Finalmente aconteceu: você teve um grande conserto em casa, um conserto de carro ou outra grande despesa que o pegou de surpresa. Mas por causa de um bom planejamento, você conseguiu cobrir o custo imediatamente graças ao seu fundo de emergência .

Pode ser um alívio saber que seu fundo de emergência fez seu trabalho. Mas, ao mesmo tempo, às vezes pode deixar você se sentindo culpado por mergulhar na conta e até sobrecarregado com o pensamento de ter que construí-la novamente.

“Uma conta poupança é projetada para ser gasta”, disse Derek Ripp, Certified Financial Planner e Partner da Austin Wealth Management . “Se os clientes usarem o dinheiro em seu fundo de emergência para uma despesa surpresa, tudo bem, porque é para isso que está lá. A vida acontece e não podemos prever o impacto. Tente não se sentir culpado por isso.”
 
Embora usar seu fundo de emergência possa ser agridoce, é importante começar a reconstruir a conta o mais rápido possível. Abaixo, Select detalha algumas coisas a serem lembradas ao fazer isso.
 

Priorize seu fundo de emergência

Pode ser fácil sentir que suas despesas estão frequentemente competindo com seus objetivos financeiros. Talvez uma despesa de emergência tenha surgido exatamente quando você estava aumentando seus esforços para começar a investir mais ou quando finalmente estava começando a aumentar suas economias para comprar uma casa . Então, você pode (e deve) reconstruir seu fundo de emergência e perseguir outras grandes metas financeiras ao mesmo tempo?

Se você usou a maior parte do seu fundo de emergência , é importante priorizar a recuperação para que seja totalmente financiado novamente. Isso pode significar fazer uma pausa em algumas outras ações financeiras que você está realizando, mas lembre-se de que um fundo de emergência substancial pode ajudá-lo a evitar se aprofundar em dívidas para cobrir o próximo custo surpresa. Caso contrário, você pode ser forçado a vender um investimento para arcar com a despesa, ou pegar um empréstimo ou outra dívida que não pode arcar no momento.

“Infelizmente, se você não tem a reserva de emergência, mas surgem mais despesas inesperadas, você está se afundando ainda mais no buraco, o que significa gastar mais [em] cartões de crédito e até sacar seus fundos de aposentadoria”. Ripp explicou.

Para descobrir como é uma conta de emergência totalmente financiada para você, você deve somar todas as suas despesas mensais necessárias – incluindo aluguel, alimentação, contas, pagamentos de empréstimos e seguro (excluir despesas de lazer) – e multiplicar esse total pelo número de meses que você deseja que seu fundo cubra. Portanto, se você gasta $ 2.000 por mês em todas as suas despesas necessárias e deseja um fundo de emergência de seis meses, precisará ter $ 12.000 na conta para considerá-la totalmente financiada.

Se você não mantiver seu fundo de emergência em uma conta poupança de alto rendimento, considere transferi-lo para uma. As contas de poupança de alto rendimento, como as de Marcus by Goldman Sachs e Ally Bank , permitem que você ganhe um pouco mais de juros sobre seu saldo todos os meses em comparação com o que você obteria mantendo seu dinheiro em uma conta poupança tradicional. Dessa forma, seu dinheiro pode crescer (embora lentamente) e ainda ser facilmente acessível quando você precisar.

 

Procure oportunidades para aumentar sua renda

Ganhar mais dinheiro (enquanto mantém suas despesas iguais, é claro) pode lhe dar espaço para contribuir com mais dinheiro para seu fundo de emergência, o que significa que você pode estar a caminho de uma conta totalmente financiada muito mais rapidamente.

Existem algumas maneiras diferentes de aumentar sua renda. Se apropriado, você pode pedir um aumento ao seu empregador atual. Ou pense em assumir um cargo mais bem pago em outra empresa (embora, conseguir um novo emprego seja muitas vezes mais fácil falar do que fazer).

Mas se você preferir ficar na sua empresa atual, ainda pode considerar trabalhar como freelancer ou iniciar uma atividade paralela para ganhar algum dinheiro extra. Alternativamente, você pode colocar alguns itens que você não gosta mais à venda em um aplicativo como o Depop , onde alguns dos mais vendidos ganham de US$ 1.500 a US$ 2.500 por mês revendendo roupas .

Devido a fatores como tempo ou outras obrigações, assumir uma atividade paralela pode não ser viável para todos. Mas ainda existem outras opções para reconstruir seu fundo de emergência um pouco mais rápido.

 

Examine seu orçamento e encontre oportunidades para redirecionar seu dinheiro

Se ganhar mais dinheiro não for viável para você no momento, talvez seja hora de dar uma olhada em seu orçamento para áreas de gastos desnecessários.

“Se você está reconstruindo seu fundo e simultaneamente cuidando de outras metas financeiras, algo tem que dar”, disse Ripp. “O primeiro lugar para procurar pode ser as assinaturas pelas quais você está sendo cobrado automaticamente a cada mês. É possível que você não esteja usando uma assinatura pela qual está pagando ou pode haver algumas que você gostaria de manter, mas não se importa parando por enquanto.”

Examine seus gastos discricionários e descubra o que você realmente ama e o que você realmente não se importa. Você pode se surpreender com o quanto você gasta por mês em coisas que você acha que são apenas “meh”. Você pode cortar gastos com essas despesas “apenas ok” e jogar o dinheiro que você economiza em seu fundo de emergência.

E não se esqueça de ser paciente com o processo. A maioria das pessoas não conseguirá recuperar suas economias de emergência em um ou dois meses, mas contribuir diligentemente para o fundo a cada mês pode ser um longo caminho.

Resultado final

Seu fundo de emergência deve ser usado para despesas inesperadas – portanto, não se sinta culpado ou se culpe por realmente usar seu dinheiro. No entanto, é importante começar a reconstruir suas economias de emergência até que sejam totalmente financiadas novamente. Isso pode permitir que você evite se endividar ou se retirar de investimentos quando uma emergência futura surgir.

Embora possa ser tentador continuar construindo seus investimentos ou trabalhar para outras metas financeiras, em alguns casos, você pode querer fazer uma pausa para priorizar seu fundo de emergência por um tempo. Ignorar essa reserva de dinheiro pode acabar custando mais a longo prazo. Além disso, reavaliar seu orçamento e redirecionar o dinheiro de despesas com as quais você não se importa pode ajudá-lo a aumentar seu fundo de emergência ainda mais rápido.

Ficou interessado em saber mais sobre, entre em contato com a Tutu Digital e tire suas dúvidas!

Fonte: cnbc