Digital é ser pessoa jurídica, ter o negócio funcionando há mais de 15 meses e não possuir protestos em nome do empreendimento ou dos sócios.

Cadastro

Caso sua empresa cumpra os critérios, você pode realizar o pré-cadastro no site. Finalizando esse passo, o retorno será dado em até 3 minutos.

 Se a proposta for pré-aprovada, você entrará na plataforma com um login e preencherá o cadastro.

Nessa etapa, é preciso anexar os documentos solicitados. Para pessoa física, eles são:

  • RG/CPF ou CNH;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Casamento ou Averbação;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Já os documentos para pessoa jurídica são:

  • Contrato social consolidado e/ou última alteração contratual;
  • Comprovante de endereço da empresa dos últimos 90 dias;
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses;
  • Extrato bancário dos últimos 4 meses;
  • Declaração de imposto de renda Pessoa Jurídica.

Finalizando a anexação de documentos, a Tutu Digital combinará um horário para conversar com você através de um aplicativo de conversa por vídeo. A reunião serve para melhor o seu negócio, objetivos e trabalho.

Então você será incluído em rodada para que investidores que acreditam no seu trabalho possam investir. Depois da negociação realizada, terá o dinheiro depositado em conta. Bastante simples, não é?

Agora você entende o que é peer-to-peer e como fazer um empréstimo online. Logo, conhece uma alternativa de empréstimo rápido e fácil para pequenas empresas. Ele pode ser interessante para alcançar os objetivos do seu empreendimento — então, vale a pena considerá-lo!

Gostou do conteúdo e se interessou pela possibilidade? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!