Em tempos de crise econômica, como o atual cenário brasileiro, torna-se mais comum lidar com clientes inadimplentes. Desse modo, a empresa acaba tendo sua receita gravemente afetada quando não sabe lidar com esse problema.

A falta de pagamento é uma situação constrangedora tanto para a companhia quanto para os clientes. Assim, é preciso que o gestor estabeleça procedimentos corretos no momento de cobrar a dívida, para não gerar uma situação ainda pior.

Ficou interessado? Então confira, neste artigo, algumas dicas imperdíveis que separamos para você otimizar seu modo de lidar com clientes inadimplentes. Boa leitura!

1. Ofereça opções para a renegociação das dívidas

Diferentemente do que possa pensar a maioria das empresas de cobrança, boa parte dos clientes inadimplentes tem um interesse real em quitar suas dívidas, porém, muitas vezes, os processos burocráticos e a falta de ferramentas impedem o pagamento.

É importante que a empresa crie condições reais para o cumprimento das obrigações do cliente, levando em consideração alguns fatores. Assim, a renegociação das dívidas é uma ótima maneira para obter algum retorno. Confira alguns métodos:

  • levar em consideração a atual situação financeira do cliente;
  • criar parcelas justas para o cumprimento do pagamento;
  • informar o cliente sobre a sua atual situação de devedor.

2. Adquira o apoio de uma empresa especializada

O processo de abordagem com os clientes inadimplentes de uma organização deve ser sempre delicado. Desse modo, contratar uma empresa especialista em cobrança de crédito pode ser uma boa saída para economizar tempo e evitar riscos.

Companhias terceirizadas para abordar clientes inadimplentes já têm experiência com esse tipo de situação. Desse modo, desenvolvem um planejamento estratégico para atender os desejos da empresa sem afetar a moral dos consumidores em atraso.

3. Invista em treinamento para sua equipe de vendas

Geralmente, a maioria dos lojistas apenas cogita lidar com o problema de inadimplência quando a situação já está bem agravada. Desse modo, gerar uma solução nessas condições se torna um desafio ainda maior.

É interessante que o gestor invista em sua equipe de vendas para que possa prevenir esse tipo de cenário antes mesmo que aconteça, a fim de assegurar a saúde financeira de sua empresa.

Com uma equipe de vendas bem treinada, é possível detectar quais são os “bons pagadores” e quais são aqueles que indicam sinais de inadimplência. Para tal, basta ter o CPF do cliente em mãos e consultá-lo em sites, como SPC ou Serasa.

4. Saiba lidar com o cliente inadimplente

A abordagem feita com clientes inadimplentes é o grande diferencial dentro das empresas, já que esse primeiro contato será o responsável pelo desenrolar do processo de negociação. Desse modo, é preciso saber como informar o cliente sem agredi-lo. Confira:

  • use sempre pronomes de tratamento como, como “senhor” e “senhora”, em todo momento;
  • nunca chame o cliente de endividado — é preferível usar o status de “pendente”;
  • informe o cliente de maneira rápida, porém, efetiva sobre o que ele precisa fazer para quitar sua dívida;
  • prefira uma abordagem por telefone e trate do assunto apenas com o cliente, sem revelar a terceiros a natureza da ligação.

Lembre-se de que clientes inadimplentes não estão nessa situação por desejo pessoal — é muito mais provável que tenham perdido o controle de suas finanças. Desse modo, a empresa precisa ajudá-los com soluções úteis a fim de reaver a quantia desejada.

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