É comum que se pense que o sucesso de um negócio está atrelado somente ao volume de vendas de um produto ou serviço. Contudo, um ponto importante que também favorece os bons resultados é o planejamento financeiro empresarial.

Com esse instrumento, é possível saber quais passos seguir, realizando a projeção de despesas e ganhos de modo a conquistar a saúde financeira da sua empresa.

Você quer entender como realizar essa estratégia e traçar um caminho mais seguro para as finanças do seu negócio? Continue a leitura para descobrir as vantagens do planejamento financeiro e saiba como elaborá-lo!

O que é planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro empresarial é uma estratégia que os empreendedores devem adotar para alcançar seus objetivos com o negócio. Trata-se de um conjunto de medidas e controles para organizar, gerenciar e projetar as finanças, auxiliando nas tomadas de decisão.

A intenção é ter um plano que sirva de guia para que os recursos sejam utilizados da melhor maneira e, assim, a situação financeira da sua empresa seja sustentável. Com ele, você consegue garantir seu capital de giro e ainda lida da melhor maneira com algum cenário desfavorável que possa surgir.

Qual a importância dele para um negócio?

O planejamento financeiro empresarial é uma ferramenta que faz parte do seu plano de negócios e é um item indispensável para a sobrevivência da empresa. Isso porque ajuda a aproveitar as oportunidades em períodos favoráveis e também a superar situações de crise.

Além disso, é o planejamento das finanças que indicará as projeções das despesas e dos investimentos do negócio. Desse modo, é uma estratégia que todo empreendedor deve lançar mão para estipular e cumprir metas — independentemente do tamanho e setor de sua empresa.

Quais as vantagens dessa estratégia de negócios para as empresas?

Antes de saber como elaborar o planejamento financeiro empresarial, é importante conhecer as vantagens que a estratégia traz para sua empresa, que são:

  • conhecimento da realidade financeira da organização;
  • possibilidade de cortar custos;
  • controle do capital de giro;
  • identificação das oportunidades de negócios;
  • aumento dos lucros;
  • assertividade na tomada de decisão;
  • análise de riscos da sua empresa;
  • gerenciamento das dívidas;
  • estabelecimento de objetivos com orçamento mais realista.

Portanto, ter as finanças mapeadas permitirá agir com mais segurança. A estratégia auxilia, por exemplo, a investir na empresa no momento certo — o que propiciará seu crescimento.

Como fazer o planejamento financeiro empresarial?

Agora que você já acompanhou o que é e quais são as vantagens do planejamento financeiro empresarial, é hora de saber como elaborar um plano focado nas finanças da sua organização.

Veja a seguir!

Conheça a situação atual da sua empresa

Para traçar um caminho que indicará o melhor uso do dinheiro da sua empresa, é fundamental ter um ponto de partida. Nesse caso, o passo inicial é fazer um levantamento da situação atual do negócio.

Reúna os dados da sua empresa, como histórico e tempo de atuação, e faça a análise SWOT, identificando:

  • forças;
  • fraquezas;
  • oportunidades;
  • ameaças de mercado.

Note que é preciso ter um olhar para dentro e para fora do empreendimento. Isso possibilita saber por onde começar na hora de estipular objetivos para a organização.

Entenda seu fluxo de caixa

Além de conhecer o cenário interno e externo da sua empresa, é essencial fazer a gestão orçamentária e entender o seu fluxo de caixa. Nesse ponto, ter um software de finanças facilitará o processo, pois você ganha tempo para inserir as entradas e saídas, evitando erros.

Registre todas as receitas e despesas e descubra a realidade da organização. Essa é uma forma de ter todas as informações das movimentações financeiras. Inclusive, separando por períodos e por centros de custos — o que criará subsídios para definir as metas do seu planejamento.

Os dados podem apontar, por exemplo, que os gastos estão excessivos com um determinado fornecedor. Dessa maneira, ao definir que é necessário cortar custos, uma das ações pode ser, justamente negociar com esse agente ou trocar de empresa fornecedora.

Assim, o fluxo de caixa ideia permite reduzir despesas, de modo a obter sobras no orçamento para um investimento. Os registros de entradas e saídas também podem apontar a necessidade de atrair capital, com empréstimos ou novas vendas.

Faça uma previsão orçamentária

É crucial realizar a previsão orçamentária para estimar como serão os próximos meses ou ano de faturamento, direcionando sua gestão de acordo com cenários possíveis. Nessa etapa do planejamento, a dica é analisar o histórico dos anos anteriores.

Avalie também as estimativas de mercado e até o comportamento da concorrência. Com isso, você tem informações sobre a previsibilidade financeira da sua organização, podendo dar os passos com mais segurança.

Estipule metas

Depois de entender as movimentações financeiras e fazer a previsão para o orçamento, chega a hora de analisar esses dados para estipular metas de curto, médio e longo prazo. Elas são definidas segundo os objetivos do negócio e precisam ser realistas e ter um prazo para sua conclusão.

Logo, faça uma reflexão sobre onde você deseja chegar com o seu negócio em seis meses, um ano e três anos, por exemplo. Com isso, fica mais simples determinar o que deve ser feito.

As metas podem ser:

  • previsão de faturamento para determinado período;
  • limites de custos e despesas;
  • maior controle do estoque;
  • novas contratações;
  • expansão do negócio.

Coloque em prática o plano de ação

Depois de estipular as metas, você tem um planejamento financeiro empresarial completo. Então, é preciso colocar em prática o que foi planejado. Isso significa montar o chamado plano de ação.

Crie um cronograma, determine qual o papel da sua equipe em cada meta e distribua tarefas para que todos os colaboradores trabalhem alinhados. Essa prática é essencial para aproveitar os efeitos positivos do plano.

Acompanhe os resultados

Por fim, é preciso acompanhar os resultados. Estipule períodos para analisar se as ações realizadas estão tendo o efeito esperado. Em caso negativo, não hesite em reformular novas metas para que os objetivos do seu planejamento financeiro sejam alcançados.

Neste conteúdo, você conferiu a necessidade de todo negócio ter um planejamento financeiro empresarial. Entender o que ele é e saber como montá-lo é essencial para que a gestão das suas finanças seja feita de forma estratégica!

Precisa de empréstimo para cumprir as metas estabelecidas no seu plano financeiro? Conte com a Tutu Digital e obtenha recursos de forma descomplicada!