Quando você pensa em dólar o que vem em sua mente? Normalmente um brasileiro pode associar a moeda a altos ganhos e valorização. De fato isso o dólar pode significar bem essa ideia, e por isso que muitas pessoas são atraídas pela possibilidade de ganhos na troca de dólar pelo real.

Não sei se você sabe que 27% foi a valorização acumulada do dólar em 2020, que tem relação direta pela crise financeira ocasionada pela pandemia do covid-19, que fez com o real se tornasse menos atrativo que a moeda americana, ou seja, nesse caso quem possuía $100 investido no início do ano fez em média seu capital aumentar em $27, claro que dependendo da venda no momento certo.

Tudo bem que o momento de 2021 não é o único na história que apresenta o dólar como uma segurança de investimento, pois em um panorama geral é uma moeda mais forte que o Real.

Se você olhar para a situação política e econômica do país pode observar que existe um momento de incerteza, de mercado em baixa e de inflação alta, então você pode concluir que é um bom momento para investir em dólar.

No entanto, apesar das vantagens de rentabilidade, também há o risco, pois está sujeito a variação da cotação da moeda, assim como acontece em ações, onde pode ter lucros e prejuízos, que vai depender do momento da compra e da venda.

Por isso mesmo que você deve entender bem a dinâmica por trás desse investimento antes de tomar qualquer decisão. Então, se você quer entender mais sobre dólar, como investir, como fazer real em dólar e mais outro pontos, continue nesse texto até o final.

Você acha que deve investir em dólar?

Esse é o primeiro passo antes mesmo de saber como investir. Se você já tem outros investimentos e está em busca de diversificação e proteção de carteira, então você pode considerar colocá-lo em seu portfólio.

Se o seu caso é com objetivo de valorização em curto espaço de tempo, você vai precisar de maior conhecimento técnico, já que vai depender de análises econômicas mais precisas. 

Antes de pensar em investir é importante que você observe que ter dólar na sua carteira significa ter uma estratégia a médio e longo prazo. 

Muitas pessoas também pensam em dólar para viagens ou compra de mercadorias de fora, sendo assim uma boa opção para proteger o seu capital das oscilações de mercado. 

Outras pessoas já pensam neste investimento para preservação de patrimônio. 

Seja qual for seu objetivo, o que você deve conhecer é onde investir.

Como você pode investir em dólar?

Você pode investir em dólar tanto na compra e venda da moeda estrangeira, quanto em ativos com exposição direta ou indireta. Esses são os dois caminhos que você pode seguir para investir na moeda estrangeira.

A forma mais conhecida é na compra e venda da moeda em espécie, esperando a valorização em momentos distintos que são feitas em casas de câmbio, bancos e outras instituições financeiras.

No entanto, essa forma não é a mais indicada, pois os custos são mais elevados, tendo que considerar IOF, spread e outras taxas adicionais. 

Uma opção mais segura é investir em fundos cambiais. São fundos que aplicam uma porcentagem do seu capital na moeda estrangeira sob o trabalho feito pelo gestor do fundo que é qualificado para isso. Assim você confia seu capital ao fundo e ele te entrega uma rentabilidade. No fundo você paga imposto de renda, IOF e taxa de administração.

Você também pode comprar ações de empresas que trabalham com exportação e, por isso, comercializam em dólar.

Além de contratos futuros de dólar que é uma alternativa interessante para a compra e venda de dólares. Esse tipo de investimento oferece tanto opções de compra de contrato “cheio” como também minicontratos para aquisições planejadas em curto prazo.

Como investir em dólar na bolsa?

Você pode comprar ações na bolsa de valores de empresas exportadoras que sofrem influência direta do dólar, pois seus custos são calculados em reais (moeda local), mas as receitas, em dólar.

As operações podem ser tanto de curto prazo (day trade) como de médio e longo prazo (position trade).

Como já explicado aqui tudo vai depender da variação da cotação da moeda e do valor da ação. Por isso que é importante nesse caso saber escolher a ação melhor posicionada e também entender mais sobre os riscos por trás do investimento em ações.

Dólar em mercado futuro 

Você já ouviu falar sobre contrato cheio e minicontrato de dólar? São ativos também dentro da bolsa de valores, onde você pode comprar e vender no mesmo dia, podendo fazer lucros diários nas operações, onde não tem prazo de carência. 

O contrato de dólar é um acordo de compra ou venda de um ativo em uma data determinada por um preço já definido. Dessa forma, os lucros se dão por meio da valorização do lote comprado já que possui um valor pré definido.

Essa é uma excelente opção até mesmo para quem possui pouco capital para iniciar, pois pode utilizar da alavancagem, comprando um minicontrato de dólar, tendo uma margem de garantia de aproximadamente R$ 5.000,00 Isso tem atraído muitas pessoas, contudo é uma operação de maior risco.

Basta ter conta em corretora e comprar minicontrato, pois se o dólar subir, você ganha a diferença. Porém, se cair, você perde.

No mercado futuro você precisa estar atento à variação dos preços dos contratos, podendo fazer operações diárias ou mesmo semanais. Requer mais conhecimento sobre volatilidade, interferências de mercado e outras condicionantes, por isso é necessário estudar bem mais antes de fazer as operações.

Como investir real em dólar?

O primeiro passo é ter ideia qual a cotação atual da moeda estrangeira. Para isso, você só precisa fazer uma consulta no Google com o termo “USD to BRL”, por exemplo, que vai apresentar o valor atual. Além disso, vai poder observar o gráfico da variação do dólar nos últimos meses.

Com essa informação você vai poder ter ideia de quanto é a valorização do real em dólar, facilitando seus cálculos atuais no momento de fazer algum investimento na corretora que você conhece ou utiliza.

Se você já possui uma conta na corretora e com valor disponível para investir, então é só escolher onde investir (fundos cambiais, ações ou contratos de dólar).

Também pode recorrer a uma casa de câmbio para fazer a compra do dólar, no caso você vai fazer a conversão do dólar.

Com o atual cenário econômico brasileiro e também pela força que a moeda tem no mundo, o dólar é uma opção que você pode considerar seja qual for o objetivo, principalmente para proteção de capital. 

Conheça mais a fundo as alternativas de investimento, observando as particularidades de cada alternativa, vantagens e desvantagens.

Mais uma vez reforçando a importância da diversificação, por isso busque pulverizar seu capital em diferentes alternativas. O Peer-to-Peer também tem que ser observado por você, se você ainda não conhece veja mais a fundo e saiba como tem trazido bons retornos a milhares de investidores brasileiros.

Ficou interessado em saber mais sobre, entre em contato com a Tutu Digital e tire suas dúvidas!

Fonte: iouu