Independentemente do tamanho da sua empresa, é importante definir objetivos e ter uma equipe alinhada para cumprir o que foi determinado, certo? Nesse ponto, ganham destaque as metodologias ágeis. Entre elas está o OKR: você sabe o que é essa ferramenta e quais as vantagens?

O método é conhecido por ser utilizado por grandes empresas, como o Google. A simplicidade é uma das características dele, mas muitos gestores ainda podem ter dúvidas sobre como usá-lo.

Por isso, vale a pena conferir este artigo para entender melhor o que é o OKR e como ele funciona. Descubra a seguir as características da metodologia e saiba por que implementar esse processo de gestão no seu negócio!

O que é o OKR?

OKR significa Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados Chave. Trata-se de um modelo de gestão desenvolvido por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, nos anos de 1970.

A metodologia apresenta a ideia de trabalhar a gestão de desempenho de uma organização de forma simples e flexível ao estabelecer qual será o foco e as prioridades na empresa. Permite, assim, que o negócio se adapte às mudanças de mercado rapidamente para que possa crescer.

Em 1999, o Google começou a utilizar o método em suas rotinas trimestrais. Com o tempo, ele passou de 40 colaboradores na época para mais de 60 mil, espalhados em diversos países — e continuou usando a metodologia.

O interessante desse fato é que o Google implementou o OKR quando ainda era um negócio pequeno. Assim, é possível perceber que ele pode ser aplicado a empresas de qualquer tamanho e segmento, que buscam uma ferramenta ágil de gestão.

Como funciona essa metodologia?

Você acabou de ver o que é o OKR e como ele pode auxiliar na expansão de um negócio. Agora, é essencial saber como o método funciona. Como foi apontado, seu funcionamento é simples — o que permite que ele seja implementado facilmente.

Confira alguns aspectos essenciais do funcionamento do OKR!

Objetivos e metas

Como você já sabe, o ponto central da metodologia é fazer uma gestão de desempenho estruturada. Na sigla, a letra “O” representa os objetivos traçados pela empresa e as letras “KR” se referem aos resultados-chave ou metas que a levarão a conquistar o que foi proposto.

No método, é fundamental que os objetivos sejam traçados em detalhes e apresentem um caráter qualitativo. Nesse ponto, a equipe precisa responder à pergunta: o que queremos alcançar? Lembre-se de que os objetivos devem ser desafiadores, para incentivar a motivação, criatividade e inovação.

Por sua vez, os KRs devem ser desenvolvidos como ações de alto impacto para a empresa. Além disso, eles possuem uma característica quantitativa, podendo ser mensurados. É a fase para responder: como posso medir o que alcancei?

Nesse sentido, existe uma relação entre a estratégia Key Performance Indicator (KPI) e o OKR, já que a mensuração dos resultados faz parte da proposta. O termo KPI se refere a indicadores chave de desempenho, usados para medir os resultados.

Períodos

Em relação aos objetivos e metas, é possível traçar OKRs de acordo com a periodicidade mais eficiente para a equipe e a empresa. Existem, por exemplo, planos trimestrais — que têm um papel mais tático. Por outro lado, as metas anuais apresentam um papel mais estratégico.

Aplicabilidade

Além de entender a definição de objetivos, a mensuração de resultados e os períodos de aplicação do OKR, é válido saber de que modo ele pode ser utilizado. O método pode ser aplicado em toda a empresa, em um departamento ou equipe e também de modo individual, para cada colaborador.

Exemplo de OKR

Para entender o funcionamento do OKR na prática, vale a pena conferir um exemplo. Considere um planejamento trimestral. Nesse caso, o objetivo pode ser: aumentar o faturamento em 10%.

Como resultados chave para chegar a tal objetivo, a empresa pode definir os seguintes:

  • K1: Melhorar a venda do produto A.
  • K2: Explorar dois novos pontos de venda.
  • K3: Contratar mais um vendedor.

Quais são as principais características do OKR?

Agora que você entendeu a metodologia também vale a pena conferir as características importantes para implementação do OKR como método de gestão. Veja a seguir!

Trabalho com foco

Nessa metodologia, a empresa trabalha com prioridades e com objetivos limitados. De pouco adianta traçar um número grande de objetivos e conseguir cumprir apenas uma parte deles, certo?

Para o colaborador, essa é uma questão importante. Afinal, ele sabe em quais atividades deve manter o foco e o que é esperado dele para determinado período. É possível reduzir as burocracias nos processos e investir os esforços no que realmente importa no momento.

Ciclos curtos e dinâmicos

Como se trata de uma metodologia ágil, a proposta é que os OKRs sejam curtos e bem acompanhados. O plano pode ser trimestral para os departamentos e equipes — com acompanhamento semanal para garantir o alinhamento dos colaboradores.

Gestão transparente e colaborativa

Os objetivos traçados devem ser compartilhados com todas as equipes. Com isso, os colaboradores entendem a situação geral do negócio e a intenção para cada OKR proposto. Dessa maneira, eles visualizam que as metas fazem parte da estratégia de crescimento da empresa.

É necessário, ainda, que os gestores abram espaço para as equipes sugerirem adaptações ou complementação ao que foi proposto. Assim, a ideia é que a metodologia seja colaborativa e traga transparência à gestão.

Comunicação constante

Ao implementar o OKR, a comunicação deve ser constante com os departamentos e profissionais. É essencial estabelecer a cultura de feedbacks e encontros periódicos para que todos compreendam se estão caminhando na direção certa.

Quais as vantagens do OKR para as empresas?

Finalmente, é preciso saber que a metodologia OKR pode trazer diversas vantagens para as empresas, como:

  • aumento do engajamento dos profissionais com objetivos e metas definidos com simplicidade;
  • reforço da cultura da empresa entre os colaboradores;
  • estímulo à produtividade;
  • comunicação mais eficiente entre os diversos setores da empresa;
  • acompanhamento do progresso dos OKRs, permitindo correção dos erros de maneira ágil;
  • reconhecimento de talentos, ajudando na valorização e retenção de bons profissionais;
  • tomada de decisão a partir de dados obtidos com o uso da metodologia.

Ao conhecê-las se torna mais fácil avaliar se a implementação da metodologia OKR faz sentido para o seu negócio.

Lembre-se de que qualquer empresa pode utilizar essa metodologia ágil — que faz parte dos processos de companhias gigantes, como o Google. Então aproveite que você já sabe o que é o OKR e como funciona o método para definir as estratégias do seu negócio sem complicação!

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