Quando alguém acumula reservas de capital, um dos objetivos é investir esse dinheiro em uma oportunidade para fazê-lo render ou valorizar. Essa prática é chamada de investimento. Mas você sabia que em diversos casos isso significa emprestar seu dinheiro a um tomador?

Em geral, as alternativas em renda fixa tratam de financiamento de dívidas cujos juros constituem o rendimento daquele que empresta. E cada vez mais o mercado otimiza os meios de colocar investidores em contato com tomadores de empréstimo.

Quer entender como isso funciona? Então continue a leitura e descubra por que emprestar o seu dinheiro pode ser lucrativo.

Além disso, você também conhecerá as principais alternativas dessa categoria de investimentos e como uma delas se destaca na Era digital.

Confira!

Por que emprestar dinheiro pode ser lucrativo?

Como você viu, muitas pessoas não sabem que as principais alternativas de investimento em renda fixa são financiamento de dívidas. Diferentemente da compra de ações na bolsa de valores, em que os investidores se tornam sócios de empresas, uma dívida representa um compromisso financeiro.

É justamente por essa razão que a oportunidade configura um modelo conservador de investimento, pois existe uma promessa jurídica de retorno. O principal risco analisado, nesses casos, é o chamado risco de crédito.

Ou seja, ao emprestar seu dinheiro, há a possibilidade de o tomador não honrar o compromisso. Mas há a segurança da previsibilidade das condições de pagamento. Ademais, em muitos casos o sistema financeiro adota uma série de mecanismos de garantia.

Além disso, vale destacar que o risco é proporcional ao retorno. Ou seja, quanto mais arriscada é a operação de crédito, maiores tendem a ser os juros sobre o valor tratado. É por esse motivo também que títulos de renda fixa costumam ter menor potencial de ganhos do que a renda variável.

Quais são as principais alternativas de investimento em renda fixa?

Ao saber que é possível emprestar dinheiro na renda fixa, é válido conhecer as principais oportunidades. A seguir, confira tipos de investimento com promessa de rendimento sobre o dinheiro aplicado!

Títulos públicos

Uma das principais fontes de arrecadação de recursos do Governo Federal são os títulos públicos, emitidos pelo Tesouro Nacional. Trata-se de dívidas financiadas por qualquer investidor, que pode adquirir as aplicações no Tesouro Direto.

Assim, você pode comprar títulos de alta liquidez e emprestar dinheiro à União. Por ter relação com o maior agente econômico no mercado, os títulos públicos são considerados os mais seguros da renda fixa.

Certificados e letras de crédito bancário

Também é possível emprestar dinheiro aos bancos sob a promessa de uma remuneração garantida. Nessa categoria de investimentos, existe uma variedade de modelos de capitalização para fins específicos.

Os bancos usam o dinheiro emprestado tanto para garantir liquidez de suas operações de crédito quanto para financiar, a partir de taxas, setores específicos da sociedade.

Entre as principais opções de investimento oferecidas por bancos, encontram-se:

  • certificados de depósito bancário (CDBs);
  • certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio (CRIs e CRAs);
  • letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCIs e LCAs);
  • demais letras de crédito (LCs).

Dessas opções, CDBs, LCIs e LCAs contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que assegura o investidor contra perdas de até R$ 250 mil por CPF e instituição, levando em conta capital e ganhos. Há, ainda, um limite global de R$ 1 milhão, renováveis a cada 4 anos.

Debêntures

Também é muito comum a capitalização de recursos por parte de empresas de capital aberto, a partir de um veículo chamado debênture. Exatamente como os títulos públicos ou letras crédito, as debêntures são títulos de dívida oferecidos ao mercado em troca de uma remuneração.

Como essa alternativa constitui maior risco, geralmente as debêntures oferecem taxas de retorno mais elevadas. Afinal, é preciso competir por recursos de investidores no mercado de renda. Se a taxa não for atrativa, eles podem preferir opções mais seguras.

Além disso, as empresas oferecem condições especiais de liquidação da dívida. Algumas debêntures permitem, por exemplo, a opção de converter o investimento em ações da empresa.

Peer-to-peer lending

Na categoria de investimentos alternativos, uma opção que pouco a pouco ganha mercado é o peer-to-peer lending, ou P2P. Criada em 2005 no Reino Unido, essa opção de empréstimos adota a tecnologia como ferramenta fundamental de facilitação de crédito.

Nessa modalidade, uma plataforma informatizada conecta investidores diretamente a tomadores de empréstimos de maneira simples e oportuna para ambas as partes.

Para o investidor, o benefício está na possibilidade de conseguir retornos consideravelmente superiores a outras opções em renda fixa. Para o tomador do empréstimo, as taxas de juros são igualmente competitivas em relação a outras possibilidades de crédito.

O que possibilita ao investidor ganhar mais e ao tomador do empréstimo pagar menos é a eliminação do agente intermediário. Como a plataforma não se propõe uma custodiante nem financiadora, o custo da operação é muito reduzido em relação ao spread bancário.

Quais as vantagens do P2P lending?

Embora ainda pouco popular, o P2P lending tem vantagens notáveis em relação a outras oportunidades de investimento para crédito. A principal delas é o casamento de interesses sob condições de benefício mútuo.

Além disso, a opção é acessível tanto para investidores quanto para pequenos empreendedores que precisam de empréstimo para expandir atividades. Isso inaugura uma oportunidade de diversificação de investimento que contribui com o progresso de pequenos negócios.

Também vale destacar o fato de que a remuneração é mensal, o que permite ao investidor estratégias especiais de investimento. Afinal, é possível reinvestir o retorno a cada mês ou aproveitar a renda para outros propósitos.

Contudo, é importante lembrar que, embora haja sistemas de análise de crédito em P2P lending, os recursos de garantia são mais limitados. Portanto, há riscos envolvidos que merecem ser considerados com cuidado, segundo um planejamento financeiro consciente.

Neste artigo, você conheceu os diversos meios disponíveis para emprestar dinheiro de maneira inteligente e receber uma remuneração fixa sobre o capital. Não deixe de continuar se educando sobre as alternativas para tomar as melhores decisões para sua vida financeira!

Quer saber tudo o que você precisa sobre peer-to-peer lending? Então continue conosco e entenda exatamente o que é e como funciona o P2P!